quinta-feira, maio 05, 2016

Bevrijdingsdag

 

Já falei aqui uma vez sobre o 5 de Maio na Holanda. É o Dia da Libertação (a tradução do título) onde se comemora precisamente o fim da ocupação nazi do país durante a II Guerra Mundial. Como escrevi há 5 anos, acaba por ser a celebração mais equivalente ao nosso 25 de Abril pois é um dia para se celebrar a liberdade em geral, simbolizada pelo que aconteceu há 71 anos.

Este ano calhou ser feriados, não por ter passado 5 anos desde a última vez que o foi (como escrevi antes e me explicaram só é feriado a cada 5 anos) mas porque coincide com a Ascensão, uma das festas religiosas indexada à Páscoa.
Por isso haverá mais gente a participar nos festivais deste dia que são a grande celebração que se faz. Ainda para mais com os dias de Verão a chegar pois hoje as máximas chegam aos 19°C (ou 18°C dependendo do site meteorológico) e está um céu azul e limpo. Eu já andei lá fora de mangas curtas mas também não sou exemplo pois basta estar sol e 15°C e eu já entro em modo Verão...

Mas tirando a voltinha que fui dar com o Sebastião pouco antes do almoço, eu não posso mesmo confirmar por mim a festa que se faz. Isto porque, como é habitual nos feriados, eu estou a trabalhar. Em casa, pois o escritório está fechado por ser feriado, mas na mesma a trabalhar.
O que vale é que sendo feriado nos países onde temos mais clientes (França e Alemanha) é um dia calmo, daí eu poder sair com o meu filho para desfrutarmos um pouco. Também comecei mais cedo para poder precisamente fazer uma pausa prolongada, pois terei de ficar até às 18:00 por ter turno.

Daqui da janela do escritório, vejo passar mais bicicletas que o habitual, quer dizer talvez não mais em número absoluto, mas vê-se mais grupos de malta a passar mais nas calmas de bicicleta.
De resto o outro ajuntamento é nos campos de baseball onde parece estar a decorrer um torneio de miúdos. Foi por lá que andei com o Bastião de manhã, eu a pé e ele na sua bicicleta de equilíbrio. Estão várias equipas diferentes, contei 6, que vão rodando entre os campos. Por alguma razão apanhei os jogos todos a acabar, menos um (a excepção que confirma a regra) que estava a começar.

Mais acima nos campos de futebol também estão vários jogos a decorrer, sem dúvida uma espécie de torneio ou simplesmente ajuntamento para a diversão, sem ser nada sério pois nem todos estavam equipados de igual.
Com música a tocar em alto som, tanto nos campos de baseball como nos de futebol, está montado o ambiente de festival.

Aqui por casa, neste preciso momento que escrevo o ambiente é mais de noite, pois o filho dorme no sofá da sala e a mãe está a descansar (talvez a dormir também) na cama.
Eu oficialmente estou a trabalhar, infelizmente não para o bronze...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade