sexta-feira, julho 10, 2015

Galochas no solstício

Já passaram quase 3 semanas, mas vim aqui ver os rascunhos que tinha e dei de caras com este. O rascunho era muito básico, apenas o título e a imagem, mas lembrei-me logo do que queria dizer na altura.

Foi o fim-de-semana do solstício de Verão. Para muita gente é nesse dia que começa ao Verão apesar dessa data definir apenas o Verão astronómico. Meteorológicamente varia entre regiões e países, por exemplo aqui na Holanda considera-se que o Verão começa a 1 de Junho, ou quando vem o primeiro dia com temperatura acima dos 25° a partir de Maio.
Mas voltando a este fim-de-semana, tínhamos decidido ir passear até um local que é um destino de Verão para muita gente destes lados, alemães incluídos. A crónica dessa viagem já foi feita pela Carolina, por isso não vou gastar muito tempo de volta disso.
Vou-me dedicar a um pensamento que me surgiu durante o dia de Domingo, o dia do solstício.

Fui comprar pão de manhã para o nosso pequeno-almoço e estava a chover. Mas mais chocante que isso foi ver miúdos a passar com galochas nos pés.
Que ironia. As galochas, calçado mais destinado e apropriado para o Inverno a ser usado em pleno Solstício de Verão!
E isto depois de uns dias bem quentes nas 2 semanas anteriores (mas dias isolados, como descrevi na altura).
É só mais uma pequena lembrança de como o tempo nestes lados não é de se fiar, mesmo que eu não goste de me queixar dele, pois até nem o acho tão mau como muitos pintam.
Mas não se pode negar que ele gosta de nos pregar partidas, e obriga a usar roupa e calçado completamente fora de estação.

Depois disto tivemos uma verdadeira onda de calor, que foram 3 ou 4 dias com temperaturas máximas acima dos 30°, já em Julho. Entretanto também passou por isso depois dos 4 dias de Verão isolados em Junho e quase uma semana seguida em Julho, as oportunidades de se usar roupa de Verão e usufruir de praia ou piscina exterior, começam a esgotar-se.
Podemos sempre aproveitar a água, a que chove e deixa as estradas inundadas, e se não usarmos galochas sempre molhamos o pézinho...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade