quinta-feira, maio 15, 2014

Ser, ou não ser, anti

Estava para partilhar a minha teoria antes do jogo de ontem sobre esta coisa dos adeptos dos clubes rivais que apoiam os adversários, mas achei que já era falar demais sobre futebol.
Mas depois um comentário no Facebook abriu a porta a eu soltar a língua (os dedos neste caso) e acabei por "dissertar" num comentário em resposta.

Assim como já escrevi umas dezenas de palavras sobre a coisa, passo agora para o local próprio, o das minhas verborreias mentais:

(...)aproveito a tua dica para falar um pouco desse fenómeno do apoio aos adversários do rival.
Quando era mais novo achava mau esse comportamento, apesar de pessoalmente nunca apoiar verdadeiramente o SCP ou o FCP em jogos internacionais. E era normal a malta dizer que só em Portugal é que as pessoas eram mesquinhas, por não apoiarem os portugueses em jogos internacionais. Depois fiquei a saber que lá fora é bem pior. Um "verdadeiro" adepto do Everton por exemplo, festeja sempre e com muito agrado uma derrota do Liverpool em competições europeias. E isto tem a sua lógica pois o sucesso do rival contribui para o desapontamento com o insucesso do nosso clube.*
Agora que estou mais velho e (in)sensato, já tenho uma opinião finalizada sobre o assunto:
Não se pode pedir exigir às pessoas que apoiem clubes rivais em competições estrangeiras. Um portista tem direito a querer que o Benfica perca, e isso agora já não me faz espécie, considero até normal por causa da rivalidade entre os clubes. O que já acho desnecessário, e de mau gosto, são as manifestações, muitas vezes excessivas, públicas disso mesmo. Seja de que clube for. Até porque julgo que qualquer pessoa normal tem amigos adeptos de outros clubes, logo é uma falta de respeito com os nossos amigos estarmos a festejar, e ainda atirar sal para a ferida, os desaires e desgosto deles.
Mas na mesma as pessoas são livres de quererem uma derrota e até de comentarem algo nesse sentido, desde que evitem o gozo e a humilhação.
Infelizmente, como já escrevi no blog em tempos, julgo que existem demasiados desses comportamentos, mais do que deveria ser normal, na minha rede de "amizades"...

* Frase acrescentada já após publicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade