sexta-feira, junho 05, 2015

O Verão é hoje?

Com temperaturas a rondar os 30° por todo o país, hoje pode-se dizer que é um dia de Verão. E isto é raro por aqui, pois o Verão conta-se em dias não em semanas, muito menos em meses.
Normalmente a Primavera até oferece dias melhores que o Verão, pois o tempo é menos mau, mas esta Primavera não tem sido assim. Já estamos em Junho e ainda não estamos no Verão, mas pergunto-me quantos dias nos meses oficias de Verão teremos com temperatura igual ou superior à de hoje.

Muita gente diz que aqui o Verão é só um dia, o dia em que está sol e faz 30°. Hoje estarão (previstos) 30°, e de manhã o termómetro do carro dava já 21° a temperatura mais alta de manhã que o vejo indicar desde o ano passado, mas o dia não está tão bonito como ontem.
Ontem "só" chegou aos 22° de temperatura do ar (o carro indicava  26° por ter ficado ao sol às 18:00) mas esteve um sol radioso o dia todo. Hoje está encoberto, não cinzento de todo mas encoberto e o sol está tímido.
Não admira, pois prevêem chuva esta tarde. As imagens de satélite mostram uma grande mancha de nuvens, que passa pelo UK neste momento, com nuvens bem carregadas (uma tempestade mesmo, pelos vistos) a chegar-se aqui, mas pode ser que passo mais ao largo.
Mas não nos livramos do dia quente mas tristonho.

Ontem estava menos calor mas parecia mais quente, por causa do sol constante. O Verão era suposto ser hoje, mas afinal foi ontem.
O que me vale é que eu não sou apologista da teoria do "dia único de Verão" e espero pelos próximos que aí virão. Serão poucos e espaçados, isso é garantido, mas sei que vão chegar.
Nem que seja em Outubro ou Novembro, quando der um salto às Caraíbas...

Adenda: A pressa em publicar o texto antes que chovesse era tanta que me esquecia de uma parte.
Sendo hoje uma sexta e estando previsto este calor todo, era de esperar que muita gente se baldasse ao trabalho. As sextas já costumam ser calmas por aqui mas hoje está ainda mais deserto. Muitos poderão pensar que é por ser a IBM que é diferente mas os jornais falam em dezenas de milhares de pessoas esperadas nas praias hoje e prevêem complicações no trânsito por causa disso.
Esta malta do Norte da Europa é toda séria e muito trabalhadora mas também se baldam para aproveitar o bom tempo e se não der para marcar um dia de férias em cima da hora, telefona-se de manhã a dizer que se está doente. Haverá mesmo aqueles que já avisaram ontem que iam estar doentes hoje, para já estar tudo preparado, tal a organização e competência desta malta...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade