Aconteceu esta manhã, ainda não se sabe bem o que foi, mas obviamente e devido a todas as circunstâncias e aparentes provas circunstanciais já recolhidas, terá sido um atentado terrorista, quer dizer que foi um acto terrorista não temos qualquer dúvida, para retaliar os vários cartoons satíricos que o Charlie Hebdo publicou ao longo de muitos anos, nomeadamente os que visavam o fanatismo islâmico.
A seu tempo este acto selvagem e mesquinho será reflectido com mais ponderação, apenas queria deixar umas palavras do porquê este acontecimento marcar-me seriamente, mais do que outros que aconteceram.
Eu nasci em França, na região de Paris. Os meus pais ainda moram na região parisiense. Apesar de criado e educado em Portugal sempre senti grande proximidade e afinidade com a minha terra natal. Considero a França como a minha segunda pátria (a Holanda é a minha segunda casa). Devo por exemplo ao ter nascido em França e a proximidade com o país o meu actual emprego (conhecimento do Francês). Considero que da França já saíram coisas muito boas para o resto do Mundo, e apesar de todos os defeitos dos franceses continua a ser um dos pilares fundamentais da união europeia (em minúsculas porque não queria confundir com a UE).
Este ataque e homicídio bárbaro deixou-me muito sentido, também porque é um ataque à comédia e à critica social, que o Charlie Hebdo representa e que tanto eu gosto de ler e mesmo de fazer.
Por todas estas razões: aujourd'hui Je Suis Charlie!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Opina à tua vontade