segunda-feira, maio 09, 2022

Reflexões em tempos de Guerra #30 - Dia da Vitória ou da Derrota?


No momento em que escrevo isto, nós aqui na Europa Ocidental e também nos EUA ainda estamos no dia 8 de Maio, o dia em que comemoramos a Vitória na Europa, quando foi anunciado que os alemães se renderam aos Aliados e, com isso, o fim oficial da guerra na Europa. Um dia antes, os alemães haviam assinado os Termos de Rendição, o documento legal em Reims onde se afirmava que os combates terminariam às 23:01 CET (hora da Europa Central) do dia 8. Esta é a principal razão pela qual o 8 de maio é considerado o dia para as pessoas que moram neste fuso horário e nos outros mais a Oeste, porque a guerra parou oficialmente nesse preciso dia. No entanto, já era 9 de maio na União Soviética quando isso ocorreu e, para além disso, o Alto Comando Soviético não concordou totalmente com a assinatura dos termos em Reims, pois alegava que a assinatura deveria acontecer na sede do governo da Alemanha, em Berlim. .Sendo assim, outra reunião ocorreu na noite do dia 8 e uma nova versão dos Termos de Rendição foi assinada, sendo a última assinatura colocada no papel no dia 9 de Maio, às 00:16 hora local. Estas são as principais razões pelas quais a Rússia comemora o Dia da Vitória da Grande Guerra Patriótica (é assim que eles chamam a Segunda Guerra Mundial) amanhã, segunda-feira, 9 de Maio, e não hoje com o resto dos Aliados (EUA, Reino Unido e França, os outros países que tal como a URSS assumiram o controlo duma parte da Alemanha depois da rendição).

Esta introdução foi para explicar um pouco sobre o significado do 9 de Maio na Rússia. É um dos feriados mais importantes, embora após o colapso da URSS perdeu alguma relevância até que o Putin chegou ao poder e apostou na promoção da glória da Rússia, algo que agora é claro para todos nós com sua visão do novo império da Grande Rússia, fazendo deste feriado o mais popular.
Com a guerra em curso, tem sido um tópico de debate o que Putin e a Rússia irão fazer no Dia da Vitória. Nas últimas 2 semanas a pergunta é pertinente: que vitória é que eles podem anunciar? Irá Putin anunciar que o país está agora em estado de guerra e ordenará a mobilização geral, algo que eles realmente precisam para conquistar a Ucrânia?
Não temos resposta para nenhuma dessas perguntas, é preciso esperar e ver o que acontece. Não precisamos esperar muito, daqui a algumas horas já saberemos. Talvez quando eu terminar de escrever e publicar esta reflexão, já hajam relatos do que eles planeiam fazer.

No que toca à parada militar em si, vai ser estranho. As perdas são grandes na Ucrânia e eles não podem esconder isso por muito mais tempo. Suponho que a parada será menor do que o normal, embora seja igualmente possível que eles tentem fazer um "fogo de vista" e ponham o maior número possível de pessoas e veículos a desfilar. Mas acho isso virá com algumas lacuna visíveis, como por exemplo mais soldados de recruta (ao invés dos de carreira) a marchar e na mesma menos veículos do que tem sido costume.
Embora nesse respeito, eles provavelmente desfilarão os mesmos veículos "avançados" que já apareceram em anos anteriores, mas que estão bem longe da frente porque não funcionam correctamente ou porque eles precisam de salvaguardar isso, pois estão a perder todo os outros...
O único relato mais específico que li é que vão desfilar um grupo de prisioneiros ucranianos, cometendo assim mais uma violação da Convenção de Genebra, ou seja mais um crime de guerra. Quem é que está a tomar nota desta lista crescente?

Para mim, mais do que um Dia de Vitória, este será como um Dia de Derrota da sua "Operação Militar Especial". Se o Kremlin, ou o Putin, anunciarem a mobilização geral, será o mesmo que admitir  que a "operação especial" falhou. Mas, por outro lado, ao não iniciar uma mobilização geral, estão a condenar esta guerra a uma derrota.
Sim, é verdade que os russos tiveram ganhos aqui e ali, mas os contra-ataques ucranianos têm anulado esses ganhos. Mesmo na Ilha Zmiinyi, a famosa Snake Island que disse ao navio de guerra russo "go fuck yourself" (aparentemente foi o Moskva que realmente se fodeu), os russos estão a perder, com vários vídeos que surgiram a mostrar barcos e 1 helicóptero sendo destruídos, assim como se viu imagens de 2 Su-27 da Força Aérea Ucraniana, que de acordo com alguns "especialistas" já estava completamente destruída há semanas atrás, a bombardear as instalações militares.
O que mais há a dizer? Sim, é verdade que os russos não estão a fugir com o rabo entre as perdas nem se estão a render aos magotes; sim, eles têm obtido alguns ganhos aqui e ali, mas como ficou perfeitamente claro para mim e muitos outros, a nova fase supostamente apenas focada no Donbas e no sul da Ucrânia não trouxe grandes mudanças ao desenlace. E embora eles estejam tentando danificar e interferir na logística ucraniana, a Rússia está a perder também esta corrida: parece-me claro que a Ucrânia receberá todas as armas de que precisa colocar em campo no leste da Ucrânia antes que os russos consigam conquistas significativas e estratégicas. E depois A Ucrânia voltará a afastá-los ainda mais, empurrando-os de volta para a Rússia.

E isto é basicamente o que eu queria dizer hoje. Queria só partilhar alguns desenvolvimentos interessantes do lado russo:
- Nas últimas semanas vários incêndios apareceram misteriosamente nos centros de depósito de combustível e noutros centros logísticos importantes (para o esforço de guerra). É uma prova de que a insurreição interna, a resistência, existe e está activa;
- Algumas opiniões feitas por analistas russos chegaram aqui ao Ocidente (através de partilhas feitas na Telegram) e como não estamos a falar dos media que fazem propaganda, estas análises chegam a conclusões semelhantes às feitas por analistas daqui, do Ocidente;
- Durante várias semanas eu não conseguia perceber como era possível a Rússia fazer um trabalho tão mau nas suas acções de propaganda, como por exemplo mostrar um outro prédio diferente ao alegar que a maternidade de Mariupol estava vazia e a ser usada para armazenar armas; ou quando eles alegaram ter capturado um agente ucraniano que iria assassinar alguém em Moscovo, mas as fotos que eles apresentam tinham erros, como a carta com as instruções estar assinado literalmente por "assinatura ilegível" em vez de uma assinatura falsa que fosse ilegível e mostrarem cartões para o jogo SIMS em vez de mostrarem cartões SIM diferentes (coisa típica dos espiões, que têm sempre vários cartões com  números de telefone diferentes); e mais recentemente eles mostraram um vídeo filmado por um drone onde se vê um ataque de artilharia bem-sucedido a uma trincheira ucraniana, só que essa trincheira estava ocupada por manequins e não por soldados! Como é que é possível cometer esses erros básicos? Bem, agora eu tenho a prova de que na verdade eles são simplesmente, e totalmente, incompetentes! Como se pode ver na imagem de topo, num cartaz para o feriado mais importante, aquele que celebra a Grande Guerra Patriótica, aparece um fuzileiro (marine) dos EUA. Eles nem sequer conseguiram, ou se deram ao trabalho, de encontrar uma boa foto de um soldado do Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial para colocar no seu cartaz que celebra os feitos desses soldados!
Isto é o que acontece quando se lidera um regime autoritário e elimina-se as vozes dissidentes só porque elas não dizem o que se quer ouvir. Ao rodear-se de homens que apenas lhe dizem "sim senhor", o Putin ficou com os idiotas, e agora o seu governo está cheio de gajos burros que não conseguem sequer fazer uma tarefa tão simples como encontrar uma foto boa e historicamente relevante...

É por isso que acredito que na realidade este ano a Rússia não terá nenhum Dia da Vitória, por mais que finja que sim. Vai ser um Dia de Derrota.

PS - Se quiserem ler uma actualização sobre o desenrolar da situação no terreno, leiam a última thread da conta Jomini of the West (no Twitter).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade