domingo, março 06, 2022

Reflexões em tempos de Guerra #11 - Amanhã é Domingo



Hoje foi um bom dia para mim. Ainda está frio à noite, mas o sol apareceu e tem brilhado nos últimos 4 dias. Inauguramos a época dos grelhados (do barbecue), com uma mista de carnes mas também com sardinhas. Passei praticamente a tarde inteira sem olhar para o telemóvel à procura de notícias sobre a invasão do Putin.
O único inconveniente de hoje foi a corrente da minha bicicleta ter partido quando voltava para casa com o Sebastião dos escuteiros (3ª falha mecânica consecutiva a pedalar com ele).

Mais a leste, na Planície Europeia Oriental, foi um pouco difícil de avaliar o dia. Acções ou movimentações novas das tropas russas foram poucas. Eles estão a aumentar as operações aéreas nos últimos dias, mas hoje foi mau para a Força Aérea Russa pois perdeu várias aeronaves, tudo confirmado via evidencias fotográficas e videográficas.
Tem havido poucos relatos dos aviões de combate usarem PGMs (precision-guided munitions), as ditas bombas inteligentes por outras palavras, o que significa que eles precisam de voar muito mais baixo e mais perto dos alvos e isso aumenta o risco de serem atacados por baterias de SAM (surface-to-air missile) e MANPADS (man-portable air defense systems). Por falar em MANPADS, que os ucranianos têm um bom número em sua posse mas que estão a receber ainda mais de fora (países da NATO), os mesmos são o melhor método para criar se conseguir a famigerada zona de exclusão aérea: se os ucranianos tiverem muitos destes sistemas e usarem com eficácia, os russos deixarão de usar os seus aviões nas áreas contestadas (para evitar que eles sejam abatidos).

Depois de uma espécie de insanidade do dia anterior, quando os russos bombardearam e dispararam directamente contra a maior central nuclear da Europa, deveria ter ocorrido um cessar-fogo em algumas cidades, para permitir a evacuação de civis. Mas os russos aparentemente bombardearam um comboio que se preparava para entrar numa das cidades e fizeram outros ataques durante o suposto cessar-fogo, então os ucranianos suspenderam a evacuação. É mais um caso em que os civis ucranianos forneceram evidências em vídeo, mas ainda é preciso de uma análise independente para verificar estes relatos.

Apesar de tudo, tivemos alguns progressos importantes em relação ao futuro: o primeiro-ministro de Israel voou para Moscovo para falar directamente com o Putin. Depois esteve bastante tempo à conversa (por telefone, eu acho) com o Zelenskyy. No final dessa chamado, o Zelenskyy terá conversado com o Biden.
Parece que algo está a acontecer a nível diplomático, e espero que o primeiro-ministro israelita seja capaz de alcançar algum tipo de avanço no diálogo e permitir que a matança e a destruição parem, nem que seja só uma pausa.
Amanhã é domingo. Talvez não seja como qualquer outro dia desta semana até agora...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade