segunda-feira, março 28, 2022

Reflexões em tempos de Guerra #22 - Na guerra as pessoas fazem coisas más


O Will Smith decidiu sequestrar a atenção da diáspora que vive obcecada com a "controvérsia do momento", mas agora é hora de falar sobre crimes reais que causam danos reais.
Vou aqui copiar a tradução dum tweet meu de ontem (na verdade um retweet de outro retweet) mas podem abrir o link para verem o original, pois nele está um vídeo do que aparentam ser soldados ucranianos a disparar contra as pernas de prisioneiros russos:
Isso precisa ser investigado. Se houver mais relatos e testemunhos de prisioneiros de guerra de que as forças ucranianas estão a disparar nos prisioneiros após a captura, isto é um crime de guerra e precisa da punição adequada.

O que eu digo no comentário é o que eu acredito: se este acto se confirmar, é mais um caso de crime de guerra, este cometido pelo lado ucraniano (não será o primeiro, alguns dos vídeos anteriores onde aparecem prisioneiros de guerra podem constituir também um crime de guerra).

Este vídeo gerou obviamente controvérsia; primeiro foi apresentada como circunstância atenuante a alegação de que isto é uma vingança de actos similares cometidos pelos russos, onde existem vídeos anteriores que mostram tropas russas a disparar contra civis, e li sobre um caso específico de mostrando um soldado russo, que estaria bêbado, que atirou num ou mais civis, na perna num checkpoint. No meu entender isso pode ser um sinal da motivação dos ucranianos para fazer o mesmo, mas não serve de desculpa.
Mas é claro que o Twitter (foi lá que começaram as partilhas do vídeo e as primeiras reacções) ficou divido na discussão se este episódio é real ou falso, com uns a argumentar que quem aparece a disparar podem não ser sequer soldados ucranianos e outros a dizer que as balas não causam o mesmo tipo de danos como os filmados.

Eu acredito que será fake? Como podem ver pela minha primeira reacção, não acho que seja. Mas o importante é que se investigue bem e não deixar este e outros actos similares passarem impunes, daí o meu principal motivo de escrever sobre o vídeos, para que não se perca com o tempo (na verdade, é principalmente para que eu não me esqueça). Quero deixar claro que o meu comentário sobre existirem mais relatos não é que o acto é mau apenas se houverem mais que um, mas sim que mais relatos de episódios como este aumentam a probabilidade de que o mesmo seja completamente real (não é uma  encenação).

E para as pessoas com uma visão mais binária dos eventos, que achem que os russos são os vilões desta estória e só os vilões é que fazem maldades, e podem ficar chocadas pelos bons da fita também cometerem os seus crimes, isto é (mais) um lembrete de que a guerra é má e na guerra as pessoas fazem coisas más. Pessoas de todos os lados envolvidos, pessoas que em muitos casos nunca fizeram mal a uma mosca antes.
Como alguém escreveu, embora seja um pouco extremo mas bastante pungente (e a expressão só funciona bem em inglês): War does not determine who is right, only who is left.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade