sábado, maio 14, 2022

A 13 de Maio...


... na Cova da Iria, apareceu brilhando a Virgem Maria.

Não, não vou falar da Nossa Senhora de Fátima, apesar de já ter falado. É só que sempre que chega este dia e se começa a dizer "a 13 de Maio" vem-me à ideia a música que se cantava sempre na Igreja por estas alturas, com o mesmo título mas também conhecida por "Avé Maria de Fátima" (e na minha cabeça oiço sempre vozes femininas esganiçadas a cantar em 1 ou 2 tons acima do que deviam).
Só que a 13 de Maio de 1975 nasceu o meu irmão Ricardo, e este ano achei escrever aqui umas curiosidades. É aqui e não directamente no Facebook porque o meu irmão não está lá e assim eu posso lhe mandar o link para aqui para ele ler por si próprio.

Quem nasce a 13 de Maio é do signo Touro e estas pessoas gostam de jardinagem, cozinhar, de música e de romance e também de trabalhar com as mãos. Vénus é o planeta regente, o que significa que estas pessoas têm beleza, charme e sensualidade. A pedra preciosa de nascimento é a Esmeralda. A flor de nascimento é o Lírio-do-vale cujo significado é a humildade, castidade, doçura, pureza e que se diz trazer sorte no amor.
O número do caminha da vida (Numerologia) é o 4, que significa que estas pessoas são consideradas as abelhas operárias do Universo e por isso não consideram o trabalho uma chatice mas sim a sua maior alegria na vida...
Basta ler isto acima e pensar no meu irmão para ver que é tudo tretas. Estou a escrever porque andava à procura de dados curiosos desta data e uma das páginas que me apareceu é com estas merdas do misticismo e pseudociências que defendem que as cenas têm significados no plano espiritual e o diabo a quatro, que apenas alguns iluminados (charlatães) conseguem entender...

Mais interessante que isto é que quem nasceu em Maio de 1975 é do signo chinês do Coelho e é um Geração X, a chamada geração à rasca. São apenas 2 anos de diferença entre mim e o meu irmão mas como eu fui para a tecnologia mais cedo e depois acabei por me dar com malta em média 5 anos mais nova que eu, eu sou um verdadeiro Xennial (entre a X e a Y, millennials) e o meu irmão nem tanto.
De notar que o que define as gerações é mais o comportamento e os hábitos do que propriamente só o ano, daí ser diferente entre regiões diferentes e algumas pessoas nos anos limite estarem mais para uma que para outra.
Também curioso é que o meu irmão partilha o aniversário (13 de Maio) com o Stevie Wonder, o Harvey Keitel, o Stephen Colbert, o Robert Pattison e o Dennis Rodman. Obviamente como eu faço as pesquisas em inglês só me aparecem famosos do mundo anglófono.
Existem alguns famosos pelo mundo (desportistas e actores) que nasceram precisamente no mesmo dia, mas eu vi os nomes e não reconheci nenhum deles por isso nem vale a pena listar aqui.

Existem muitos eventos históricos neste dia, como se pode ver na Wikipédia, mas eu destaco o que aconteceu a 13 de Maio de 1888 no Brasil que passou a Lei Áurea abolindo a escravatura no Império.
A Igreja Católica celebra obviamente o Dia da Nossa Senhora de Fátima, que todo o português deve saber, mas celebra também o dia de São João o Calado (ou o Silencioso) e o dia de Juliana de Norwich, que tal como os pastorinhos teve uma série de visões de Cristo (ou Deus) e escreveu um livro de revelações. Curioso...
E especificamente no dia 13 de Maio de 1975, a música que estava nos TOPs nos EUA era "He Don't Love You (Like I Love You)" de Tony Orlando & Dawn, no UK era "Stand By Your Man" de Tammy Wynette. Mas como o meu irmão nasceu em França tem mais relevancia a música #1 de lá, que era "Tu t'en vas" de Alain Barrière e Noëlle Cordier.

O meu irmão este ano faz, ou melhor fez que só estou a acabar este texto no dia seguinte (acontece muitas vezes, peço-lhe desculpa pelo atraso), 47 anos e por isso trivialidades do número 47 são também interessantes, mas eu destaco apenas o ser o número atómico da Prata e de que Marte tem um ciclo que dura 47 anos, onde o planeta regressa à mesma posição entre as estrelas e fica na mesma relação para a Terra e para o Sol (se não conseguirem perceber não se preocupem, eu também preciso de ver desenhos ou um vídeo que explique este ciclo ao certo).

E pronto já chega por este ano: Parabéns novamente, Ricardo, e desculpa partilhar a foto de tu pequeno, mas quando ela apareceu no grupo de WhatsApp não tive outra escolha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade