terça-feira, dezembro 30, 2014

É um estrondo

Como disse há 2 dias, agora é uma altura barulhenta pois esta malta daqui, que gasta fortunas em fogo de artifício e petardos para a passagem de ano, gostam de testar ou simplesmente arrebentar alguns nestes dias que antecedem a grande festa.

Pensei que já tinha descrito a passagem de ano aqui na Holanda. Pesquisei aqui no blog e no Facebook mas não encontrei nada.
Bem, faço uma pequena descrição: a passagem de ano aqui é levada muito a sério. Não costuma haver grandes espectáculos de pirotecnia organizados pelos municípios, mas são os próprios cidadãos que os fazem. Como disse eles gastam fortunas e nas 12 badaladas é toda a gente a largar foguetes por todo o lado. Literalmente, todo o lado. Em 2012 passamos com amigos numa casa bem perto do centro de Amesterdão e subimos ao terraço e dava para ver, era fogo de artifício por cima de toda a cidade. E a durar à vontade mais de 30 minutos. Acabava num lado já estava outro a aparecer mesmo ao lado. Daí eu ter escrito que é o maior fogo de artifício desordenado de que tenho conhecimento. Na realidade é um caos. Mas para além do verdadeiro fogo de vista, rebentam petardos por todo o lado. E então nestes dias tem alturas que parece que estamos no Iraque, Síria ou mesmo Faixa de Gaza. Ouvem-se "tiros" e explosões que apesar de espaçadas são constantes. Parece mesmo os gajos do Estado Islâmico e os Curdos a trocarem tiros quando vêm um inimigo do outro lado da barricada, e a mandar umas granadas e obuses de vez em quando.

Eu sempre pensei que era tudo material comprado em lojas, mas hoje a conversar com 2 colegas holandeses sobre o ter cuidado e não rebentar com dedos (é muito comum malta ficar sem alguns nestes dias) fiquei a saber que nem tudo é material de pirotecnia.
Os holandeses têm uma longa de tradição de fazerem canhões caseiros com carbid (inglês calcium carbide, em português "carbite" ou "carboneto de cálcio"). Compram isto a €5 o quilo, ou então €2000 a tonelada, e divertem-se a fazer autênticas peças de artilharia como a que se vê na foto do canto.
Acho um pouco difícil ver-se disto aqui pela cidade, mas eu vivo paredes meias com campos de cultivo e descampados portanto imagino que os maiores estrondos possam provir das experiências com carbid que estes malucos fazem.

Deixo-vos uns vídeos do YouTube de utilizações do carbid aqui na Holanda, para terem uma ideia das proporções que esta "loucura" toma.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade