quinta-feira, maio 26, 2016

Carros aqui - afinal há muitos ou há poucos?


Isto não é um assunto novo. Há 3 anos atrás escrevi sobre isto usando as vendas de carros novos e falando brevemente da minha própria experiência (o que vejo todos os dias e quando ando de um lado para o outro). Mas a ideia que na Holanda a maioria das pessoas não tem nem usa carro, persiste.
Na mesma dissertação de há 3 anos apareceu um gajo a dizer que o meu ponto de vista estava errado por causa daquilo que ele via em Amesterdão (quando eu tinha feito a ressalva que no centro de Amesterdão é diferente, apesar de na mesma se verem carros por toda a parte).

Nesta segunda-feira veio uma notícia sobre o novo recorde em 2016 de filas de trânsito que houveram nessa manhã, pois tinha chovido a noite toda e estes gajos daqui ficam sempre à nora quando o tempo é pior que o esperado.
Mas afinal se ter carro aqui não compensa por causa dos impostos e preços e porque a política da mobilidade é muito boa, como é possível haverem 757 km de fila numa manhã de segunda-feira e num país que até é pequeno?

domingo, maio 22, 2016

Acabou a época ... dos clubes


Numa semana e 1 dia, ficou tudo decidido. A Liga (campeonato), a Taça da Liga e agora há pouco a Taça de Portugal. Como nenhuma equipa portuguesa chegou à final da Liga dos Campeões, os clubes portugueses não têm mais jogos a fazer. A partir de agora a atenção (futebolística) vira-se para a selecção, pois no próximo mês arranca a fase final do Euro 2016.

Antes de mais queria deixar um esclarecimento: oficialmente não sei como é ao certo mas eu considero a Supertaça um troféu referente à época passada pois é entre os vencedores dessa época e disputa-se antes do arranque da época oficial. Portanto para mim, apesar de ser disputada pelas equipas técnicas e planteis que disputaram esta época, a Supertaça de 2015 não entra na época 2015-16.

Tinha pensado há uns dias dissertar sobre esta conversa de quem foi a melhor equipa, mas para além de já ter escrito algo sobre isso há (mais de) uma semana, prolongar essa discussão agora é ainda parvoíce maior, por isso deixo-vos com uma argumentação do próprio Jorge Jesus de há uns meses atrás (quando as posições eram outras):

sexta-feira, maio 20, 2016

Fote-te tu, godo da meda!


Eu nunca fui magro. Nasci gordo, era uma criança gorda. Apenas durante alguns períodos da minha vida eu aparentava ser menos gordo, ou mais normal, mas mesmo durante as fases em que dei uns pulos de crescimento e fiquei mais fininho (na cara e no tronco), eu fui gordo.
A obesidade é coisa habitual na minha família, paterna e materna, e como a obesidade é, estatisticamente pelo menos, hereditária, eu sei que continuarei a ser gordo e morrerei gordo (apesar de muitos velhotes perderem peso com a idade, nomeadamente quando sofrem de certas doenças).
No entanto eu gostaria de estar numa fase em que continuando gordo, aparentava ser mais normal, ou então simplesmente um gajo entroncado ou grande (por oposição a balofo).

quinta-feira, maio 19, 2016

Prêmio Tetas

Há umas semanas eu estava sentado à mesa e o portátil da Carolina estava aberto ao meu lado. Como é habitual em mim olhei por curiosidade e deparei-me com uma publicação num grupo de mamãs do Facebook desta imagem aqui ao lado com o texto, que parecia escrito com sentimento de orgulho: "As minhas são tetas de diamante".
Claro está que desatei a rir descontroladamente.

Tetas de Diamante; Tetas de Ouro; Tetas de Prata; TETAS!!!
Volto a repetir: TETAS!!!

AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH

Eu tenho a certeza que se me virasse para uma mulher e lhe perguntasse "Então as tuas? São tetas de prata?" levaria uma resposta torta ou até mesmo uma estalada. Duvido muito que mulher alguma achasse piada a esta pergunta.
Mas em grupos na net de mães, usam este termo e partilham com muito orgulho as suas tetas (salvo seja).

segunda-feira, maio 16, 2016

Factos sobre o número 50000


O número 50000 é um número abundante, porque a soma dos seus divisores próprios (partes alíquotas) é superior a ele próprio: 71086.
50000 segundos são exactamente 13 horas, 53 minutos e 20 segundos, e contar de 1 até 50000 leva aproximadamente 13 horas (os números simples contam-se em menos de 1 segundo mas os mais complexos e maiores já podem demorar mais de 1 segundo).

A 50000 anos-luz da Terra encontra-se a estrela denominada SGR 1806-20 que se distingue por ser o objecto mais magnetizado alguma vez observado.

domingo, maio 15, 2016

O justo vencedor

Escrevo este texto na véspera de se saber quem vai ser o campeão nacional de futebol. Mas queria mesmo escrever isto para não ser um texto condicionado pelo resultado. Neste momento está tudo em aberto e não sei se o Benfica segura o título ou se o perde para o Sporting. E esta escolha de palavras é correcta porque é o Benfica que está na frente e o Sporting só é campeão se o Benfica perder pontos.
Mas vamos lá dizer o que eu queria dizer.

Há 2 semanas, depois do jogo Sporting-Porto lembro-me de ver publicado a opinião do Jorge Jesus que dizia que o Sporting é que merecia ser campeão por ser a melhor equipa e porque, e passo a citar, "nos 6 jogos entre os rivais vencemos 5 enquanto outros jogaram 6 e perderam 5".
Antes de me focar na gaffe (pode ser só pequena) do Jesus do segundo comentário, falemos do primeiro: O Sporting foi a melhor equipa. Foi porquê? Se amanhã pelas 20:00 (19:00 portuguesas) tiver ultrapassado o Benfica e conquista o título eu concordo com esta apreciação, mas à data que o JJ disse isto, e voltou a repetir na semana passada depois da vitória por 5-0 ao Setúbal, o Sporting tinha feito menos 2 pontos que o Benfica, vencido menos 2 jogos que o Benfica, marcado menos 9 golos que o Benfica e sofrido o mesmo número de golos. A única coisa que fez melhor que o Benfica foi que perdeu menos 2 jogos. Mas perder menos que outra equipa é o que faz ser melhor? Eu discordo.

sábado, maio 14, 2016

O verão antes do Verão

Oficialmente o Instituto de Metereologia Holandês (KNMI) declara um dia como sendo de verão quando, entre Maio e Setembro, a temperatura atinge os 25°, na estação meteorológica em De Bilt.
E nós tivemos praticamente uma semana inteira de verão. Mesmo que a temperatura do ar não tenha atingido os 25° lá no sítio, com o sol que esteve a sensação térmica depois do almoço ou mesmo ao sair do trabalho era sempre elevada, com o termómetro do carro a marcar entre os 27° e os 29°.
Isto porque aqui na Holanda, pelo menos nestes dias a temperatura mantêm-se nos valores máximos até perto das 20:00 ou mesmo depois.

Hoje, sexta-feira (apesar de muita gente só ler isto amanhã porque é tarde) foi o primeiro dia em mais de uma semana que usei manga comprida. E mesmo assim a temperatura máxima esteve nos 20° com sol o dia todo.
Mas o vento ainda há pouco soprava lá fora anunciando que estes primeiros dias de verão de 2016 já acabaram. Agora temos de esperar pelos próximos mas pelas previsões actuais não temos de esperar muito e ainda em Maio devem voltar os dias de sol com temperaturas acima dos 20°. Resta saber se serão dias oficiais de verão.

Ainda esta semana um colega meu que veio para cá há poucos meses (trabalhava já antes connosco mas na Irlanda) me perguntava se costumava ser assim bom.
Como digo sempre a muita gente, e talvez já tenha aqui escrito mas não me apetece ir pesquisar, eu pessoalmente considero que a Primavera aqui é acima das expectativas e chega a ser melhor até no global do que Primaveras em Portugal pois costuma fazer sol e nem chove muito. Este ano comprovou isso mesmo, pelo menos em Maio.
Mas ainda 2 semanas antes tivemos o Dia do Rei (ou Rainha) mais frio desde que há registos, apesar de ter sido o único dia de sol numa semana cinzenta e cheia de chuva. Só que a começar esta semana de verão, no feriado da Ascensão que coincidiu com o Dia da Libertação (como escrevi aqui) tivemos o dia com mais horas de sol, 14, desde que há registo! Tudo muda no espaço duma semana...

quinta-feira, maio 05, 2016

Bevrijdingsdag

 

Já falei aqui uma vez sobre o 5 de Maio na Holanda. É o Dia da Libertação (a tradução do título) onde se comemora precisamente o fim da ocupação nazi do país durante a II Guerra Mundial. Como escrevi há 5 anos, acaba por ser a celebração mais equivalente ao nosso 25 de Abril pois é um dia para se celebrar a liberdade em geral, simbolizada pelo que aconteceu há 71 anos.

Este ano calhou ser feriados, não por ter passado 5 anos desde a última vez que o foi (como escrevi antes e me explicaram só é feriado a cada 5 anos) mas porque coincide com a Ascensão, uma das festas religiosas indexada à Páscoa.
Por isso haverá mais gente a participar nos festivais deste dia que são a grande celebração que se faz. Ainda para mais com os dias de Verão a chegar pois hoje as máximas chegam aos 19°C (ou 18°C dependendo do site meteorológico) e está um céu azul e limpo. Eu já andei lá fora de mangas curtas mas também não sou exemplo pois basta estar sol e 15°C e eu já entro em modo Verão...