sábado, fevereiro 09, 2013

F1 2013 - O Regresso

Fevereiro é um mês associado a Carnaval e ao Dia dos Namorados (São Valentim) para muita gente, mas para os aficionados da Formula 1, Fevereiro representa o regresso do circo e o início da nova temporada, com apresentação dos novos carros e os primeiros testes.
E esta semana concluiu-se a primeira ronda de testes, no Circuito de Jerez onde estiveram todas as 11 equipas que vão disputar esta temporada, se bem que a Williams foi a única a usar o carro de 2012, apesar de diferente em relação à ultima prova, sugerindo que pelo menos terão testado algumas soluções para 2013.

A nível de composição das equipas ainda não está tudo definido. A Force India ainda não confirmou o segundo piloto. No entanto este ano voltamos a ter um grande numero de estreantes, 5 para já e muito provavelmente um 6º na Force India (pressupõe-se que seja o Jules Bianchi).
Em termos de nacionalidades, perdemos 1 japonês (Kobayashi), 1 russo (Petrov), 1 espanhol (de la Rosa), 1 indiano (Karthikeyan) e 2 alemães (Schumacher e Glock), mas ganhou-se 1 mexicano (Gutierrez), 1 inglês (Chilton) e 1 holandês (van der Garde). Saiu 1 brasileiro (Senna) e 1 filandês (Kovalainen) mas entraram outros (Razia e Bottas) para os substituir (em equipas diferentes). Teremos 2 pilotos a menos porque a HRT foi pro galheiro e portanto falta saber que nacionalidade substituirá um dos alemães. A comprovar-se o Bianchi na Force India, teremos mais um piloto francês (há 2 anos não havia nenhum, agora poderão ser 4).

Mas vamos aos testes, com os resultados acumulados dos 4 dias:

01 - Felipe Massa        Ferrari     01:17.879 S (64 + 78 + 85)
02 - Kimi Räikkönen      Lotus       01:18.148 S (40 + 83)
03 - Jules Bianchi       Force India 01:18.175 S (56)
04 - Romain Grosjean     Lotus       01:18.218 S (54 + 95)
05 - Sebastian Vettel    Red Bull    01:18.565 H (102 + 96)
06 - Esteban Gutiérrez   Sauber      01:18.669 S (110 + 142)
07 - Jean-Eric Vergne    Toro Rosso  01:18.760 S (85 + 92)
08 - Nico Rosberg        Mercedes    01:18.766 M (14 + 148)
09 - Jenson Button       McLaren     01:18.861 H (37 + 83)
10 - Lewis Hamilton      Mercedes    01:18.905 M (15 + 145)
11 - Sergio Perez        McLaren     01:18.944 M (81 + 98)
12 - Paul di Resta       Force India 01:19.003 S (89 + 95 + 7 + 49)
13 - Daniel Ricciardo    Toro Rosso  01:19.134 M (70 + 83)
14 - James Rossiter      Force India 01:19.303 S (19 + 42)
15 - Mark Webber         Red Bull    01:19.338 M (73 + 101)
16 - Nico Hülkenberg     Sauber      01:19.502 M (79 + 99)
17 - Valtteri Bottas     Williams    01:19.851 S (86 + 92)
18 - Pedro de la Rosa    Ferrari     01:20.316 M (51)
19 - Pastor Maldonado    Williams    01:20.693 M (84 + 71)
20 - Charles Pic         Caterham    01:21.105 S (57 + 109)
21 - Luiz Razia          Marussia    01:21.226 M (31 + 82)
22 - Max Chilton         Marussia    01:21.269 S (29 + 78)
23 - Giedo van der Garde Caterham    01:21.311 M (64 + 88)


* adicionada a informação sobre os pneus usados na melhor volta (S - Soft, M - Medium, H - Hard)

Para esclarecer qualquer dúvida, o James Rossiter e o Pedro de la Rosa são pilotos de testes e oficialmente participaram nos mesmos para comparar o carro com o simulador, pois durante a época eles irão trabalhar sobretudo no simulador para as revistas respectivas equipas.

Como sempre em testes sobretudo os primeiros da época, não se pode fazer comparações directas pois não se sabe a quantidade de combustível nos carros (peso) assim como alguns tempos são obtidos com pneus diferentes, sem se saber com 100% de certeza qual o que se estava a usar. Do que depreendi dos comentários às sessões de teste, os 4 melhores tempos da semana foram obtidos com pneus macios (Soft) e o Vettel e o Button terão obtido os seus melhores tempos com os duros (Hard) que são teoricamente menos performantes. O tempo do Button foi considerando pelo Massa como impressionante pois foi obtido logo no primeiro dia com pneus duros e a pista em condições longe das ideias, mas não deixa de ser curioso que na outra sessão de testes que fez o Button não tenha batido o seu próprio tempo.

Assim sendo a Ferrari fica com o melhor registo, o único na casa do segundo 17, enquanto a Lotus (acabou em primeiro em 2 das 4 sessões) parece ter um carro performante. Comenta-se que a Red Bull está muito forte devido ao tempo obtido com pneus duros, mas as marcas do Webber até desiludem um pouco.
A Williams usou o carro de 2012 e só ficou à frente do pelotão lento (agora apenas Caterham e Marussia) que parecem estar com andamento muito semelhante. Considerando que a Marussia vai usar pela primeira vez o KERS esta temporada e ambas equipas têm novas duplas de pilotos (apesar do Pic ser o único repetente no pelotão), antecipa-se uma luta interessante na cauda do pelotão pelo 10º lugar nas equipas (que dá direito a prémios monetários).
Interessante ver o equilibrio nos tempos entre colegas de equipa na Lotus, Mercedes, McLaren, Caterham e Marussia. E interessante também ver que na Sauber e Williams os novos pilotos fizeram melhor tempo que os "veteranos". Na Sauber o Hulkenberg é novo na equipa mas não é rookie, mas o Gutierrez sendo um rookie ja era piloto de testes da equipa. Caso se confirme o Bianchi na Force India, será mais um caso em que o rookie bateu o colega mais experiente de equipa.

A nível de quilometragem (número de voltas completas dadas) por equipa, uma forma de validar robustez ou fiabilidade dos carros, temos o seguinte:
Sauber (430), Red Bull (372), Toro Rosso (355), Mercedes (322), Caterham (318), McLaren (299), Force India (296), Ferrari (278), Lotus (272) e Marussia (220).
Não conto a Williams porque usou o carro do ano passado.
É curioso que a Mercedes que devido a problemas fez apenas 29 voltas nos 2 primeiros dias, não teve quaisquer problemas nos 2 seguintes tendo sido a 4ª equipa a fazer mais voltas completas, mas a Sauber parece ter um carro bastante robusto que permitiu cumprir o programa mais alargado e por boa margem. A McLaren teve problemas no primeiro dia, a Ferrari teve um incêndio no último com o de la Rosa ao volante, a Lotus teve um programa reduzido no primeiro dia do Kimi (3º dia) devido ao banco mal ajustado e a Marussia tb sofreu falhas mecânicas nos 2 primeiros dias, tal como a Mercedes.

Concluido portanto a primeira ronda de testes, a coisa parece equilibrada. Ninguém parece ter descoberto um segredo, como aconteceu com Brawn em 2009, e mostrar-se muito mais rápido. A Ferrari não parecia ter nenhum andamento especial mas o Massa fez o melhor tempo. A Lotus registou sempre tempos no topo da tabela com ambos os pilotos, mas com os pneus Soft, ao passo que a Red Bull e McLaren terão feito os melhores tempos com os Hard, sugerindo que podem fazer muito melhor com os Soft. O Jules Bianchi fez um belo tempo, mas dizem que foi claramente com pouco combustível.
A Lotus não usou o Drag Reduction Device, chamado este ano simplesmente de Device e que é permitido pelas regras, que poderá ser o ingrediente secreto desta temporada. A sua não utilização nos testes pode querer dizer que eles ainda não acertaram com a coisa, que não querem abrir o jogo logo no inicio, ou simplesmente porque queriam avaliar primeiro o novo carro e agora nos próximos testes verem então o que é que o Device pode valer.

A segunda ronda de testes, agora em Barcelona, só começa dia 19, e já teremos todos os 11 carros de 2013 em pista, e espera-se também já saber quem será o 22º piloto do pelotão.

3 comentários:

  1. É verdade. As sessões de teste são marcadas pela ausência de gaijedo (que costuma abundar durante os fds de Grande Prémio).
    Poderiam aproveitar as mesmas para fazerem audições às pit-babes e uns test-drives (com direito a vídeos) tb...

    ResponderEliminar
  2. Adicionei a informação sobre os pneus usados (S - Soft, M - Medium, H - Hard) na melhor volta, obtida num outro site

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade