domingo, maio 15, 2016

O justo vencedor

Escrevo este texto na véspera de se saber quem vai ser o campeão nacional de futebol. Mas queria mesmo escrever isto para não ser um texto condicionado pelo resultado. Neste momento está tudo em aberto e não sei se o Benfica segura o título ou se o perde para o Sporting. E esta escolha de palavras é correcta porque é o Benfica que está na frente e o Sporting só é campeão se o Benfica perder pontos.
Mas vamos lá dizer o que eu queria dizer.

Há 2 semanas, depois do jogo Sporting-Porto lembro-me de ver publicado a opinião do Jorge Jesus que dizia que o Sporting é que merecia ser campeão por ser a melhor equipa e porque, e passo a citar, "nos 6 jogos entre os rivais vencemos 5 enquanto outros jogaram 6 e perderam 5".
Antes de me focar na gaffe (pode ser só pequena) do Jesus do segundo comentário, falemos do primeiro: O Sporting foi a melhor equipa. Foi porquê? Se amanhã pelas 20:00 (19:00 portuguesas) tiver ultrapassado o Benfica e conquista o título eu concordo com esta apreciação, mas à data que o JJ disse isto, e voltou a repetir na semana passada depois da vitória por 5-0 ao Setúbal, o Sporting tinha feito menos 2 pontos que o Benfica, vencido menos 2 jogos que o Benfica, marcado menos 9 golos que o Benfica e sofrido o mesmo número de golos. A única coisa que fez melhor que o Benfica foi que perdeu menos 2 jogos. Mas perder menos que outra equipa é o que faz ser melhor? Eu discordo.

Provavelmente o JJ afirma que o Sporting foi a melhor equipa precisamente pelos clássicos, a tal segunda afirmação dele, onde ele, fiel ao seu estilo cometeu uma gaffe (mas dando algum desconto pode-se considerar parcial). Aqui só quero dizer que já quando o JJ treinava o Benfica o achava um bom treinador (não excepcional, mas sem dúvida bom) mas um bronco sobretudo a falar. Não é por ser agora do Sporting que o acho mais bronco.
A gaffe é que nesta época a contar para a Liga existiram realmente 6 clássicos, os 2 Benfica-Sporting, os 2 Porto-Benfica e os 2 Sporting-Porto. Mas cada equipa só disputou 4. O Sporting ganhou 3 dos 4 e o Benfica perdeu 3 dos 4 (o Porto ganhou 2 e perdeu 2). É verdade que o Sporting e Benfica jogaram mais 2 vezes esta época futebolística, em ambas o Sporting ganhou, mas esses jogos foram para outras competições que não contam para a Liga. E se JJ queria falar só em jogos entre os 2, até porque na altura o Porto já estava afastado do título, então teria de falar em 4 jogos entre as 2 equipas.
É que a Liga é uma competição com 18 equipas e 34 jogos. Contam os 2 jogos contra as outras 17 equipas. Sim, o Sporting fez melhor nos jogos dos grandes mas isso interessa pouco quando se perde pontos com as outras equipas tidas mais pequenas.

Resta o confronto directo entre os candidatos finais ao título. O Sporting leva vantagem pois ganhou na Luz por maior diferença de golos. Mas em termos de pontos anularam-se um ao outro. Fica a questão sempre mais subjectiva de qual a equipa que merecia ter ganho em Alvalade (uma vez que na Luz a vitória do Sporting é indiscutível) mas o que conta é o resultado final.

Como já falei algumas vezes, quando vêm com esta conversa de "melhor equipa" ou "merecia mais" entramos no ramo da subjectividade e no paleio das vitórias morais, o que é na grande maioria dos casos a conversa dos perdedores.
Ainda para mais nesta situação em que o Sporting esteve 8 pontos à frente e deixou-se ficar 2 atrás. O Sporting perdeu o primeiro lugar e será que uma equipa que tinha uma vantagem confortável e que perdeu o primeiro lugar é mesmo a melhor e a que merece mais?
Ainda para mais quando não é a equipa com mais vitórias nem golos marcados?
É o facto de perder menos que define a melhor equipa do campeonato?
Hipoteticamente poderíamos ter uma equipa que empatava os jogos todos, ou seja era invicta na época, mas não ganhando faria apenas 34 pontos que daria na melhor das hipóteses para ser 13° da Liga. Ninguém iria dizer que esta equipa, por ser invicta, era a melhor...

Depois de desconstruir os argumentos que o Jorge Jesus apresentou recentemente para dizer que o Sporting é que merece ser campeão, tenho que esclarecer que eu não acho que o Benfica é que merece ser campeão. Merece se fizer o mesmo ou melhor resultado que o Sporting amanhã. Aí eu digo que mereceu e é o justo vencedor por ter feito mais pontos e por aquilo que já está dito em cima (mais vitórias e mais golos marcados). E merece também por ter conseguido ultrapassar o rival quando chegou a ter 8 pontos de vantagem e muita gente já os tinha descartado da luta.
Mas se o Benfica perder pontos para o Sporting amanhã, o Sporting será o campeão e será também o justo vencedor mas pela razão de ter feito mais pontos e adicionalmente por na recta final não ter ido abaixo e conseguido vitórias em terrenos difíceis mantendo a pressão e assim ter contribuído para o desaire do Benfica em casa na última jornada (neste hipotético cenário). Será por isso que o Sporting será um justo vencedor e não por aquilo que o JJ e tantos outros gajos (Pinto da Costa incluído) têm dito nas últimas semanas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade