segunda-feira, março 31, 2014

Ao invés do bom, celebramos o mau

)
É assim um bocado na vida, mas sobretudo no desporto, sendo o futebol a maior evidência deste comportamento.

Muito mais que celebrar as vitórias ou as coisas boas, as pessoas celebram as derrotas (dos adversários) e os infortúnios. Até quando se celebra coisas boas (golos da nossa equipa) reagimos de forma má, eu falo por mim também, pois a atitude do puto aqui da foto (que deve ser holandês tanto pelo aspecto como pela camisola do Feyenoord) é muito normal. Admito que quando estou estusiasmado a ver um jogo e existe um golo da minha equipa uma das reacções é insultar o adversário normalmente com um manguito acompanhado com um "mama aí oh puta! Toma, cabrão!".
É estúpido mas é a minha reacção inconsciente, oriunda talvez de estar habituado a este tipo de comportamentos desde novo.

Mas se estes insulto e negativismo são coisas do momento, e explicado em parte pelo próprio comportamento humano, já me custa mais a entender as reacções tomadas mais tarde, já quando os jogos acabaram e o ser humano normal já se (deveria ao menos) desligou.
E agora com as redes sociais notamos isto facilmente: as pessoas adoram comentar e celebrar a derrota do adversário, atirando muitas vezes sal para a ferida.

Por ser benfiquista, notei mais depressa que havia imensos comentários por adeptos de outros clubes sobre jogos do SLB. E quando o SLB era beneficiado ou perdia pontos, então era uma festa. E por curiosidade abria as páginas das pessoas mais interventivas e via que nem sequer tinham comentado o jogo do seu próprio clube! Fazia-me impressão, e ainda faz.
E da mesma forma, faz-me impressão ver benfiquistas "perderem" tempo a fazerem vários comentários sobre as derrotas do FCP e do SCP. Sobetudo quando festejam as desgraças desses clubes.
Obviamente que os desaires dos adversários são motivo de contentamento, pois significam que o nosso clube ganhou vantagem (ou não perdeu), e que uma pessoa a ver o jogo se ria e festeja tudo bem, mas acho desnecessário vir publicamente demonstrar isso.
Atenção que eu não quero dizer que um adepto de futebol não pode falar do que lhe apetecer. Pode sim, comentar jogos e lances e tudo o mais. E tem direito a demonstrar a sua opinião. Só que me custa um pouco a aceitar quando as opiniões limitam-se a insultar os adversários, celebrar as derrotas dos mesmos e fazer-se queixa generalizada da arbitragem ou corrupção.
Porque são apenas comentários negativos sobre a coisa.

Existe uma razão para escrever isto hoje. O FCP perdeu ontem e ficou a 15 pontos do 1° lugar quando existem apenas 15 pontos disponíveis até ao final do campeonato. E vi pelo Facebook vários comentários de benfiquistas a "gozarem" com a derrota do clube. Do mesmo modo que me causava comichão os portistas a "gozarem" com as derrotas do SLB, isto também me causou.
Acompanhei o resultado do jogo e vi, e com algum contentamento, que o FCP tinha perdido, mas não vou andar para aí a bater palmas até porque tenho amigos portistas e é, para mim, uma falta de respeito para com a possível tristeza/descontentamento deles.

Noutros tempos era capaz, e às vezes apetecia-me ir mandar a umas bocas aqueles que também mandam bocas na situação inversa, mas isso são reacções de canalha, e apesar de por vezes ainda parecer uma criança, já é mais que tempo de reagir como um adulto crescido e ser superior a essas mesquinhices...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade