terça-feira, março 05, 2013

E a seguir já é a sério

Terminaram neste passado fim de semana os testes da nova temporada de Formula 1. Depois dos testes iniciais em Jerez que analisei aqui, seguiram-se 2 sessões de 4 dias cada em Barcelona que por um lado trouxeram algumas novidades e por outro permitiram confirmar ideias retiradas após Jerez.

Antes de meter os tempos combinados, as novidades. A Mercedes continua com fome de directores e foi buscar um à Williams e outro à McLaren (que só deve no entanto começar em 2014). A Williams finalmente apresentou o seu carro para esta temporada, que tem uma traseira (motor, caixa e eixo) diferente de tudo o resto e ficamos a conhecer o plantel final (será?) de pilotos.
E aqui temos logo uma surpresa. Só faltava a Force India anunciar o seu segundo piloto, mas afinal temos 2 novos. O Luis Razia que estava confirmado na Marussia, teve uma das carreiras mais curtas da F1 de sempre (senão mesmo a mais curta) limitada a 2 sessões de treinos, pois oficialmente os seus patrocinadores não pagaram o combinado em tempo certo e como a Marussia já admitiu eles precisam de dinheiro este ano. E assim quem ficou no seu lugar foi o francês Jules Bianchi, que era esperado na Force India mas quem ficou com esse lugar foi mesmo o Adrian Sutil que assim regressa à equipa que o mandou embora no final de 2011!

E agora os tempos combinados em Barcelona:

01 - Nico Rosberg        Mercedes    1:20.130 (251)
02 - Fernando Alonso     Ferrari     1:20.494 (222)
03 - Lewis Hamilton      Mercedes    1:20.558 (230)
04 - Felipe Massa        Ferrari     1:21.266 (206) *
05 - Jenson Button       McLaren     1:21.444 (194)
06 - Nico Hülkenberg     Sauber      1:21.541 (197)
07 - Adrian Sutil        Force India 1:21.627 (171)
08 - Kimi Räikkönen      Lotus       1:21.658 (50)
09 - Paul di Resta       Force India 1:21.664 (169)
10 - Sergio Perez        McLaren     1:21.848 (201)
11 - Romain Grosjean     Lotus       1:22.188 (186)
12 - Sebastian Vettel    Red Bull    1:22.197 (165)
13 - Pastor Maldonado    Williams    1:22.305 (151)
14 - Valtteri Bottas     Williams    1:22.468 (147)
15 - Esteban Gutiérrez   Sauber      1:22.553 (191)
16 - Mark Webber         Red Bull    1:22.658 (149)
17 - Charles Pic         Caterham    1:23.115 (199)
18 - Jules Bianchi       Marussia    1:23.167 (136)
19 - Jean-Eric Vergne    Toro Rosso  1:23.223 (173)
20 - Davide Valsecchi    Lotus       1:23.448 (16)
21 - Daniel Ricciardo    Toro Rosso  1:23.628 (152)
22 - Max Chilton         Marussia    1:24.103 (202)
23 - Giedo van der Garde Caterham    1:24.235 (174)
24 - Jules Bianchi       Force India 1:25.732 (61)


Todos os tempos foram obtidos com os pneus Soft, excepto o tempo do Massa que usou Super-Soft nessa volta. O Jules Bianchi aparece 2 vezes pois ele ainda fez um dia com a Force India antes de ser anunciado que o Sutil seria o piloto deles e ele encontrar uma alternativa na Marussia.

Algumas coisas saltam logo à vista. A Mercedes recuperou bem dos 2 primeiros dias de teste em que quase não andou, para fazer muitas voltas no total, sem problemas e com tempos muito competitivos. A Ferrari não aparenta começar tão mal como no ano passado, mas também no ano passado o Alonso tinha conseguido o 2º melhor tempo dos testes em Barcelona. Parece existir grande equilíbrio entre muitas equipas, mas a Red Bull apesar do discurso optimista dos pilotos aparece apenas na 2ª metade da tabela. E o Raikkonen sabe o que anda a fazer e para além das instruções via rádio, também não precisa de fazer muitos testes :-).

Será que esta ordem reflecte o verdadeiro andamento dos carros e pilotos para o início da época? Os testes é sempre aquela incógnita e muita gente diz sempre que certas equipas escondem o jogo, andando mais devagar do que realmente podem. Sinceramente esta segunda teoria parece-me um pouco descabida, porque as equipas precisam de confirmar ideias que tenham e mesmo que algumas equipas, nomeadamente a Red Bull, não andem ao máximo, ficaria muito admirado que eles de repente em Melbourne estivessem (muito) à frente do resto do pelotão.
Mas é uma possibilidade, a Lotus por exemplo tem umas entradas de ar ao lado da entrada principal para o motor que estiveram sempre fechadas. Se elas lá estão é para alguma coisa, eu digo que para o Drag Reduction Device, e presumo que eles usarão o sistema mais tarde ou mais cedo.

Aquilo que leio dos testes é que o pelotão este ano está ainda mais renhido que no ano passado. Pelo menos no inicio. A minha previsão é que vai ser uma loucura a primeira qualificação. Demasiados pilotos com hipotese de chegar à Q3, tal como no ano passado onde chegou-se a ver pilotos com pouco mais de 1 décima de desvantagem para o melhor tempo ficarem de fora dos 10 primeiros.
A Mercedes parece mais consistente (se bem que no inicio de 2012 também estavam fortes), a McLaren está como de costume, a Ferrari parece melhor, a Lotus parece rápida mas foram dos que menos andaram (possíveis problemas de fiabilidade), a Red Bull não se pode descartar apesar dos tempos medianos, a Sauber tem um bom carro sem dúvida e eu diria que é um tanque, a Force India também ao mesmo nível e a Williams, que já tinha um carro vencedor o ano passado, terá também evoluído.

Restam 3 equipas. Olhando só para os tempos, a Toro Rosso parece ter caído, mas durante os outros dias estiveram sempre perto do resto do pelotão. A Marussia e a Caterham só conseguiram estes bons tempos no ultimo dia, portanto a minha opinião é que foram tempos de qualificação (pouca gasolina). Duvido muito que em Melbourne estejam tão perto dos outros como estes resultados aparentam, mas não deixa de ser muito interessante seguir a luta pelo 10º lugar dos construtores. Em Barcelona continou-se a ver que a Marussia está ao mesmonível da Caterham e de repente chega o Jules Bianchi que espeta quase 1s de diferença para o seu colega. A Caterham só conseguiu fugir do ultimo lugar dos tempos neste ultimo dia também, mas as prestações do van der Garde, que ainda por cima foi o piloto que causou mais interrupções nos testes, não aguram nada de bom.

Termino com a luta interna nas equipas. Parece tudo muito equilibrado na Mercedes, Ferrari, McLaren, Lotus, Force India, Williams e Toro Rosso. Destas destaco o Bottas que é um estreante (apesar de já ter testado o ano passado) e está ali taco-a-taco com o Maldonado. Também acho que o Massa continuará um passito atrás do Alonso, mas pode ser que me surpreenda.
Na Sauber em Jerez os 2 pilotos tinham estado próximos, mas agora o Hulkenberg espetou mais de 1 segundo no Gutierrez. No entanto não acho que em corrida vai haver tanta diferença. O Webber vai ter de aceitar que é apenas o número 2 e acho que este ano vai andar sempre atrás do Vettel. O Pic vai destroçar o van der Garde na Caterham e o Bianchi vai fazer o mesmo ao Max Chilton.

Entre o dia 15 e 17, de manhã bem cedinho, já teremos algumas respostas e "porrada" a sério.

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