segunda-feira, dezembro 08, 2014

O indicador de dia de feriado

Para quem vive noutro país, os feriados em Portugal muitas vezes passam em claro. Ou uma pessoa só se lembra deles a meio do dia ou depois.
Curiosamente existe um indicador quase infalível para se notar que deve ser dia de feriado em Portugal. A actividade online (IM's ou redes sociais) é muito mais reduzida em dias de feriado. Se isto não bastar para sugerir a ideia que os nossos amigos, familiares, conhecidos que lá deixamos estão a gozar o feriado é esperar pelas fotos ou em casa ou fora de casa durante o dia, confirmando que não estão a trabalhar (ou estudar) como seria habitual.

Não deixa de ser curioso que uma actividade pessoal, que se deveria fazer no nosso tempo livre, é sobretudo feita durante o expediente. Dias de trabalho normal, são cheios de actividade nas redes sociais e as pessoas estão ligadas em IMs. Dias de feriado a malta tem mais que fazer, sobretudo num que calha a uma segunda e significa fim-de-semana prolongado.

Eu não estou aqui a tentar dar lições de moral. Para que eu note que o Facebook está calmo, eu também tenho de lá ir, e várias vezes ao dia. E estou a escrever isto ainda no local de trabalho. Eu faço o mesmo que os outros. E agora que sou pai, muitas noites e muitos fim-de-semana completos têm passado que nem me ligo à net, portanto o tempo livre e pessoal é usado para coisas importantes (passar em família ou tratar de todas as coisas que precisam de ser tratadas e não aparecem feitas) e durante o trabalho, essa coisa trivial e chata, é que aproveitamos para ver o que os outros andam a fazer, e conversar com os amigos.

E por isso é que em dias de feriado num país, ou países pois há feriados comuns a vários, quem está a trabalhar e por isso sempre ligado nas redes, nota menos actividade e recebe menos notificações.

Não sei se Portugal é um dos países onde se notará mais este fenómeno, uma vez que em Portugal notamos certos exageros comportamentais, mas de maneira nenhuma é exclusivo (como certos moralistas afirmam, que os portugueses ou malta do sul da Europa são pouco profissionais) porque também com gente daqui noto isso e muitas pessoas, de várias nacionalidades, consultam e actualizam as redes sociais durante o horário de trabalho.

Mas pronto, apeteceu-me escrever esta baboseira, e se calhar já não é a primeira vez que escrevo sobre esta coisa.
Para além das actividades do Facebook e ligação nos IMs, eu tenho outro método para detectar feriados, mas aplicado mais especificamente a França. O facto de não ter respostas algumas dos meus clientes e um dia mais calmo. Curiosamente hoje também foi um desses dias apesar de não ser feriado em França...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade