terça-feira, abril 30, 2013

A Raínha não morreu, Viva o Rei!


Há um ano atrás escrevi sobre o Dia da Rainha e chegamos novamente a esta altura do ano. Só que este ano é especial, mesmo especial. Não é por ser o primeiro ano que vou poder ir assistir e participar no Dia da Rainha, mas porque será também o ultimo ano durante uma geração. É que amanhã a Rainha Beatrix transfere o trono para o seu filho mais velho, Willem-Alexander.

Portanto são 2 festas no mesmo dia. Festeja-se o Dia da Rainha, festeja-se um novo rei. Mas o que não se vai festejar é uma nova coroação. Isto porque pelos vistos o futuro Rei não consegue usar a coroa, diz que é pesada demais e não lhe serve na cabeça portanto vamos ter apenas uma investidura.

Outra curiosidade é que este será o primeiro Rei em 123 anos, pois os anteriores monarcas foram Rainhas. Mas a seguir virá novamente uma Rainha portanto os holandeses festejarão novamente um Koninginnedag (talvez daqui a 30 anos).

O mais incrível de tudo é que estes gajos estão mesmo malucos com isto. Eles já se passam com a festa normal, é a grande festa holandesa, mas este ano com mudança de monarca, o dia tem outro significado. O número de produtos cor de laranja e com referência ao novo monarca é de malucos. Até grande parte da comida virou cor-de-laranja. Amanhã será o pais todo pintado em tons de laranja.

E eu também seguirei o protocolo. Tal como no ano passado vestirei laranja mas agora vou poder andar por aí e usufruir um pouco mais desta festa. E tem que ser mesmo desta vez pois vai mudar e quase que de certeza que não gozarei mais nenhum Koninginnedag aqui, e para o ano a festa, agora Dia do Rei, passa para 27 de Abril (o aniversário dele).
Não vou é festejar em grande como muitos, porque agora a condição dela não o permite, mas saio a ganhar na mesma...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade