segunda-feira, agosto 31, 2015

Só existe um problema porque somos uns palhaços

Eu não li ou ouvi directamente ele dizer, mas alguém escreveu, e acredito que seja verdade, que o Durão Barroso afirmou que a Europa tem um problema de migrantes ou refugiados por causa dos palhaços racistas e xenófobos que existem na Europa.
É verdade que muita gente acha que não temos que aceitar essa malta, que só vêm criar problemas, mas essa gente não me parece ser a maioria, e não é por causa deles que temos o problema.
O problema é mesmo dos palhaços, mas os palhaços são os nossos líderes e em última analise todos nós.

Os números não batem todos certo pois são sobretudo estimativas e calculados por entidades diferentes, mas pelos vistos terão sido perto de 300 mil os refugiados que tentaram este ano e até final de Julho entrar na Europa vindo do Norte de África e Médio Oriente.
Que o número seja o dobro até ao final do ano. Aliás, que no total sejam 10x mais, imaginemos que 3 milhões de pessoas estão a tentar fugir do território deles onde não têm condições e muitos, como os Sírios são refugiados de guerra.

sexta-feira, agosto 28, 2015

Meu maluco mês de Agosto

Consegui evitar usar o título tão batido, apesar de ser muito parecido. Doido ficaria melhor, mas maluco tem 3 sílabas e assim bate certinho com o refrão daquela música que todos, muitos vá, conhecem, e que também serviu de inspiração para um filme de cinema.
Mas este mês foi mesmo algo maluco, porque apesar de ser supostamente o mês de férias onde pára mais de meio mundo, foi muito animado e doido também.

Por exemplo até ontem ainda só tinha visto no cinema ou na televisão aqueles casos de casais que de repente decidem casar-se e vão até ao registo só os 2 e casam-se assim, sozinhos e de repente, sem mais nada. Mas ontem aconteceu com um casal amigo, e portugueses ainda por cima. Ainda há umas 2 semanas falava-se em nossa casa sobre casamento e o nenhum interesse deles em fazê-lo e dias depois estava a receber uma mensagem para passarmos em casa deles para comer bolo e beber champanhe, aliás foi Cava, porque se iam casar!

quarta-feira, agosto 26, 2015

Faltou dizer ... sobre Praga


Como muitas vezes escrevo os textos por partes e em momentos distintos, depois de ter pensado neles, esqueço-me de dizer tudo o que tinha planeado.

Por exemplo que uma das coisas que me ficará na memória sobre Praga é a praga das Segways. Já tinha lido no TripAdvisor que haviam muitos roteiros com guias de Segway, mas não contava que andassem mesmo por todo o lado. Parece-me um bocado parvo, sobretudo porque tal como muitas outros "brinquedos" podem importunar os transeuntes normais ao meterem-se à frente, tal como os selfies sticks, mas analisando melhor nem eram tão incomodativos como a malta de bicicleta consegue ser aqui no centro de Amesterdão.

Quarta-feira de manhã cedo

Ainda deitado, abro os olhos e dou-me conta que ainda é cedo. Como de costume quando me deito nu, acordo com desejos carnais e num instante só consigo pensar nisso.
Ela está deitada mais para o meu lado, metade da minha almofada já está até de fora da cama. Tem o corpo descoberto, por cima do édredon, portanto passo-lhe a mão nas coxas e no rabo, o que não provoca reacção mas ela já protesta quando lhe toco num seio, dando mesmo, um safanão.
Como de costume tenho de tirar o cavalinho da chuva.

Levanto-me e fico por momentos de pé a contemplá-la a dormir e a pensar em fazer uma malvadez. Mas nunca iria correr bem, como denunciado pelo protesto do ligeiro toque anterior.
A gata entra a miar no preciso momento que me viro para sair do quarto. Também está com carência mas acho que apenas de mimos. Ignoro-a para já porque ainda estou meio a dormir mas voltar para a a cama não vai resultar.

segunda-feira, agosto 24, 2015

Metade suado, a outra molhado

É o resumo de um fim-de-semana alargado, que conteve 4 dias, em Praga e que aconteceu entre o andar a ouvir Snarky Puppy e a ser negado a chance da fama.

Há muito tempo que ambicionava ir a Praga, um das capitais muitas vezes elogiada por muitas pessoas e com aquela magia extra de ter estado atrás da cortina de ferro.

Eu não vou me alargar muito em fazer a crónica desta viagem. Isso deixo para a Carolina, que já cronicou o fim-de-semana, também alargado, em Londres aqui, aqui, também aqui e finalmente aqui.
Mas posso dizer que gostei muito, apesar de apanhar muito calor nos 2 primeiros dias, sobretudo no primeiro com temperatura acima dos 35°C e chuva nos outros 2.
Daí o título, porque passei a primeira metade da estadia todo suado e a segunda todo molhado ... e suado também.

quarta-feira, agosto 19, 2015

O meu triunfo chegou ... mas anonimamente

Esta imagem que aqui vedes não é minha, mas foi criada por mim, pois fui eu que a capturei, recortei (com o devido enquadramento) e publiquei (no Facebook), instantes depois do navio-escola NRP Sagres ter chegado ao centro de Amesterdão, no final da Parada inicial dos veleiros que participam no SAIL 2015 (um evento que só ocorre aqui de 5 em 5 anos por isso os holandeses ficam todos malucos).

Ficou comprovado que as minhas ideias para atingir a fama na net são correctas. Em pouco mais de 1 hora esta imagem teve mais de 1700 gostos e mais de 325 partilhas (e continua a contar, quero ver quantas mais terão na próxima hora)!
Pena é que a grande maioria dos gostos e todas as partilhas serem da publicação da Marinha Portuguesa desta mesmo imagem e não da minha!
Mas note-se, não é duma imagem parecida, é mesmo desta, a imagem que eu criei.

sexta-feira, agosto 14, 2015

Ainda estou siderado

Eu gosto de usar este adjectivo, no lugar de outros mais comuns. E gosto de usar porque é aquele que se aplica em muitas ocasiões, pois usar um dos mais comuns como perplexo ou atónito não é suficiente.

Acontece-me algumas vezes, e nos últimos tempos as redes sociais são a fonte que me oferecem dessas situações. E fico sempre contente quando é uma boa razão.

Ontem, a ver o Facebook pela manhã deparei-me com uma partilha de um vídeo, a segunda metade de uma música que eu não conhecia de uma banda (o termo é mais correcto que grupo, neste caso) que eu também não conhecia.

terça-feira, agosto 11, 2015

Pus o pé mas não molhei a meia


Porque as tinha tirado antes sequer de entrar no areal. Para quem não percebe o texto oiça (e veja) esta canção (por acaso não conhecia a versão em cante alentejano).

Como a foto mostra, demos um saltinho até à praia. Não foi a primeira vez, muitas vezes damos uma volta e vamos espreitar o mar. Também não foi a primeira vez que fomos até ao areal com o Sebastião. Mas foi a primeira vez que molhamos o pezinho no Mar do Norte. Eu e ele.
E digo-vos, que grande vontade que me deu de dar um mergulho pois a água estava óptima e com pouca diferença para cá fora. Quem diria?

sexta-feira, agosto 07, 2015

Ser bom profissional ou ter uma boa carreira?

Pode parecer estranho a pergunta mas a verdade é que as 2 coisas não são sempre compatíveis. Existem até muitos empregos ou funções em que são mesmo incompatíveis.
Outras, como o ser gestor ou posição de chefia, uma coisa leva quase sempre à outra.

Mas a verdade é que nos meandros das engenharias, o mundo que eu conheço melhor, isto nem sempre acontece. E às vezes quando acontece resulta mal, porque muitas vezes para se ter uma boa carreira tem de se deixar de ser engenheiro e passar a ser chefe e muita gente que é excelente em engenharia é uma merda a chefiar (ou liderar).

Noto que onde estou agora, cultiva-se a gestão da carreira. Muita gente está aqui para isso. E isso não é errado de todo, é tal como na política onde um gajo que faça um bom trabalho é logo posto de lado e para se ter uma boa carreira tem de se cultivar e "trabalhar" em muita coisa, menos fazer um bom trabalho na função para a qual é nomeado ou eleito.

quinta-feira, agosto 06, 2015

Anda tudo histérico com o desemprego

Não é exactamente com o desemprego é com a Taxa de Desemprego do 2° trimestre de 2015 do INE. Pelo que acabei de ler até o José Rodrigues dos Santos fez uma pergunta durante o Telejornal de hoje, sem ter dado a resposta ou explicado porquê. A ser verdade é um péssimo serviço público porque apenas aumenta a histeria sobre a suposta manipulação de dados.

Antes de mais queria dizer que a confirmação que a taxa de desemprego estimada pelo INE está a baixar é um incómodo para muita gente. Por acaso é apenas um indicador, mas como a austeridade do Governo e da troika é obra do Demo, as pessoas não conseguem entender como podem alguns indicadores económicos sugerirem melhoras.
E é quando chegamos a este tipo de ponto que eu noto aquilo que gosto de chamar de "desonestidade intelectual". As pessoas usam partes das notícias e misturam valores ou conceitos diferentes para terem razão.

quarta-feira, agosto 05, 2015

Afinal vou votar

Ora bem, quando o Cavaco Silva anunciou há 2 semanas a data das Legislativas deixou relativamente pouco tempo para a malta que está por fora tratar de se recensear noutro sítio caso precisasse. Isto porque os cadernos eleitorais fecham 60 dias antes das eleições, ou sejam fecharam hoje.
Quem precisava de recensear noutro sítio é malta que actualmente mora noutro local e não vai poder estar na freguesia onde está recenseado a 4 de Outubro. O que é o nosso caso, pois ainda estávamos recenseados em Portugal e nas eleições anteriores eu marquei viagem a Portugal para coincidir com as eleições.
Mas neste caso nada feito, eu vou a Portugal em Outubro mas no final do mês, não ia marcar outra viagem só para ir votar, por mais que quisesse exercer o meu dever.

terça-feira, agosto 04, 2015

Também acontece aqui

É uma coisa que pensamos mais acontecer em países menos rigorosos, onde a malta é mais relaxada e existem muitos chico-espertos. Mas na verdade estas coisas acontecem em todo o lado, sobretudo quando envolvem cenas mais arriscadas.
Mas vamos por partes.

Primeiro temos a apresentação com toda a pompa e circunstância, um belo vídeo feito com um drone e uma música toda pomposa. Tudo a preparar o cenário de uma instalação de engenharia que é mais uma prova da mestria dos holandeses na lide dos cursos de água:

domingo, agosto 02, 2015

Resumo do fim-de-semana


Estou a escrever no telemóvel porque não me apetece ir buscar o computador. Por isso não há imagem a acompanhar mas amanhã edito e acrescento (afinal pus um vídeo).
Ontem (Sábado) teve a parada gay aqui em Amesterdão mas eu fui ver aviões com o Sebastião enquanto a mãe (dele) preparava umas coisas para hoje, pois ia haver festa cá em casa.