Desde há muitos anos que sou espectador assíduo e fã mesmo do canal, ou canais, Eurosport. Programação variada, mostrando muito desporto de todo o tipo, alguns dos quais eu não conhecia até ver lá pela primeira vez, e sendo sobretudo sobre o desporto.
A maior parte do tempo mostrava a acção importante, os comentadores apenas se ouviam (não se viam) e quase sempre só com comentários relevantes ao que se estava a ver, e não como estávamos habituados em Portugal o comentador a dizer uma coisa e a ver-mos outra completamente diferente.
E depois tínhamos o WATTS, que já existia antes mas com outro nome, com as montagens deles de cenas caricatas do desporto sempre com os efeitos sonoros certos para transformar uma coisa mais banal numa coisa espectacular.
Até a publicidade era interessante pois sendo um canal especializado mostrava sempre anúncios de coisas relacionadas com o desporto (bicicletas e acessórios durante o Ciclismo, lubrificantes e anúncios de motas durante o Motociclismo, etc)
A cadeia Eurosport era baseada em França, detida pela TF1 mas era uma cadeia trans-europeia, presente em muitos países, com comentários locais em diversas línguas e até mesmo conteúdos específicos por país (a Eurosport França dava Fórmula 1 porque a TF1 tinha os direitos e a Eurosport UK dava as Superbikes britânicas, por exemplo).
Em 2012 o Discovery Channel entrou na Eurosport comprando 20%, depois passou para 51% em Janeiro de 2014 para finalmente comprar a totalidade em Julho de 2015.
E querem saber uma coisa? Nota-se alguma diferença. Já desde algum tempo que a Europsort tinha começado a ser mais convencional e mostrando apresentadores e fazendo entrevistas em sets montados, mas agora nota-se uma maior foco no espectáculo em volta do desporto do que no desporto em si.
A diferença nota-se logo desde que mudaram o branding da última vez, começando nos separadores. Agora mostram mais os fãs, as emoções dos espectadores a ver qualquer coisa, ao invés de mostrarem a coisa em si.
Cada vez mais se nota a mudança do foco do desporto em si, para o espectáculo em seu redor.
Mais programas com personalidades a falar do desporto, mais separadores sobre o canal e o espectáculo do desporto do que publicidade contextualizada ou imagens directas da acção. Até já arranjaram uma banda para fazer uma música e promovem-na ao longo do dia (ao estilo das campanhas da Vodafone!).
Qualquer dia deixamos de ter o WATTS para passar a termos um reality show qualquer com desportistas ou ex-desportistas a fazer cenas (aliás, ainda existe o WATTS?!?!).
Começo a pensar se tal como aconteceu com tantos outros canais temáticos, a Eurosport deixa de ser sobre o seu tema e passa a ser sobre outra coisa qualquer inspirada no tema.
Tal como a MTV já tem pouco (alguns dirão nada) de música, o History Channel é de estórias e não de História, o TLC (originalmente The Learning Channel) só ensina sobre a estupidez humana, será que o Eurosport será sobre gajos e gajas que fizeram ou vêm ou falam sobre desporto mas nada de desporto propriamente dito?
Espero bem que não mas temo que possa ser mesmo assim...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Opina à tua vontade