Oficialmente o Instituto de Metereologia Holandês (KNMI) declara um dia como sendo de verão quando, entre Maio e Setembro, a temperatura atinge os 25°, na estação meteorológica em De Bilt.
E nós tivemos praticamente uma semana inteira de verão. Mesmo que a temperatura do ar não tenha atingido os 25° lá no sítio, com o sol que esteve a sensação térmica depois do almoço ou mesmo ao sair do trabalho era sempre elevada, com o termómetro do carro a marcar entre os 27° e os 29°.
Isto porque aqui na Holanda, pelo menos nestes dias a temperatura mantêm-se nos valores máximos até perto das 20:00 ou mesmo depois.
Hoje, sexta-feira (apesar de muita gente só ler isto amanhã porque é tarde) foi o primeiro dia em mais de uma semana que usei manga comprida. E mesmo assim a temperatura máxima esteve nos 20° com sol o dia todo.
Mas o vento ainda há pouco soprava lá fora anunciando que estes primeiros dias de verão de 2016 já acabaram. Agora temos de esperar pelos próximos mas pelas previsões actuais não temos de esperar muito e ainda em Maio devem voltar os dias de sol com temperaturas acima dos 20°. Resta saber se serão dias oficiais de verão.
Ainda esta semana um colega meu que veio para cá há poucos meses (trabalhava já antes connosco mas na Irlanda) me perguntava se costumava ser assim bom.
Como digo sempre a muita gente, e talvez já tenha aqui escrito mas não me apetece ir pesquisar, eu pessoalmente considero que a Primavera aqui é acima das expectativas e chega a ser melhor até no global do que Primaveras em Portugal pois costuma fazer sol e nem chove muito. Este ano comprovou isso mesmo, pelo menos em Maio.
Mas ainda 2 semanas antes tivemos o Dia do Rei (ou Rainha) mais frio desde que há registos, apesar de ter sido o único dia de sol numa semana cinzenta e cheia de chuva. Só que a começar esta semana de verão, no feriado da Ascensão que coincidiu com o Dia da Libertação (como
escrevi aqui) tivemos o dia com mais horas de sol, 14, desde que há registo! Tudo muda no espaço duma semana...