quinta-feira, março 11, 2021

Festival da Canção


Não me lembro a última vez que vi um Festival da Canção (o da RTP) completo. Nem tampouco um Eurofestival, que em 2017 segui com bastante interesse e havia uma thread no Facebook com tugas daqui da Holanda a comentar e eu participei nessa "conversa" mas nem sei se vi o festival completo.
Seja como for, nesta segunda-feira voltei a falar sobre o Festival da Canção com a terapeuta que me fez uma Avaliação (Neuro)Psicológica, pois na semana anterior tínhamos falado do tema devido a ela me ter dito a palavra Balada e eu associado logo à canção "Esta balada que te dou".
E porque tinha visto reações à vitória dos The Black Mamba e o facto da canção ser em inglês...

Curioso, fui ouvir primeiro a canção vencedora e depois usei esta playlist para ouvir todas as 10 finalistas.
A canção dos The Black Mamba não é má e a mim não me faz espécie alguma que seja em inglês. É verdade que cantando em Português mantém-se um traço mais próprio, mas o recurso ao inglês nos dias de hoje permite que (quase) toda a gente em (quase) todo o lado perceba a letra e assim avaliar também nesse sentido. Mas admito que depois de ouvir (1 vez apenas) todas as outras 9, gostei mais de outras 4.

A canção que mais gostei foi a #3:

Seguida da #9:

Da #5:

 E finalmente da #8:


Uma coisa que todas estas 4 músicas têm em comum, é um estilo um pouco mais melancólico. E em comum com a canção vencedora é que se ouvíssemos na rádio talvez nem desconfiássemos serem canções do Festival da Canção.
Mas apesar de ter gostado mais destas 4 músicas, que estão todas em Português, até percebo a escolha da "Love is on my side" pois é, no meu entender, melhor nalguns critérios importantes: é uma banda a tocar que para mim parece sempre mais autêntico (acho que o facto de eu mesmo ter tocado numa banda e por norma valorizar mais bandas do que artistas a solo contribui muito para esse sentimento) e a prestação vocal é mais notória; não que os outros intérpretes cantem mal, mas nos The Black Mamba a voz tem mais projeção, o timbre parece ser mais distinto, logo sobressai mais.
E é por isso que mesmo não sendo a canção que mais gostei, nada tenho contra a sua vitória no Festival da Canção.

Prognósticos para o EuroFestival? Isso só no fim de todos cantarem, se chegar a ver na televisão...

PS - Só agora a escrever este texto reparei que apenas vi os vídeos das semifinais (excepto a canção vencedora que fiz da semifinal e a da final) logo a minha escolha poderia ser diferente em relação à final (o que conta). Se por ventura a prestação de qualquer um destes 4 na final foi diferente, por exemplo um dos intérpretes ter desafinado (pode acontecer mas o nível dos mesmos sugere o contrário) esta lista teria outra ordem e mesmo outra composição...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade