sábado, março 05, 2022

Reflexões em tempos de Guerra #9 - Morrer da cura?


Isto pode ser baseado principalmente na minha percepção pessoal, mas parece-me que a visão geral da oposição (por oposto à linhas principais seguidas pelos governos do Ocidente) mudou de "A NATO causou esta guerra ao expandir-se para o Leste e forçando o Putin a fazer algo" para "A NATO está a deixar a Ucrânia a lutar sozinha e tem de fazer mais". Assim sendo a "oposição" começa a pedir que a NATO implemente uma zona de exclusão aérea (algo que as pessoas ouviram/leram nalgum sítio, mas não têm ideia do que realmente é) ou até que a NATO coloque tropas no terreno.

Como é que esta volta de 180° aconteceu? Será que temos agora um grupo diferente da "oposição" que grita mais alto e o anterior está sendo posto de lado porque a maioria do cidadão comum (que não tomam partido) vê esse anterior grupo como uma piada?
Ou será que temos o caso de que algumas das mesmas pessoas que primeiro culparam a NATO estão agora basicamente a pedir que a NATO entre em guerra com a Rússia?
Eu tenho as minhas suspeitas de que isto também está acontecer, pois não é nada incomum em situações complicadas como esta, haver pessoas que são aquilo que pode ser descrito como "vira-casacas", mesmo publicamente.
O que é que vocês acham?

Seja como for, aqui deixo um artigo para lerem e que permite entender por que é que uma zona de exclusão aérea provavelmente significará mais mal do que bem, ou dito doutra forma, pode levar o país a morrer da cura mais depressa do que do mal: The dangerous allure of the No-Fly Zone

Ou, como alguém disse (e não se esqueçam de ver o vídeo no link): isto é tentar dar assistência num grande choque em cadeia numa autoestrada com dezenas de veículos, atirando um avião de passageiros em cima!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade