terça-feira, maio 19, 2015

A culpa disto tudo

Há uns dias o meu amigo Daniel mencionou esta notícia sobre o tamanho maior dos próximos boletins de voto. Nalguns casos (só alguns porque nem todos os partidos concorrem a todos os círculos) será maior que uma folha A4.
Depois da minha experiência de voto aqui o ano passado, isso nem me chocou nada. A imagem que está aqui é reciclada de outro artigo sobre o tema, e é do boletim de voto das eleições municipais aqui. Cada parte dobrada é quase do tamanho A4 por isso este boletim é maior que A3.

Mas não é do tamanho que queria falar. O boletim do voto ser maior é porque nas próximas eleições legislativas não vão faltar alternativas para votar em alguém diferente e mudar o poder instalado.
Mas como até tem sido vaticinado, e as sondagens assim o indicam, nada vai mudar e tudo vai ficar na mesma. A abstenção será enorme, como tem sido apanágio, e os mesmos de sempre terão a fatia maior, bem maior, do bolo que sobra. As dezenas de partidos que enchem o boletim de votos maior de sempre vão lutar pelas migalhas e mais de metade irão desaparecer com o tempo, como já aconteceu em anos passados.

Mas pelos vistos a culpa disto tudo é o futebol e sobretudo do Benfica ser campeão e dos benfiquistas festejarem. Como festejam mesmo em tempos de crise, são barulhentos e efusivos (alguns por demais) e são muitos, é a prova clara que justifica o porquê do país estar mal. Só querem saber da bola e só se manifestam (apesar de manifestação de júbilo ser diferente de manifestação reivindicativa) por causa dela, e não querem saber de mais nada. São eles os responsáveis pelo estado das coisas, apesar do país já ter ficado mal nos (muitos) outros anos em que outros foram campeões e outros encheram as ruas para celebrar vitórias, mas nesse caso a culpa é na mesma dos benfiquistas porque ficavam tristes e reclamavam de terem sido roubados.
Se ao menos metade destes benfiquistas ligassem alguma coisa ao país e à política, há muito que Portugal estaria no topo.

Somos um país de problemas profundos e diversos mas com causas simples e simplistas.

PS1 - Eu não tenho dúvidas que alguns dos que criticam os tristes que só se manifestam por causa da bola e ficam contentes desde que o Benfica seja campeão também não fazem nada para mudar e tirando partilhar publicações no Facebook também não se manifestam por motivos mais nobres; mas como não são benfiquistas ou doentes da bola, não são (também) parte do problema...

PS2 - Este texto não está nada relacionado com os actos de vandalismo, violência e furto perpetuados por adeptos benfiquistas no Domingo e refere-se apenas às demonstrações de júbilo e respectivas críticas directas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade