segunda-feira, abril 30, 2012

BaKano en de Koningin


Pois como já tinha dito ontem, hoje foi a grande festa aqui da terra das tulipas, o Koninginnedag (Dia da Rainha) onde se festeja oficialmente o aniversário da mesma, apesar dela ter nascido em Janeiro. Mas como em Janeiro não faz bom tempo, a Rainha Beatrix manteve a data da sua mãe, a Rainha Juliana, para que as pessoas pudessem vir para a rua festejar como senão houvesse amanhã, ou então fazerem do país um gigantesco vrijmarkt (feira da ladra).

O ano passado foi num Sábado, só que eu estava de cama (entre a cama e o sofá) doente com gripe e não tinha muitas forças para ir festejar (ou ver as modas). Este ano tive de trabalhar, porque temos de garantir "serviços mínimos" no nosso departamento.
No entanto estava decidido a participar dalguma maneira.

Começou de manhã ao cumprir com a regra de vestir laranja, mesmo estando fechado em casa. Na hora de almoço fomos fazer uma compra rápida. Não numa das muitas feiras ladras que existem pelas ruas fora, apesar de as termos visto, mas ao Ikea (what else?) comprar umas Billy a 1/3 do preço.
E como tinha turno até às 18:00, e depois ainda fechar as coisas e tal, só deu para sair de casa pouco antes das 18:30, rumo ao centro para tentar ver qualquer coisita.
No entanto eu tinha um plano, talvez um pouco imprudente tendo em conta o dia, mas que eu achei que funcionaria: pegar no carro e ir até onde não podia ir mais, estacionar onde desse e ter sorte em experimentar um pouquinho do que é este dia.

Funcionou em pleno. Com os transportes a ir por percursos diferentes do normal e com a maioria dos foliantes já mais para lá do que para cá, chegamos bem perto do centro e tentando a minha sorte, estaciono mesmo ao lado da Leidseplein. E a cereja no topo do bolo é que hoje o estacionamento em Amesterdão é gratuito.
Foi mais rápido e mais barato do que se fosse de transporte público e fiquei mais perto da acção.

Sobre a festa, já vimos o rescaldo, mas ainda muita gente na loucura. Alguns barcos também ainda andavam com musica aos berros e malta a abanar o capacete.
Uma espécie de cortejo de Queima das Fitas, mas sem cortejo e com toda uma cidade a participar por todo o lado. É mais ou menos assim o cenário com que nos deparamos.
Fica-se com uma enorme vontade de aproveitar o próximo em pleno.

Dentro de algum tempo (pouco ou muito não sei ao certo) podereis ver aqui ao lado o álbum das (poucas) fotografias que tirei nesta hora e pouco que andamos na rua...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade