Dissertações sobre tudo e mais alguma coisa, sobre nada também. Os pensamentos e ideias que saem da distorcida e estranha mente do BaKano, aquele que em breve será das personagens mais aclamadas do Mundo em particular e de Portugal em geral...
sexta-feira, março 04, 2022
Reflexões em tempos de Guerra #8 - Um meme, um resumo e uma consideração pessoal
Consta que a imagem aqui em cima é um meme que anda a fazer as rondas em Moscovo. Parte de uma imagem amplamente divulgada por todo o mundo, do Putin a reunir-se com estes 2 generais, só que ele na ponta e eles longe como o camandro. A tradução para português do texto adicionado (traduzido por mim de outra tradução para inglês, uma vez que eu não sei cirílico nem russo) é:
- "Tás sentado mais perto dele. Acerta-lhe nas trombas com uma merda qualquer."
- "Acerto-lhe com quê, a 20 metros de distância?"
Mas hoje foi o 8º dia da invasão do Putin à Ucrânia e vou apenas partilhar alguns pensamentos antes de ir para a cama.
A situação parece ter-se estabilizado de alguma forma nos últimos dias. O avanço sobre Kyiv ainda continua, mas a situação é bastante fluída e por isso nem tenho certeza se os russos estão mais perto de cercar a capital ou não. Mas eles definitivamente continuam a fazer progressos no sul da Ucrânia. Depois de ler um tópico no Twitter sobre manutenção de veículos militares e, em particular, os pneus, o terreno diferente pode explicar essa diferença: a movimentação é mais rápida no Sul que é mais seco enquanto no Norte mais lamacento os veículos com manutenção inadequada ficam atolados quando circulam fora das estradas principais.
Assim sendo, os russos não parecem estar mais perto de Kyiv, mas capturaram Kherson, cercaram Mariupol e intensificaram a pressão sobre Sumy e Kharkiv (entre outras cidades mais pequenas).
A Força Aérea Russa intensificou as operações e estão agora a utilizar aeronaves mais modernas. Mas a Força Aérea Ucraniana ainda está efectuar operações e continua a relatar o abate de aviões inimigos.
O pior desenvolvimento foi o aumento de ataques de artilharia generalizados, incluindo os mísseis de cruzeiro, nas cidades indicadas acima, bem como em Kyiv. Isto obviamente leva ao aumento das baixas civis.
Além do mais, a Rússia está a focar-se mais na infraestrutura com o objectivo de reduzir as comunicações do lado dos ucranianos. Isso parece estar a surtir efeito, pois as cidades sitiadas a apresentar falhas de energia energia e também falhas no acesso à Internet; essa é aliás uma das razões pelas quais o fluxo de informações provenientes dessas cidades diminuiu em relação aos dias anteriores.
A consideração final é pessoal e não está directamente relacionada com a guerra.
Certamente os 2 últimos anos de pandemia, que causou tantas mudanças em tantas pessoas, mexe mentalmente com todos nós. Eu pessoalmente fiz tilt 2 vezes neste período, embora já me estivesse a debater com problemas mentais desde o ano de 2019 (sem contar com os meus episódios depressivos regulares). Mas vendo como algumas pessoas reagiram durante a pandemia e continuam a reagir durante 2022 (e agora também a esta guerra especificamente) só posso concluir que muitas pessoas fritaram do cérebro completamente! Parece mesmo que as pessoas enlouqueceram realmente!
Puta que pariu, foda-se...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Opina à tua vontade