sexta-feira, dezembro 30, 2016

Adeus e até para o ano!


Tinha pensado fazer uma reflexão sobre um tema qualquer importante da actualidade, ou importante para a sociedade mas não, não vou fazer nada disso.

2016 foi um bom ano para mim. Nasceu a nossa princesa Amélia e não tive nenhum problema a nível de saúde, social ou profissional. A única coisa negativa foi ter sido rejeitado num processo de entrevista de emprego mas se calhar só foi negativo por ter sido a primeira vez que me aconteceu, porque não sei se aceitaria a oferta caso são tivesse sido rejeitado e não sei se estaria melhor no global depois de mudar (como escrevi no postscriptum desta dissertação).

Mas 2016 tem sido categorizado por muita gente como um annus horribilis, sobretudo pela morte de muitos artistas famosos, pela guerra na Síria e a crise dos refugiados, pelo terrorismo e pelas escolhas políticas.

terça-feira, dezembro 27, 2016

A nossa Megane - Gasolina VS Diesel


Na semana passada publiquei a minha análise de custos dos primeiros 4 anos de "vida" da minha carrinha Megane, que entretanto já fui alterar depois de feita a revisão que correspondia precisamente ao fim desse ciclo.
Tendo chegado a um custo por ano, e a um valor de quilometragem por ano, dá para extrair um valor muito interessante: o custo por quilómetro. O custo por quilómetro é um custo unitário que permite um sem fim de comparações muito interessantes e que eu pretendo fazer, mas não nesta primeira comparação..
Esta primeira comparação tem a ver com a escolha que fiz há 4 anos atrás quando comprei a carrinha, e é uma escolha que antes se fazia mas pelo menos em 2012 já poucos a faziam (e eu acho que agora se voltou a fazer mais) em Portugal: Gasolina ou Diesel?

quinta-feira, dezembro 22, 2016

Filosofia de WC - XII

Para os outros, nunca fazes a coisa certa, pois o correcto será sempre uma forma diferente de quaisquer das que tenhas feito. Mesmo que mudes e faças a coisa doutra maneira, o correcto mudará também, portanto nunca poderás fazer a coisa certa.
Não faças as coisas pelos outros, fá-las por ti; mas sempre questionando-te, antes, durante e depois.

Puxo o autoclismo, lavo as mãos e não faço mais nada...

terça-feira, dezembro 20, 2016

A nossa Megane - Uma análise de custos


Dos muitos bens que nós podemos ter, seja de utilidade ou recreativos, o automóvel é um caso particular porque para além do custo de aquisição, um dos mais caros objectos que podemos ter, ele também representa um custo constante quer na posse como na utilização. Como muita gente diz, um carro é só uma fonte de despesa.
Por isso muita gente se questiona se vale a pena ter um carro e se para muita gente o carro é mesmo uma necessidade, temos a outra questão de qual o carro que se deve ter.

Para mim a questão de ter ou não ter carro nem se põe. Eu, da maneira como cresci e sou agora, tenho de ter um carro. Não preciso de um carro para viver, mas não conseguia me ver sem conduzir. Eu gosto de conduzir, gosto de carros, posso ter e manter um, e sou egoísta ao ponto de querer ter o meu meio de transporte e não partilhar com outros.

domingo, dezembro 18, 2016

Mais um ano que se completou


É verdade que 2016 está a completar-se mas este meu texto é mais relacionado com o início de Dezembro onde outros anos se completam, logo onde se celebram alguns aniversários.
Um deles, o mais importante tendo em conta que isto é o meu blog, é o meu próprio aniversário. Como disse a vários colegas meus no dia, completei o meu 39° aniversário e ao mesmo tempo iniciei o último ano bom da minha vida. Último porquê? Porque quando completar este entrarei nos "entas", e os 40 é tido como o meio, a altura a partir da qual estaremos mais perto do nosso fim do que do nosso início.