sexta-feira, janeiro 02, 2015

Esta coisa da parentalidade...

... tem os seus momentos curiosos.
Desde que fomos pais que as passagens de ano foram passadas em casa só entre nós, muito calmas e com a malta (todos, gata incluída) a dormir ainda antes da meia-noite, acordando apenas (menos o puto) para ver o fogo de artifício.
Quer dizer, posto desta maneira até parece que já é uma tradição, mas na verdade só aconteceu nos 2 últimos anos, e o miúdo ainda nem tem 15 meses por isso é natural que assim tenha sido, quase que nem podia ser doutra forma.

Mas a curiosidade da parentalidade prende-se com os próprios comportamentos, ou momentos do miúdo.
Durante a passagem de ano, no meio do caos e terrorismo que é o fogo de artifício aqui pela Holanda, o puto dormiu o tempo todo como um verdadeiro anjinho, sem nem sequer dar um choro ou suspiro durante toda a noite.
E isto com autênticos morteiros a rebentar mesmo ao lado do quarto dele.
Passou impávido e sereno por este espectáculo todo:


O vídeo acima é uma amostra do que por aqui se passa nesta altura e apesar de ter feito o ultimo à 01:00, pelas 3:00 ainda havia gente a lançar foguetes nas redondezas e pouco antes das 4 rebentaram 2 morteiros mesmo junto ao prédio que mais parecia um ataque dos Israelitas na Faixa de Gaza.
Nada disto o perturbou, nem tampouco o facto de entrarmos 2 ou 3 vezes no quarto dele, uma delas para tirar uma selfie (que quase não apanha ninguém) com flash e tudo.


Ontem foi um dia animado, com 2 casais amigos com quem tínhamos partilhado a passagem de ano 2 anos antes e que também agora tem um rebento cada um, e o puto fartou-se de brincar e interagir com as 2 outras meninas. O revés da medalha é que com toda a comoção dentro de casa, ele não fez nenhuma soneca. Muitos diriam que o brincar a tarde toda o deixaria cansado e ele aterraria na cama. Mas não, apesar de perdido de sono foi uma chinfreira descomunal. A pior birra para dormir que alguma vez fez, apesar de já nem ser bem birra, mas sim cansaço extremo que deixa as crianças num estado tal que querem dormir mas nem conseguem. Depois de muitas tentativas (e stresses dos pais à mistura) ele lá aterrou e dormiu quase 12 horas (apesar de um chorito que passou sem intervenção às 3:00).

Mas quando ele adormeceu ontem à noite (ou anoitecer pois foi entre as 19:15 e as 19:30) pensei mesmo: Numa noite é uma maravilha e nada o perturba, na noite a seguir é um martírio para adormecer.
Mas tudo tem explicação. Nós já sabemos que quando ele não dorme nada durante o dia (mesmo que apenas meia-hora em cada soneca) está o caldo entornado ao final do dia. É só mais uma das maravilhas da parentalidade.

Uma nota extra: deixei o vídeo com a amostra da doideira desta malta com o fogo de artifício. Relembro que isto é tudo obra das pessoas que compram (em média €500 por habitante).
Queria partilhar com vocês 2 outros vídeos de conhecidos meus aqui, um em Nieuw-Vennep e outro filmado no centro a partir da Magere Brug, mas eles partilharam no Facebook apenas para os amigos, por isso enquanto não descobrir onde é que estão guardados em cache no meu disco, não posso partilhar outras visões do caos desta noite...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade