terça-feira, março 01, 2022

Reflexões em tempos de Guerra #6 - Chocante e surreal


Para além dos vídeos e fotos nas redes sociais, incluindo TikTok, de civis a roubar/resgatar equipamento militar russo, onde se destacam os agricultores ucranianos a rebocar blindados e outros veículos, eu estou muito impressionado com o que acabei de descobrir no Twitter.
A Rússia do Putin tem usado equipamento de rádio analógico nas suas comunicações durante esta "operação especial" e existe uma comunidade mundial de radioamadores e de tradutores que está a escutar e a documentar as trocas de mensagens; para além disso, esta comunidade tem estado também a bloquear as frequências usadas pelos russos, perturbando ainda mais as operações em campo. Só este grupo que encontrei tem já guardadas várias horas de comunicações e irá partilhá-las online daqui por pouco tempo!
Para mais detalhes sobre isto, vejam este tweet.
Vou usar novamente um adjectivo que provavelmente se tornará uma das 2 palavras para sumariar minha reacção a esse conflito: chocante!
Juntamente com a comunidade OSINT (Open-Source Intelligence) e o colectivo Anonymous (hackers), temos vários outros grupos civis “a combater” uma acção não-cinética contra a Rússia do Putin. Surreal!

Fazendo agora uma pequena retrospectiva, eu escrevi isto há mais de 48 horas (Reflexão #3):
Parece que hoje e possivelmente amanhã é o "vai ou racha". Eu comentei em noites anteriores que estava a contar que que se tornasse muito feia a luta nas cidades, principalmente em Kyiv, e essas noites seriam cruciais; agora estou a dizer o mesmo novamente, portanto obviamente eu estou apenas a supor, tal como muitos outros comentadores/analistas. Mas uma coisa é certa, o que acontecer hoje e amanhã permitirá confirmar ou refutar uma das teorias apresentados sobre os planos russos e as deficiências até agora demonstradas em campo.

A coisa começou a ficar feia em algumas cidades com mais ataques indiscriminados de artilharia (mais áreas civis atingidas). Mas para mim é agora claro que a teoria que eu estava a referir não se confirma; essa teoria propunha que a Rússia era incapaz de manter uma operação por muito mais tempo devido à falta de meios operacionais suficientes e uma logística deficiente, por isso é que eles tinham de atingir quase todos, se não mesmo todos, os objectivos principais em poucos dias.
Mas o facto de a Rússia estar a conseguir empenhar mais meios (humanos e materiais) e aparentemente estar a fazer ajustes tácticos (acabaram os avanços relâmpago, em inglês "thunder runs", de unidades sem o devido suporte de outras) contradizem esta ideia.

Entretanto surgiram alguns relatos não confirmados que tropas bielorrussas entraram na Ucrânia (no Oblast, região, de de Chernihiv). Parece-me que o Lukashenka está a tentar jogar nos dois lados do tabuleiro até ele se convencer de qual é a ação que lhe traz benefícios...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade