Muitas vezes oiço pessoas dizer que na Holanda compra-se poucos carros novos, poucos carros na generalidade e que os Holandeses usam pouco carro. Já ouvi pessoas dizer que ter carro aqui é estupidez.
Mas eu nunca partilhei esta ideia e muitas vezes pergunto-me porque é que alguns expats acham isto? Uma das teorias que tenho é que esta visão é sobretudo de pessoas de Amesterdão e que moram mais no centro de cidade.
Eu pessoalmente sempre estive convencido que os Holandeses até compram bastantes carros novos (mesmo sendo bastante caros devido a uma fiscalidade muito elevada) e também que os holandeses andam bastante de carro. Não propriamente dentro de Amesterdão, apesar de sempre se ver carros por todo o lado e o estacionamento ser um problema, mas por estas estradas fora. Por alguma razão a Holanda é dos países com maiores congestionamentos de trânsito todos os dias, mesmo tendo muitas auto-estradas com 3 e mais faixas de rodagem entre as principais cidades.
E também vejo logo por aqui carros acabados de lançar na Europa na mesma semana ou na semana anterior.
Mas o existir pessoas com uma ideia e eu com outra completamente oposta mostra que é uma questão de percepção ou relatividade. Portanto é que verificar os números e nada melhor que ver as vendas de carros novos em 2012.
De acordo com a ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis) na Holanda venderam-se 502528 veículos de passageiros novos em 2012. Considerando uma população de 16696000 (dados do Banco Mundial para 2011) isto dá um valor unitário de 33,2 habitantes por cada carro novo.
Assim à primeira parece realmente que poucos holandeses têm carro. Mas isto é só os carros novos de 2012, em 2011 venderam-se mais, em 2010 também e terão sido famílias diferentes a comprar (não estou a ver a serem sempre os mesmos a comprar todos os anos).
Mas o ideal é comparar com o resto da Europa. Comecemos com os maiores mercados da Europa:
- Alemanha, 3082504 carros, 81726000 habitantes - 26,5 habitantes por carro novo
- Reino Unido, 2044609 carros, 62641000 habitantes - 30,6 habitantes por carro novo
- França, 1898760 carros, 65436552 habitantes - 39,5 habitantes por carro novo
- Itália, 1402089 carros, 60770000 habitantes - 43,4 habitantes por carro novo
- Espanha, 699589 carros, 47190493 habitantes - 67,5 habitantes por carro novo
Comparemos também com outros países:
- Bélgica, 486737 carros, 11008000 habitantes - 22,6 habitantes por carro novo
- Áustria, 336010 carros, 8419000 habitantes - 25,1 habitantes por carro novo
- Luxemburgo, 50398 carros, 517000 habitantes - 10,3 habitantes por carro novo
- Suécia, 279899 carros, 9453000 habitantes - 33,8 habitantes por carro novo
- Suíça, 328139 carros, 7907000 habitantes - 24,1 habitantes por carro novo
Ao compararmos com os grandes países vê-se que na Holanda as vendas até são boas, afinal sempre é o 6º maior mercado automóvel na Europa. Mas vê-se que noutros países pequenos e onde se vive igualmente bem ou melhor que aqui, realmente compra-se mais carros. No entanto tem de se ter em consideração que a Holanda é um dos países com maior carga fiscal nos automóveis, tanto a nível da compra como na utilização (anualmente) e nem isso impede que os números tanto totais como relativos sejam na média europeia.
Mas certamente que esta ideia que na Holanda ninguém compra nem anda de carro é porque estamos habituados a Portugal, o país onde toda a gente compra carros novos e muito bons acima das possibilidades, certo?
- Portugal, 95290 carros, 10637000 habitantes - 111,6 habitantes por carro novo
Olha, afinal parece que não...
Mas eu nunca partilhei esta ideia e muitas vezes pergunto-me porque é que alguns expats acham isto? Uma das teorias que tenho é que esta visão é sobretudo de pessoas de Amesterdão e que moram mais no centro de cidade.
Eu pessoalmente sempre estive convencido que os Holandeses até compram bastantes carros novos (mesmo sendo bastante caros devido a uma fiscalidade muito elevada) e também que os holandeses andam bastante de carro. Não propriamente dentro de Amesterdão, apesar de sempre se ver carros por todo o lado e o estacionamento ser um problema, mas por estas estradas fora. Por alguma razão a Holanda é dos países com maiores congestionamentos de trânsito todos os dias, mesmo tendo muitas auto-estradas com 3 e mais faixas de rodagem entre as principais cidades.
E também vejo logo por aqui carros acabados de lançar na Europa na mesma semana ou na semana anterior.
Mas o existir pessoas com uma ideia e eu com outra completamente oposta mostra que é uma questão de percepção ou relatividade. Portanto é que verificar os números e nada melhor que ver as vendas de carros novos em 2012.
De acordo com a ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis) na Holanda venderam-se 502528 veículos de passageiros novos em 2012. Considerando uma população de 16696000 (dados do Banco Mundial para 2011) isto dá um valor unitário de 33,2 habitantes por cada carro novo.
Assim à primeira parece realmente que poucos holandeses têm carro. Mas isto é só os carros novos de 2012, em 2011 venderam-se mais, em 2010 também e terão sido famílias diferentes a comprar (não estou a ver a serem sempre os mesmos a comprar todos os anos).
Mas o ideal é comparar com o resto da Europa. Comecemos com os maiores mercados da Europa:
- Alemanha, 3082504 carros, 81726000 habitantes - 26,5 habitantes por carro novo
- Reino Unido, 2044609 carros, 62641000 habitantes - 30,6 habitantes por carro novo
- França, 1898760 carros, 65436552 habitantes - 39,5 habitantes por carro novo
- Itália, 1402089 carros, 60770000 habitantes - 43,4 habitantes por carro novo
- Espanha, 699589 carros, 47190493 habitantes - 67,5 habitantes por carro novo
Comparemos também com outros países:
- Bélgica, 486737 carros, 11008000 habitantes - 22,6 habitantes por carro novo
- Áustria, 336010 carros, 8419000 habitantes - 25,1 habitantes por carro novo
- Luxemburgo, 50398 carros, 517000 habitantes - 10,3 habitantes por carro novo
- Suécia, 279899 carros, 9453000 habitantes - 33,8 habitantes por carro novo
- Suíça, 328139 carros, 7907000 habitantes - 24,1 habitantes por carro novo
Ao compararmos com os grandes países vê-se que na Holanda as vendas até são boas, afinal sempre é o 6º maior mercado automóvel na Europa. Mas vê-se que noutros países pequenos e onde se vive igualmente bem ou melhor que aqui, realmente compra-se mais carros. No entanto tem de se ter em consideração que a Holanda é um dos países com maior carga fiscal nos automóveis, tanto a nível da compra como na utilização (anualmente) e nem isso impede que os números tanto totais como relativos sejam na média europeia.
Mas certamente que esta ideia que na Holanda ninguém compra nem anda de carro é porque estamos habituados a Portugal, o país onde toda a gente compra carros novos e muito bons acima das possibilidades, certo?
- Portugal, 95290 carros, 10637000 habitantes - 111,6 habitantes por carro novo
Olha, afinal parece que não...
Tendo vivido cerca de 1 ano no centro de Amsterdão, posso dizer que também partilhava da opinião de que um carro aqui é prescindível.
ResponderEliminarA bicicleta leva-nos a todo o lado, quando queremos ir a algum sítio um pouco mais distante temos os trams e autocarros, e os comboios levam-nos ao resto do país. E não temos a dor de cabeça do estacionamento.
Mas agora que já não estou no centro, também não me via a morar aqui sem carro!
Também posso dar o exemplo do Gerben que nunca tendo carro sempre achou que não era preciso, mas depois de se habituar a andar com o carro da Ana agora não quer outra coisa e eles moram numa zona onde se paga estacionamento!
ResponderEliminarAcho que o teu exemplo Angela mostra como a nossa percepção da realidade muda conforme o tempo ou as mudanças na nossa vida.
Mas uma coisa é a opinião pessoal sobre a necessidade de carro próprio, outra é sobre se os holandeses compram carro ou não. Eu acho que o meu pequeno estudo (que se comprova mesmo vendo outros anos de vacas mais gordas) mostra que na Holanda compra-se tantos carros como nos outros países e compra-se mais carros do que em Portugal mesmo comparando valores unitários ou per capita.
Sim, pelo que vejo lá na empresa, diria que os holandeses não prescindem de ter o seu carro.
ResponderEliminarQueria apenas partilhar a minha experiência, desde que habito na Holanda, para explanar porque afinal (também) eles adotam muito a bicicleta
ResponderEliminarApós alguns meses a morar na Holanda, e após conhecer alguns locais e perguntar, percebo que o seu ponto de vista está totalmente errado
Serei sucinto:
- estacionar no centro de Amesterdão (quando possível) na rua custa 5€/hora (raros são os prédios com garagens)
- o equivalente ao IUC deles, o MRB, após uma simulação que fiz para um carro muito simples (1.0i) ronda os 500€/ano. Eu em PT pagava pelo meu Seat (o equivalente) 20€/ano
- os habitantes de Amesterdão, não estão isentos de pagar estacionamento, e para estacionarem o seu carro na rua à porta de casa pagam cerca de 60€/mês. Em Lisboa pagam zero.
- A gasolina ronda os 1.75€/litro, das mais caras do mundo
- Paga-se imposto sobre desmantelamento do carro: 45€, para que o carro não seja largado ao abandono.
- A inspeção periódica custa 78€
Resultado: em Amesterdão estatísticas recentes dizem que há mais bicicletas que habitantes
Bem sei que cada caso é um caso, e que é um país plano, mas com esta carga fiscal sobre os carros, a maioria das pessoas anda de bicicletas e de TP.
O que acontece é que eles têm tido um sucesso enorme nas suas políticas de mobilidade, com cidades limpas, despoluídas e amigas dos peões, com praças e esplanadas largas onde as crianças brincam e as pessoas passeiam
Cumprimentos