segunda-feira, março 07, 2022

Reflexões em tempos de Guerra #12 - Simbologias


A letra Z que se tem visto pintado nos veículos russos que participam na invasão da Ucrânia já deve familiar para todos. Até já se tornou um símbolo tanto na Rússia, onde é usado por aqueles que apoiam o Putin e sua "operação militar especial", como na Ucrânia, onde é já considerado um símbolo da tirania, da mesma forma que a suástica era um símbolo para a Alemanha Nazi, tal como podem ver pela imagem do meio na montagem em cima.

O uso de marcações em veículos militares é bastante comum em tempos de guerra; os Aliados marcaram os seus veículos durante a Segunda Guerra Mundial, e é um método para ajudar a identificar as unidades e evitar "fogo amigo", em particular de ataques aéreos durante missões de apoio aéreo próximo (close air support).
Neste teatro assume ainda mais importância uma vez que ambos os lados utilizam veículos e equipamentos idênticos. Tanto a Rússia como a Ucrânia operam o mesmo tipo de Veículos de Combate de Infantaria (IFVs) e Transporte de Pessoal Blindado (APCs). Em relação aos tanques, o T-72 e o T-80 são usados ​​por ambos, mas mesmo o T-64 (usado apenas pela Ucrânia) e o T-90 (usado apenas pela Rússia) são muito semelhantes entre si, em particular quando vistos à distância. Para além disso, ao fim de algum tempo, ambos os lados tendem a usar veículos capturados, de modo que as marcações se tornam cruciais.

Ainda existem algumas dúvidas sobre o real significado do Z, e das outras marcações já conhecidas.
Os russos afirmaram no Instagram, que vem da frase "À Vitória", em russo "Za pobedy", mas não acho que seja verdade.
As Forças Armadas da Ucrânia compartilharam a imagem mais à esquerda na montagem acima, com uma explicação. O texto está em cirílico por isso escrevo agora o que significa:
  • Z: identifica forças russas do distrito militar Este
  • Z (dentro de um quadrado): identifica forças russas da Crimeia
  • O: Identifica forças provenientes da Bielorrússia
  • V: Identifica Fuzileiros (Marines)
  • X: Identifica forças da Tchetchénia
  • A: Identifica Forças Especiais, unidades que popularmente se chamam de spetsnaz.

No entanto existe aqui um erro. O V não é para fuzileiros navais russos, mas para o VDV (Vozdushno-desantnye voyska), Forças Aerotransportadas, que na Rússia são um ramo independente das Forças Armadas (e acho que é por isso que eles o mencionam como marines, já que o US Marine Corps é também um ramo independente das Forças Armadas dos EUA). Até agora todas as colunas do VDV têm as marcações V, o que parece suportar este significado, embora hajam imagens dos tchetchenos em veículos também marcados com o V.
Existem também outras marcações diferentes, como o triângulo e o círculo com pontos (embora este possa ser uma variante do O).
Acho que só quando a guerra terminar, é que teremos a página da Wikipedia para este tema corrigida com as informações corretas sobre isso.

A imagem da direita na montagem em cima é do outro lado da barricada. Como tem sido muito falado, o chamado Batalhão Azov (que na verdade é um regimento) tem origens em elementos da extrema direita, os tais neo-nazis que muita gente fala. Oficialmente eles negam ser-lo, coisa que têm de o fazer, pois são agora uma unidade oficial da Guarda Nacional (espécie de GNR), sob a alçada do Ministério do Interior (não estão incorporados nas Forças Armadas, que estão sob a alçada do Ministério da Defesa) e é proibido por lei desde 2015 a propagação de ideologia, e símbolos, comunista e nazi.
No entanto não há dúvidas da origem do Azov e da ideologia de vários dos seus membros. Não é sequer o único exemplo na Ucrânia, é somente o mais falado (existe também o Batalhão Donbas e o batalhão de voluntários do movimento Pravyi Sektor, Sector Direita).
E por isso não é estranho que o símbolo por eles escolhidos seja muito parecido, igual mesmo ou fortemente inspirado no wolfsangel, um símbolo heráldico alemão que a Alemanha Nazi apropriou (tal como a suástica que já existia muito antes do Partido Nazi), e foi mesmo o símbolo de várias unidades das Waffen-SS  como está mencionado na imagem.
O Azov, que partilha o símbolo com o antigo Partido Nacional-Social (onde é que eu já vi este nome antes?!?!) afirma que não é derivado do wolfsangel, mas sim do slogan deles "Ідея Нації" (Ideal da Nação). É uma maneira de manter a legalidade do símbolo.
Mas no brasão do regimento, o IN estilizado está à frente de um Sol Negro (em alemão, Schwarze Sonne) outro símbolo Nazi. Só para o caso que ainda houvessem dúvidas...

Eu tenho de escrever mais detalhadamente sobre o Azov e os outro neo-nazis ou neo-fascistas na Ucrânia, que os há, tal como há em Portugal e por todo o mundo, incluindo na Rússia, mas tem de ficar para outra ocasião.
Do que tenho a certeza é que o Z já conquistou seu lugar nos livros de História, sem quaisquer dúvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade