quinta-feira, maio 27, 2021

É mesmo uma visão machista (mesmo que mulheres concordem)

Hoje é dia 28 de Janeiro de 2022 mas quem encontrar esta publicação vai notar que tem a data de há 9 meses atrás. A razão disso é que encontrei este rascunho que nunca cheguei a publicar no ano passado. Só encontrei agora porque voltei ao blog para escrever sobre um tema pertinente para o fim-de-semana (basta procurar o texto de Janeiro de 2022). Deixo aliás já o aviso que encontrarão outros textos aqui com datas mais antigas (datas em que foram escritos) mas que só publiquei por estes dias.
E agora passemos ao tema em questão (e notar que a imagem usada foi a copiada da publicação do Facebook que originou este meu comentário social):

Este texto partilhado no Facebook e comentado, e muito bem, pela Raquel:

Promessa dada é promessa cumprida?

É uma boa pergunta a do título. Sabemos que para os políticos isso raramente se aplica. E eu como sempre achei que daria um bom político, comprovo essa regra: eu prometo muitas coisas, algumas delas a mim próprio, mas não cumpro sempre.
Uma prova está aqui na imagem ao lado, quando há mais de 1 mês, cheio de ideias, pedi às pessoas do meu Facebook que votassem nas próximas dissertações a escrever, e o primeiro comentário foi logo aquilo que eu pensava que iria fazer: escrever todas mas apenas pela ordem de votação que sairia do post.

quarta-feira, maio 26, 2021

A música é um bálsamo


Hoje ao final do dia (quarta-feira, 26 de Maio) estava mais irritado do que noutros dias. É verdade que tenho quase sempre falhado os meus objectivos pessoais e feito menos do trabalho do que aquilo que pretendia quando me levanto de manhã, seja por compromissos não relacionados com trabalho, seja porque durante o dia existem sempre muitas mensagens, perguntas e emails que desviam a atenção das tarefas principais e eu acabo por perder demasiado tempo com isso. Sempre foi assim e sempre fui assim.
Mas há outra coisa que deve ter causado particular irritação e mau humor: hoje, ao contrário da maioria dos dias nas últimas semanas não houve música durante as actividades sejam domésticas ou do trabalho.

segunda-feira, maio 24, 2021

Uns acabaram, outros animaram


Com a final da Taça de Portugal acabou a época 2020-21 dos clubes, e eu ainda pensei que se calhar poderia vir aqui "festejar" um título do Benfica mas não, perdeu esta final com o Braga, que já tinha eliminado o SLB nas meias-finais da outra Taça, a da Liga. E assim lá foi uma época fraquinha: terceiro na liga; eliminado na qualificação para a Champions pelo PAOK; segundo no Grupo D, atrás do Rangers essa "potência" do futebol europeu, da Liga Europa; eliminado pelo Arsenal nos 16-avos (mas até foi uma boa eliminatória tendo em conta o adversário, sempre difícil); e as 2 derrotas com o SC Braga para as taças que já mencionei.

quarta-feira, maio 19, 2021

domingo, maio 16, 2021

Afinal qual é o diagnóstico ou condição/perturbação mesmo?

 

Há coisa de 3 semanas já tinha uma pequeníssima introdução para este texto escrita e guardada aqui como draft. A imagem de cima já estava escolhida (e editada pois tive de procurar e juntar as duas) e o título pensado. Mas depois sem ter escrito muito mais, e com outras ideias em mente, fiz uma sondagem no Facebook sobre qual seria o proximo a tema a dissertar. Até partilharam a minha sondagem num grupo de malta da terreola (Sever do Vouga) e como o like era o voto neste texto, considero que foi o escolhido por 16 pessoas. A pequena sinapse que usei para descrever este texto foi: como eu acho que tenho uma coisa (PHDA), uma psicóloga acha que sou sociopata, outra que tenho Asperger e finalmente outra que acha que é apenas Sobredotação.
Mas antes de avançar para estes diferentes diagnósticos, e mais explicações do mais recente, acho que é preciso contar a estória desde o início, e por isso se quiserem cliquem no link aqui mesmo atrás. Mas se querem só saber o processo para me diagnosticar, que ainda não sei quando estará completado, podem continua a ler o texto seguinte.

terça-feira, maio 11, 2021

FOUReign Language


This is on purpose, this all post is in English and I decided to published it like this because the short stories I share here were written in English and the first three were shared in Facebook in February last year, and the fourth came to me in a moment, as all stories do, also in English.
I had a blog in English where I thought I would publish content (some original, other translated from this) but I put it offline after a while as it was too ambitious, but now, well, to be different here are four stories in a foreign language...

segunda-feira, maio 10, 2021

The Phantom Menace


Este historial que vocês vão ler a seguir era para ter sido um desabafo longo, e parte da minha terapia, em que abro o jogo e relato os momentos maus pelos quais passei nos 2 últimos anos. Mas ainda não  tinha planeado publicar agora, só que ao escrever a outra dissertação sobre o diagnóstico da minha psique comecei a fazer a contar a estória desde o principio e ja ia em vários parágrafos. Assim usando a técnica de Separate & Clarify e aproveitando que é o ultimo dia da Semana Star Wars (o dia 10 ainda conta) aqui vai:

quinta-feira, maio 06, 2021

Como fazem os outros pais?

 

A minha quarta terapeuta, a B., fez aquilo que muitos psicólogos fazem quando lhes colocamos uma espécie de dúvida existencial: virou a pergunta pra mim. Dizia-lhe eu noutro dia que não sabia como poderíamos gerir casa e cuidar das crianças caso eu e a Carolina tivéssemos os 2 actualmente um emprego dito "tradicional", em que estaríamos fora de casa a maioria do dia. E ela perguntou: e como fazem os outros pais?
Obviamente a pergunta era sobre outros pais que estão aqui e que tal como nós têm mais que um filho para cuidar e não têm apoio familiar. E nalguns casos eu não sei mesmo como fazem, mas abrangendo mais o critério eu sei o que fazem outros pais. E hoje que fui com eles ao parque depois de jantar, apesar de me sentir esgotado pois tinha estado 3 horas fora de casa para uma consulta com o Sebastião e são 3 horas que tenho de compensar no trabalho de alguma forma, ao ver outros miúdos a brincar veio-me a pergunta e várias respostas.