quarta-feira, agosto 01, 2012

Nerdy e Holandês

Para quem me segue no Facebook certamente se apercebeu que estava bastante entusiasmado por poder ver hoje pela primeira vez um avião. Era precisamente este avião que está aqui ao lado, não um parecido mas exactamente este, pois esta foto foi tirada hoje 30 quilómetros mais a Norte de onde eu estava, quando este A380 da Emirates, que a partir de hoje faz o voo EK147 vindo do Dubai, se encaminhava para o aeroporto de Schiphol aqui em Amesterdão.

Não o vi a aterrar pois ele aterrou nas pistas a Noroeste e que eu não consigo ver do meu local de trabalho. Mas por outro lado ele iria levantar por uma das pistas a Sul, portanto a descolagem era garantida.
Mas já depois de ter deixado alguns colegas interessados na coisa durante a manhã, depois de almoço puxei de todos os meus galões, e sabendo em que Gate o avião estava (essa informação está online para qualquer voo no site do aeroporto) consigo identifica-lo a olho nu mesmo ele estando a sensivelmente 6 quilómetros de distância em linha recta pela cauda pois o resto estava escondido pelas árvores. Esse "avistamento" foi logo de seguida confirmado através dos binóculos de um colega holandês, a cauda era mesmo da Emirates e só podia ser o A380 pois não havia mais nenhum aparelho da Emirates naquela zona.
Agora já percebem o porquê do nerdy...

E outro factor de satisfação é ter posto uma dúzia de engenheiros a olhar pela janela e partilhando os binóculos para ver o maior avião de passageiros da actualidade descolar pela primeira vez num voo comercial de Schiphol.
Mas para mim foi a primeira vez que o vi sem ser na TV ou em fotos.

Esse meu comportamento de hoje, ao estilo de planespotter experimentado levou a que para além de nerdy (termo usado por um colega norte-americano em conversa com uma irlandesa sobre o facto de eu saber tantos pormenores sobre o avião e este voo em particular) levou a que outra colega luso-holandesa (através do Facebook) dissesse que eu estou a ficar um verdadeiro holandês!

Na realidade hoje apenas ficou revelado para muita gente 3 coisas:
  1 - Sou um interessado pela aviação (call me nerdy);
  2 - Não me canso de olhar para os aviões mesmo que veja dezenas (ou centenas) todos os dias (call me nerdy);
  3 - Quando me interesso por algo bebo muita informação e fico quase obcecado pelo tema até ele se esgotar (call me nerdy).

A minha completa transformação no verdadeiro nerd será no dia (e não vai demorar muito) em que planearei passar pela N520 ou pela N232 no exacto momento em que o avião se faça a uma das pistas (a Zwanenburgbaan ou a Polderbaan) para ver o gigante dos céus a passar mesmo por cima da cabeça...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade