quinta-feira, agosto 16, 2012

Mestre Bastos explica - Violas e Violões

Não foi a primeira vez que vi, mas há poucos dias a ver uns vídeos da artista brasileira Roberta Sá deparei-me novamente com guitarristas brasileiros a tocar numa viola, ou violão como eles preferem dizer, com 7 cordas. Tal como este aqui ao lado usado por Yamandu Costa.

Para matar a curiosidade consultei o meu amigo Paulo Bastos, mestre (e maestro) da guitarra, para além de ser um verdadeiro engenheiro destas (e outras) coisas.


Aqui vos deixo a resposta dele sobre o assunto (escrita usando o Acordo Ortográfico):

Ora caso não saibas, e muita gente não sabe, o Brasil a par com a Espanha é dos países onde se toca mais e desenvolve mais guitarra com o aspeto típico da Guitarra Clássica (Vou chamar a guitarra com este aspeto físico Guitarra Universal).

Na Espanha para além da guitarra Universal ser utilizada na música erudita com grandes escolas (incluindo os maiores “astros” que fizeram da guitarra o que ela é hoje no panorama da música erudita: o Andrés Segóvia e o Narciso Yepes sem os quais a guitarra seria considerado um “instrumento de brincar” em termos da musica erudita) a Guitarra Universal paralelamente é utilizada num género mais popular e identificativo da tradição Espanhola chamado Flamenco (cujo maior mestre de sempre é Paco de Lucia).

No Brasil passa-se o mesmo para além ter uma excelente escola de grandes nomes da guitarra erudita e um dos mais conhecidos e tocados compositores de Guitarra Clássica de sempre cujos seus estudos por exemplo são uma autentica revolução e tratado da técnica guitarrística atual: Heitor Villa Lobos.

Eles têm uma música popular tradicional chamada “Choro” de onde provêm uma fonte enorme de guitarristas, as guitarras de 7 cordas provêm desta vertente da música popular brasileira. Depois há toda uma mistura de influências em guitarristas e compositores que vão do erudito ao popular com uma riqueza de ritmos harmonias técnicas inovações que é uma coisa do outro mundo (misturam o Choro, Samba, Jazz, musica Erudita, etc…) cujos seus maiores nomes são (Bandon Powel, Raphael Rabello e recentemente Yamandu Costa).

Os dois últimos utilizam a guitarra com 7 cordas também porque é uma marca que faz a diferença mostrando que é música popular brasileira (é uma boa forma de exportar o conceito). Ora a única diferença em termos práticos é que tem exatamente as mesmas cordas das guitarras universais mas foi acrescentada uma corda mais grave (afinada normalmente em do, la ou si) para permitir facilitar tocar melodias acompanhadas de linhas de baixo mais elaboradas e fazer acordes de forma mais versátil enquanto simultaneamente se fazem ritmos e melodias. Portanto permite ainda mais versatilidade relativamente à guitarra universal.

Apenas acrescento que estes guitarristas de caris mais popular (Quer Espanhóis quer Brasileiros) normalmente descuidam mais o som e o rigor do tempo e das notas perfeitas e seguem mais o instinto comparando com os Guitarrista Clássicos, no entanto por outro lado desenvolvem técnicas de tocar completamente inovadoras pois estão num meio mais propício a isso e a sua forma de estar é muito mais experimental.


Nota: Algumas ideias acima expostas reflectem a opinião do autor e não são verdades absolutas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade