segunda-feira, maio 07, 2012

Nouvelle Révolution?

Ontem a França escolheu a mudança. Este país responsável por tantas outras revoluções científicas, ou mudanças de paradigma, como a Revolução Francesa e o Maio de 68, palco de tantas batalhas ao longo da história da Europa (e consequentemente do Mundo) será de novo um actor principal numa verdadeira mudança de ideologias, ou estaremos apenas a assistir a uma mudança do nome do ocupante do Palácio do Eliseu?

Sinceramente não posso afirmar, nem conheço muito bem François Hollande para ter ideia do que ele pensa. O que eu sei é que os últimos anos, com crise financeira a levar a crise mundial que sobretudo abalou a Zona Euro e a Europa unida em geral, mostraram-me que existe algo de muito errado no modo de se gerir empresas, finanças e países. Crises são cíclicas é verdade, mas parece-me que nos dias de hoje as ideologias de gestão, que parecem ser as mesmas quer a nível de negócios quer de governação politica, esgotaram-se e só levam a uma repetição de episódios de crise cada vez mais frequentes.

Eu acho que o tempo é agora de aparecer uma mudança de paradigma e deixar-mos de repetir os mesmos erros dos últimos tempos. Como disse em tempos o meu amigo Baltazar, não exactamente por estas palavras: São os gajos que nos levaram à crise que dizem que vão tirar-nos dela.
Bem, um deles já não vai fazer mais nada em relação a isso (acho eu!).

A França foi o primeiro país que no pós-crise votou mudança em condições normais. Hollande promete muito, mas arranca logo com as mãos atadas (já foi convocado pela Madrinha Merkel e tudo!). Pode no entanto assentar as fundações da mudança. E o que a sua eleição e posterior governo podem levar é uma verdadeira revolução à grande e à francesa, daquelas bombásticas, caso as promessas caiam em saco roto.
E essa revolução, tal como as outras que mencionei, terão eco em toda a Europa e Mundo.
Por isso mesmo é que ontem em plena Praça da Bastilha se agitavam bandeiras francesas, polacas, romenas, egípcias, etc... O Mundo está de olhos postos na França. E eu também.

1 comentário:

  1. olá vim cá a convite da Angela minha a miga e conterranea
    kis .=)

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade