Fevereiro é um mês associado a Carnaval e ao Dia dos Namorados (São Valentim) para muita gente, mas para os aficionados da Formula 1, Fevereiro representa o regresso do circo e o início da nova temporada, com apresentação dos novos carros e os primeiros testes.
E esta semana concluiu-se a primeira ronda de testes, no Circuito de Jerez onde estiveram todas as 11 equipas que vão disputar esta temporada, se bem que a Williams foi a única a usar o carro de 2012, apesar de diferente em relação à ultima prova, sugerindo que pelo menos terão testado algumas soluções para 2013.
A nível de composição das equipas ainda não está tudo definido. A Force India ainda não confirmou o segundo piloto. No entanto este ano voltamos a ter um grande numero de estreantes, 5 para já e muito provavelmente um 6º na Force India (pressupõe-se que seja o Jules Bianchi).
Em termos de nacionalidades, perdemos 1 japonês (Kobayashi), 1 russo (Petrov), 1 espanhol (de la Rosa), 1 indiano (Karthikeyan) e 2 alemães (Schumacher e Glock), mas ganhou-se 1 mexicano (Gutierrez), 1 inglês (Chilton) e 1 holandês (van der Garde). Saiu 1 brasileiro (Senna) e 1 filandês (Kovalainen) mas entraram outros (Razia e Bottas) para os substituir (em equipas diferentes). Teremos 2 pilotos a menos porque a HRT foi pro galheiro e portanto falta saber que nacionalidade substituirá um dos alemães. A comprovar-se o Bianchi na Force India, teremos mais um piloto francês (há 2 anos não havia nenhum, agora poderão ser 4).
Mas vamos aos testes, com os resultados acumulados dos 4 dias:
01 - Felipe Massa Ferrari 01:17.879 S (64 + 78 + 85)
02 - Kimi Räikkönen Lotus 01:18.148 S (40 + 83)
03 - Jules Bianchi Force India 01:18.175 S (56)
04 - Romain Grosjean Lotus 01:18.218 S (54 + 95)
05 - Sebastian Vettel Red Bull 01:18.565 H (102 + 96)
06 - Esteban Gutiérrez Sauber 01:18.669 S (110 + 142)
07 - Jean-Eric Vergne Toro Rosso 01:18.760 S (85 + 92)
08 - Nico Rosberg Mercedes 01:18.766 M (14 + 148)
09 - Jenson Button McLaren 01:18.861 H (37 + 83)
10 - Lewis Hamilton Mercedes 01:18.905 M (15 + 145)
11 - Sergio Perez McLaren 01:18.944 M (81 + 98)
12 - Paul di Resta Force India 01:19.003 S (89 + 95 + 7 + 49)
13 - Daniel Ricciardo Toro Rosso 01:19.134 M (70 + 83)
14 - James Rossiter Force India 01:19.303 S (19 + 42)
15 - Mark Webber Red Bull 01:19.338 M (73 + 101)
16 - Nico Hülkenberg Sauber 01:19.502 M (79 + 99)
17 - Valtteri Bottas Williams 01:19.851 S (86 + 92)
18 - Pedro de la Rosa Ferrari 01:20.316 M (51)
19 - Pastor Maldonado Williams 01:20.693 M (84 + 71)
20 - Charles Pic Caterham 01:21.105 S (57 + 109)
21 - Luiz Razia Marussia 01:21.226 M (31 + 82)
22 - Max Chilton Marussia 01:21.269 S (29 + 78)
23 - Giedo van der Garde Caterham 01:21.311 M (64 + 88)
* adicionada a informação sobre os pneus usados na melhor volta (S - Soft, M - Medium, H - Hard)
Para esclarecer qualquer dúvida, o James Rossiter e o Pedro de la Rosa são pilotos de testes e oficialmente participaram nos mesmos para comparar o carro com o simulador, pois durante a época eles irão trabalhar sobretudo no simulador para asrevistas respectivas equipas.
Como sempre em testes sobretudo os primeiros da época, não se pode fazer comparações directas pois não se sabe a quantidade de combustível nos carros (peso) assim como alguns tempos são obtidos com pneus diferentes, sem se saber com 100% de certeza qual o que se estava a usar. Do que depreendi dos comentários às sessões de teste, os 4 melhores tempos da semana foram obtidos com pneus macios (Soft) e o Vettel e o Button terão obtido os seus melhores tempos com os duros (Hard) que são teoricamente menos performantes. O tempo do Button foi considerando pelo Massa como impressionante pois foi obtido logo no primeiro dia com pneus duros e a pista em condições longe das ideias, mas não deixa de ser curioso que na outra sessão de testes que fez o Button não tenha batido o seu próprio tempo.
Assim sendo a Ferrari fica com o melhor registo, o único na casa do segundo 17, enquanto a Lotus (acabou em primeiro em 2 das 4 sessões) parece ter um carro performante. Comenta-se que a Red Bull está muito forte devido ao tempo obtido com pneus duros, mas as marcas do Webber até desiludem um pouco.
A Williams usou o carro de 2012 e só ficou à frente do pelotão lento (agora apenas Caterham e Marussia) que parecem estar com andamento muito semelhante. Considerando que a Marussia vai usar pela primeira vez o KERS esta temporada e ambas equipas têm novas duplas de pilotos (apesar do Pic ser o único repetente no pelotão), antecipa-se uma luta interessante na cauda do pelotão pelo 10º lugar nas equipas (que dá direito a prémios monetários).
Interessante ver o equilibrio nos tempos entre colegas de equipa na Lotus, Mercedes, McLaren, Caterham e Marussia. E interessante também ver que na Sauber e Williams os novos pilotos fizeram melhor tempo que os "veteranos". Na Sauber o Hulkenberg é novo na equipa mas não é rookie, mas o Gutierrez sendo um rookie ja era piloto de testes da equipa. Caso se confirme o Bianchi na Force India, será mais um caso em que o rookie bateu o colega mais experiente de equipa.
A nível de quilometragem (número de voltas completas dadas) por equipa, uma forma de validar robustez ou fiabilidade dos carros, temos o seguinte:
Sauber (430), Red Bull (372), Toro Rosso (355), Mercedes (322), Caterham (318), McLaren (299), Force India (296), Ferrari (278), Lotus (272) e Marussia (220).
Não conto a Williams porque usou o carro do ano passado.
É curioso que a Mercedes que devido a problemas fez apenas 29 voltas nos 2 primeiros dias, não teve quaisquer problemas nos 2 seguintes tendo sido a 4ª equipa a fazer mais voltas completas, mas a Sauber parece ter um carro bastante robusto que permitiu cumprir o programa mais alargado e por boa margem. A McLaren teve problemas no primeiro dia, a Ferrari teve um incêndio no último com o de la Rosa ao volante, a Lotus teve um programa reduzido no primeiro dia do Kimi (3º dia) devido ao banco mal ajustado e a Marussia tb sofreu falhas mecânicas nos 2 primeiros dias, tal como a Mercedes.
Concluido portanto a primeira ronda de testes, a coisa parece equilibrada. Ninguém parece ter descoberto um segredo, como aconteceu com Brawn em 2009, e mostrar-se muito mais rápido. A Ferrari não parecia ter nenhum andamento especial mas o Massa fez o melhor tempo. A Lotus registou sempre tempos no topo da tabela com ambos os pilotos, mas com os pneus Soft, ao passo que a Red Bull e McLaren terão feito os melhores tempos com os Hard, sugerindo que podem fazer muito melhor com os Soft. O Jules Bianchi fez um belo tempo, mas dizem que foi claramente com pouco combustível.
A Lotus não usou o Drag Reduction Device, chamado este ano simplesmente de Device e que é permitido pelas regras, que poderá ser o ingrediente secreto desta temporada. A sua não utilização nos testes pode querer dizer que eles ainda não acertaram com a coisa, que não querem abrir o jogo logo no inicio, ou simplesmente porque queriam avaliar primeiro o novo carro e agora nos próximos testes verem então o que é que o Device pode valer.
A segunda ronda de testes, agora em Barcelona, só começa dia 19, e já teremos todos os 11 carros de 2013 em pista, e espera-se também já saber quem será o 22º piloto do pelotão.
E esta semana concluiu-se a primeira ronda de testes, no Circuito de Jerez onde estiveram todas as 11 equipas que vão disputar esta temporada, se bem que a Williams foi a única a usar o carro de 2012, apesar de diferente em relação à ultima prova, sugerindo que pelo menos terão testado algumas soluções para 2013.
A nível de composição das equipas ainda não está tudo definido. A Force India ainda não confirmou o segundo piloto. No entanto este ano voltamos a ter um grande numero de estreantes, 5 para já e muito provavelmente um 6º na Force India (pressupõe-se que seja o Jules Bianchi).
Em termos de nacionalidades, perdemos 1 japonês (Kobayashi), 1 russo (Petrov), 1 espanhol (de la Rosa), 1 indiano (Karthikeyan) e 2 alemães (Schumacher e Glock), mas ganhou-se 1 mexicano (Gutierrez), 1 inglês (Chilton) e 1 holandês (van der Garde). Saiu 1 brasileiro (Senna) e 1 filandês (Kovalainen) mas entraram outros (Razia e Bottas) para os substituir (em equipas diferentes). Teremos 2 pilotos a menos porque a HRT foi pro galheiro e portanto falta saber que nacionalidade substituirá um dos alemães. A comprovar-se o Bianchi na Force India, teremos mais um piloto francês (há 2 anos não havia nenhum, agora poderão ser 4).
Mas vamos aos testes, com os resultados acumulados dos 4 dias:
01 - Felipe Massa Ferrari 01:17.879 S (64 + 78 + 85)
02 - Kimi Räikkönen Lotus 01:18.148 S (40 + 83)
03 - Jules Bianchi Force India 01:18.175 S (56)
04 - Romain Grosjean Lotus 01:18.218 S (54 + 95)
05 - Sebastian Vettel Red Bull 01:18.565 H (102 + 96)
06 - Esteban Gutiérrez Sauber 01:18.669 S (110 + 142)
07 - Jean-Eric Vergne Toro Rosso 01:18.760 S (85 + 92)
08 - Nico Rosberg Mercedes 01:18.766 M (14 + 148)
09 - Jenson Button McLaren 01:18.861 H (37 + 83)
10 - Lewis Hamilton Mercedes 01:18.905 M (15 + 145)
11 - Sergio Perez McLaren 01:18.944 M (81 + 98)
12 - Paul di Resta Force India 01:19.003 S (89 + 95 + 7 + 49)
13 - Daniel Ricciardo Toro Rosso 01:19.134 M (70 + 83)
14 - James Rossiter Force India 01:19.303 S (19 + 42)
15 - Mark Webber Red Bull 01:19.338 M (73 + 101)
16 - Nico Hülkenberg Sauber 01:19.502 M (79 + 99)
17 - Valtteri Bottas Williams 01:19.851 S (86 + 92)
18 - Pedro de la Rosa Ferrari 01:20.316 M (51)
19 - Pastor Maldonado Williams 01:20.693 M (84 + 71)
20 - Charles Pic Caterham 01:21.105 S (57 + 109)
21 - Luiz Razia Marussia 01:21.226 M (31 + 82)
22 - Max Chilton Marussia 01:21.269 S (29 + 78)
23 - Giedo van der Garde Caterham 01:21.311 M (64 + 88)
* adicionada a informação sobre os pneus usados na melhor volta (S - Soft, M - Medium, H - Hard)
Para esclarecer qualquer dúvida, o James Rossiter e o Pedro de la Rosa são pilotos de testes e oficialmente participaram nos mesmos para comparar o carro com o simulador, pois durante a época eles irão trabalhar sobretudo no simulador para as
Como sempre em testes sobretudo os primeiros da época, não se pode fazer comparações directas pois não se sabe a quantidade de combustível nos carros (peso) assim como alguns tempos são obtidos com pneus diferentes, sem se saber com 100% de certeza qual o que se estava a usar. Do que depreendi dos comentários às sessões de teste, os 4 melhores tempos da semana foram obtidos com pneus macios (Soft) e o Vettel e o Button terão obtido os seus melhores tempos com os duros (Hard) que são teoricamente menos performantes. O tempo do Button foi considerando pelo Massa como impressionante pois foi obtido logo no primeiro dia com pneus duros e a pista em condições longe das ideias, mas não deixa de ser curioso que na outra sessão de testes que fez o Button não tenha batido o seu próprio tempo.
Assim sendo a Ferrari fica com o melhor registo, o único na casa do segundo 17, enquanto a Lotus (acabou em primeiro em 2 das 4 sessões) parece ter um carro performante. Comenta-se que a Red Bull está muito forte devido ao tempo obtido com pneus duros, mas as marcas do Webber até desiludem um pouco.
A Williams usou o carro de 2012 e só ficou à frente do pelotão lento (agora apenas Caterham e Marussia) que parecem estar com andamento muito semelhante. Considerando que a Marussia vai usar pela primeira vez o KERS esta temporada e ambas equipas têm novas duplas de pilotos (apesar do Pic ser o único repetente no pelotão), antecipa-se uma luta interessante na cauda do pelotão pelo 10º lugar nas equipas (que dá direito a prémios monetários).
Interessante ver o equilibrio nos tempos entre colegas de equipa na Lotus, Mercedes, McLaren, Caterham e Marussia. E interessante também ver que na Sauber e Williams os novos pilotos fizeram melhor tempo que os "veteranos". Na Sauber o Hulkenberg é novo na equipa mas não é rookie, mas o Gutierrez sendo um rookie ja era piloto de testes da equipa. Caso se confirme o Bianchi na Force India, será mais um caso em que o rookie bateu o colega mais experiente de equipa.
A nível de quilometragem (número de voltas completas dadas) por equipa, uma forma de validar robustez ou fiabilidade dos carros, temos o seguinte:
Sauber (430), Red Bull (372), Toro Rosso (355), Mercedes (322), Caterham (318), McLaren (299), Force India (296), Ferrari (278), Lotus (272) e Marussia (220).
Não conto a Williams porque usou o carro do ano passado.
É curioso que a Mercedes que devido a problemas fez apenas 29 voltas nos 2 primeiros dias, não teve quaisquer problemas nos 2 seguintes tendo sido a 4ª equipa a fazer mais voltas completas, mas a Sauber parece ter um carro bastante robusto que permitiu cumprir o programa mais alargado e por boa margem. A McLaren teve problemas no primeiro dia, a Ferrari teve um incêndio no último com o de la Rosa ao volante, a Lotus teve um programa reduzido no primeiro dia do Kimi (3º dia) devido ao banco mal ajustado e a Marussia tb sofreu falhas mecânicas nos 2 primeiros dias, tal como a Mercedes.
Concluido portanto a primeira ronda de testes, a coisa parece equilibrada. Ninguém parece ter descoberto um segredo, como aconteceu com Brawn em 2009, e mostrar-se muito mais rápido. A Ferrari não parecia ter nenhum andamento especial mas o Massa fez o melhor tempo. A Lotus registou sempre tempos no topo da tabela com ambos os pilotos, mas com os pneus Soft, ao passo que a Red Bull e McLaren terão feito os melhores tempos com os Hard, sugerindo que podem fazer muito melhor com os Soft. O Jules Bianchi fez um belo tempo, mas dizem que foi claramente com pouco combustível.
A Lotus não usou o Drag Reduction Device, chamado este ano simplesmente de Device e que é permitido pelas regras, que poderá ser o ingrediente secreto desta temporada. A sua não utilização nos testes pode querer dizer que eles ainda não acertaram com a coisa, que não querem abrir o jogo logo no inicio, ou simplesmente porque queriam avaliar primeiro o novo carro e agora nos próximos testes verem então o que é que o Device pode valer.
A segunda ronda de testes, agora em Barcelona, só começa dia 19, e já teremos todos os 11 carros de 2013 em pista, e espera-se também já saber quem será o 22º piloto do pelotão.
Não há gajas :(
ResponderEliminarÉ verdade. As sessões de teste são marcadas pela ausência de gaijedo (que costuma abundar durante os fds de Grande Prémio).
ResponderEliminarPoderiam aproveitar as mesmas para fazerem audições às pit-babes e uns test-drives (com direito a vídeos) tb...
Adicionei a informação sobre os pneus usados (S - Soft, M - Medium, H - Hard) na melhor volta, obtida num outro site
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