Há 3 semanas atrás falei dos testes da Fórmula 1. Agora estamos a menos de 8 horas do inicio oficial da temporada 2014, com a primeira sessão de treinos livres, vulgo FP1, em Albert Park (Melbourne, Austrália).
E esta sessão já vai mostrar qualquer coisa de diferente. Porque agora já será oficial e já teremos os 22 carros em pista, esperemos que muitos ao mesmo tempo (durante os testes só rodava um carro por equipa).
O que é que se espera? Muita incerteza que as sessões de treinos livres não vão dissipar completamente porque continuaremos sem saber o comportamento em corrida. Mas irá certamente confirmar se temos 4 equipas afastadas para já da luta pelos pontos, quanto mais vitórias.
A Red Bull (actual campeã), Lotus, Toro Rosso e Caterham, estão equipadas com os motores Renault que tiveram uma performance em testes muito fraca. sobretudo ao nível da fiabilidade, pois parece ser o motor que aquece demais. E nunca chegou a ser rodado a fundo, explicando isso parte dos tempos mais lentos serem destas 4 equipas. Se bem que a Red Bull ainda deu um ar da sua graça fazendo um tempo ao nível dos melhores numa sessão de testes. Questão é saber se o carro aguenta uma corrida inteira sem ter avarias, ainda para mais o Red Bull que parece ser quem mais sofre dos problemas de aquecimento por terem soluções mais radicais a nível do design compacto do carro.
Mas na verdade todas as equipas tiveram avarias graves durante as 3 sessões de teste da pré-temporada. Mesmo os carros equipados com motores Mercedes, que parecem ser de longe os mais rápidos, chegaram a perder um dia completo devido a problemas técnicos.
Isso deixa em aberto uma possibilidade de bastantes avarias durante as primeiras corridas, e portanto mesmo que algumas equipas não consigam rodar ao máximo até podem pontuar e chegar ao pódio por causa dos problemas alheios.
Não acredito muito nesse cenário, mas é sem duvida uma possibildiade.
Se a tendência dos testes comprova-se em corrida, vamos ter a Mercedes como a grande candidata ao domínio inicial, mas com a McLaren e a Williams, que tem a melhor decoração dos últimos anos, lá perto. A Ferrari parece-me um pouco atrás em termos de performance, e poderá ter que ficar atrás de todos os carros equipados com motores Mercedes, caso eles cheguem ao fim, mas tem uma dupla fantástica de pilotos e estes ainda contam muito. Aliás de acordo com os pareceres dos pilotos, este ano contam bem mais que antes.
Apesar de serem outros motores, eu não me esqueço da tendência do ano passado, dos Mercedes serem muito fortes em qualificação, andarem pela frente no inicio mas depois, caírem imenso durante a prova, muito por causa da gestão de combustível (eram imensas as mensagens de radio para os pilotos abrandarem). Não se pode descartar que os Mercedes, sejam os mais potentes e os mais rápidos em qualificação, mas a meio da corrida tenham de andar a gerir o combustível e baixar imenso o ritmo, dando chances à Ferrari e Sauber e até mesmo equipas com motor Renault (Red Bull e Lotus sobretudo) de chegarem-se à frente por serem (eventualmente) melhores na gestão do combustível, Este ano o consumo tem uma importância bem maior do nas épocas transactas e com motores novos ainda há muita coisa que pode correr mal.
Estou ansioso por ver a primeira sessão mas ainda mais para a corrida de Domingo.
Espero que não seja uma época monótona
E esta sessão já vai mostrar qualquer coisa de diferente. Porque agora já será oficial e já teremos os 22 carros em pista, esperemos que muitos ao mesmo tempo (durante os testes só rodava um carro por equipa).
O que é que se espera? Muita incerteza que as sessões de treinos livres não vão dissipar completamente porque continuaremos sem saber o comportamento em corrida. Mas irá certamente confirmar se temos 4 equipas afastadas para já da luta pelos pontos, quanto mais vitórias.
A Red Bull (actual campeã), Lotus, Toro Rosso e Caterham, estão equipadas com os motores Renault que tiveram uma performance em testes muito fraca. sobretudo ao nível da fiabilidade, pois parece ser o motor que aquece demais. E nunca chegou a ser rodado a fundo, explicando isso parte dos tempos mais lentos serem destas 4 equipas. Se bem que a Red Bull ainda deu um ar da sua graça fazendo um tempo ao nível dos melhores numa sessão de testes. Questão é saber se o carro aguenta uma corrida inteira sem ter avarias, ainda para mais o Red Bull que parece ser quem mais sofre dos problemas de aquecimento por terem soluções mais radicais a nível do design compacto do carro.
Mas na verdade todas as equipas tiveram avarias graves durante as 3 sessões de teste da pré-temporada. Mesmo os carros equipados com motores Mercedes, que parecem ser de longe os mais rápidos, chegaram a perder um dia completo devido a problemas técnicos.
Isso deixa em aberto uma possibilidade de bastantes avarias durante as primeiras corridas, e portanto mesmo que algumas equipas não consigam rodar ao máximo até podem pontuar e chegar ao pódio por causa dos problemas alheios.
Não acredito muito nesse cenário, mas é sem duvida uma possibildiade.
Se a tendência dos testes comprova-se em corrida, vamos ter a Mercedes como a grande candidata ao domínio inicial, mas com a McLaren e a Williams, que tem a melhor decoração dos últimos anos, lá perto. A Ferrari parece-me um pouco atrás em termos de performance, e poderá ter que ficar atrás de todos os carros equipados com motores Mercedes, caso eles cheguem ao fim, mas tem uma dupla fantástica de pilotos e estes ainda contam muito. Aliás de acordo com os pareceres dos pilotos, este ano contam bem mais que antes.
Apesar de serem outros motores, eu não me esqueço da tendência do ano passado, dos Mercedes serem muito fortes em qualificação, andarem pela frente no inicio mas depois, caírem imenso durante a prova, muito por causa da gestão de combustível (eram imensas as mensagens de radio para os pilotos abrandarem). Não se pode descartar que os Mercedes, sejam os mais potentes e os mais rápidos em qualificação, mas a meio da corrida tenham de andar a gerir o combustível e baixar imenso o ritmo, dando chances à Ferrari e Sauber e até mesmo equipas com motor Renault (Red Bull e Lotus sobretudo) de chegarem-se à frente por serem (eventualmente) melhores na gestão do combustível, Este ano o consumo tem uma importância bem maior do nas épocas transactas e com motores novos ainda há muita coisa que pode correr mal.
Estou ansioso por ver a primeira sessão mas ainda mais para a corrida de Domingo.
Espero que não seja uma época monótona
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