quinta-feira, agosto 02, 2012

Pontes é que é!

A Câmara Municipal de Aveiro tem um plano. Parece que não mas eu descobri que tem mesmo. Um plano para o futuro da cidade, quiçá mesmo do país e do mundo. E esse plano inclui pontes, muitas, e rasgar novos caminhos.

O nome do plano poderia ser "Pontes e Novos Caminhos para o Futuro" mas por alguma razão o nome de código disto é, ao estilo militar, Operação Arruinar.

Sinceramente não sei ao certo a ideia. Uma vez que as pontes projectadas são pedonais (ponte sobre o canal central junto ao Rossio, e ponte entre o jardim da Baixa de Santo António e o parque Infante D. Pedro) consigo ver o pensamento inovador do executivo, o futuro do mundo é sem carros.
Mas por outro lado decidem cortar ao meio o jardim do Alboi para abrir novas passagens para os carros (quer dizer evitar que os carros façam mais uns metros para contornar o mesmo).
Outro possível objectivo do executivo é de alguma forma meter Aveiro nos recordes do Guiness por ser a cidade com mais pontes pedonais por quilómetro quadrado.
Ou então querem compensar os habitantes pela perda de pontes nos feriados com pontes a sério que eles podem atravessar e relembrar os velhos tempos em que gozavam de descanso nos dias de ponte.
Fico na dúvida...

Dúvidas não tenho em relação ao nome de código da operação. É mesmo bem escolhido porque arruinar é precisamente o que estes projectos fazem. Arruínam as já arruinadas contas do município, arruínam o ambiente urbano pois o pequeno Jardim do Alboi vai-se e o Rossio nunca mais será o mesmo (para não dizer que deve ainda continuar a estar inacessível devido aos preparativos para a obra) e arruínam 14 postos de trabalho e um dos míticos spots de Aveiro, o Drinks que pelos vistos tem de fechar para esta nova ponte pedonal que só tomei conhecimento nos últimos dias.

Admito que aguardo com alguma expectativa qual o próximo local escolhido para arruinar com uma ponte pedonal qualquer que na realidade ninguém precisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade