domingo, maio 08, 2022

Novas Direcções

Agora que estou a escrever este texto, e acabei de escrever o título, lembrei-me de 2 bandas onde toquei, se bem que na verdade foram 3 e só me consigo lembrar de 2 nomes: Direcção Geral e NIB (que ao exemplo dos GNR e UHF é uma sigla conhecida mas nós, eu tenho 90% de certeza que fui eu, definimos como Nova Identidade da Banda). Uma mistura dos 2 nomes resulta quase neste título. Direcção Geral (ou talvez Direcção-Geral) era o nome de quando éramos 6 elementos com 2 vocalistas (eu na bateria, o meu irmão nas teclas, o Paulo na guitarra, o Cami no baixo e a Helena e a Cristina nas vozes) (Correcção a 12 de Maio: não, o nome era Impacto, a Cristina relembrou-me) e agora não me lembro se quando passamos a ser só 4 rapazes (sairam as vocalistas e o meu irmão e entrou o Zé Fernando que cantava e tocava guitarra ritmo) mantivemos o mesmo nome (Correcção a 12 de Maio: neste momento é que adoptamos o nome Direcção-Geral). NIB foi quando saiu o Zé Fernando e entrou a Maria Joana, que tocava guitarra electro-acústica e compôs uma série de músicas. Ela depois saiu e fizemos um casting para uma nova vocalista, cuja escolha, a Marlene, gerou a saída do Cami e entrou o Diogo como novo baixista. Voltamos a ter uns teclistas durante umas fases, o Fernando e o Énio. Eu e o Paulo fomos os únicos membros constantes de banda, o que não me admira porque tornamos-nos amigos muito próximos desde o meu 7° ano, quando fomos colegas de turma (apesar de ele ser 3~4 anos mais velho que eu). Acho que os NIB ainda continuaram um pouco quando eu desisti de vez, e o Paulo e o meu irmão voltaram a juntar-se numa outra banda (um projecto para fazer dinheiro, com músicas de baile, como se costuma dizer).
Mas eu não comecei a escrever este texto para falar da minha história de bandas, apenas aconteceu devido ao nome e calhou bem, porque essa minha história acabou quando eu decidi que era altura de enveredar por novas direcções...

Agora que estou no meu 45­° ano de existência, devo estar a atingir a verdadeira crise de meia idade. Quer dizer, já venho nesta crise há algum tempo, com tudo o que se tem passado nos últimos 3 anos, mas agora reparo mesmo que estou novamente a querer enveredar por outras novas direcções.
Acho que estou a querer seguir o mesmo caminho que vi tantos outros meus amigos e colegas seguirem já há vários anos (por isso alguns começaram bem mais cedo que eu, no que toca à idade), nomeadamente com a adopção de um estilo de vida mais saudável, ao cuidarem do seu corpo com bastante actividade física (variada mas o ciclismo, andar bastante de bicicleta, é constante em quase todos). E se existe um grupo onde isso aconteceu por motivos de necessidade de força maior, vulgo ficaram novamente solteiros e por isso há que ficar jeitosos para arranjar nova(s) fêmea(s), muitos outros o fizeram sem esse motivo pois continuaram casados e com crianças (talvez neste caso as crianças e a vontade de darem o exemplo e fazerem actividades com elas tenha sido a motivação). E isso faz todo o sentido pois como diziam os romanos animus sana in corpore sano. Parte da minha animus não andar sana durante grande parte dos últimos anos não pode ser dissociado de o meu corpore não estar ele sano (não tenho grandes males de saúde, é verdade, mas o excesso de peso é mau até porque causa problemas irritantes como ressonar e refluxo gástrico, para além da falta de energia).

Por isso agora, neste ano, estou finalmente a fazer qualquer coisa mais efectiva para mudar. Já teve vários períodos em que fiz exercício durante uns tempos, para depois voltar ao sedentarismo, mas existe agora uma verdadeira diferença porque fui de férias e em 4 noites passadas num hotel, fui 3 dias de manhã por volta de 1 hora ao fitness center e suei as estopinhas. Nunca antes fiz isto, e agora vou aproveitar e repetir em próximas viagens, onde na vez de acordar de manhã e ficar a ver cenas no telemóvel ou na TV, vou suar. E isso inclui uma parte de vaidade, em que quero melhorar o meu aspecto, não apenas ficar mais magro mas ficar mais forte, ganhar músculo. Grande parte dos meus exercícios recentes, porque tal como escrevi há quase 2 semanas tenho feito exercícios sozinho em casa e mantido uma certa regularidade, são exercícios com pesos, e o objectivo é ter uns braços onde se nota os contornos dos bíceps, tríceps, abdutores, mas também se note os contornos dos deltoides, peitorais e trapézio, na vez de se notar apenas umas man boobs maiores que muita gaja boa que conheço...
Era bom também que se notasse um pequeno six pack nos abdominais mas isso não é um objectivo, não me importo de ter uma barriguita de dad bod, desde que os braços e tronco superior sejam mais encorpados.
Para além dos exercícios, tenho usado mais a bicicleta no dia-a-dia e gostaria de dar umas voltas grandes, para cima de 50 km como vejo muitos amigos e colegas a fazer, mas também ajudaria mudar de equipamento pois com uma bicicleta mais indicada (não preciso de nada muito evoluído nem sequer uma bicicleta de estrada super leve, e de montanha não serve para nada aqui neste país plano) posso fazer mais distância em menos tempo, e não passar muito tempo nestas actividades singulares é importante porque preciso de ter bastante tempo para a família, a esposa e as crianças, e existem outras actividades singulares que quero manter, como andar de mota, ver desporto e escrever nos blogs (o que implica consultar muita informação).

E agora venho ao que me trazia aqui inicialmente, à frase que me surgiu na mente e que pensei em fazer um tweet mas depois achei que tinha de expandir no blog.
Acho que vou mudar um pouco a minha abordagem, especificamente a deste blog aqui, em Português; As Dissertações do BaKano passarão a ser mais As Confissões do BaKano. Os grandes assuntos da actualidade, os ditos ensaios onde faço a minha própria pesquisa ou partilho as minhas reflexões ao estilo de comentador, analista e até filósofo destes tempos modernos, ficarão no blog internacional. E este se manterá na vertente de diário, onde escrevo os textos mais pessoais e onde farei os meus desabafos. Eventualmente ao fim de alguns meses até mudarei o título se reparar que as dissertações deixaram de fazer parte do conteúdo.

Só para terminar, existe uma nova direcção que já estou a tomar, tal como partilhei no LinkedIn há cerca de um mês. Já tive algumas entrevistas e estou confiante que para a semana terei uma oferta de emprego. Também sei que aconteça o que acontecer não vou ficar na Zoom. Foram 2 anos (de calendário mas não os meses que trabalhei devido ao burnout) onde aprendi muitas e mais coisas novas, mas preciso de algo diferente e nem sequer seria justo para com os meus colegas eu continuar sabendo que nunca daria (perto dos) 100%.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade