segunda-feira, fevereiro 26, 2018

O mundo é pequeno ... ou o espelho da globalização


Costuma-se dizer como o mundo é pequeno quando se descobre que alguém conhece outrem em determinada parte do mundo onde mora um terceiro. Ou coisa parecida. Para mim o mundo desde há alguns anos é mesmo pequeno sobretudo porque a globalização, para mim o caminho natural do desenvolvimento humano, nos leva a conhecer no dia-a-dia pessoas de todo o lado.
Mas foi a comentar uma publicação de uma página (de um blog, parece-me) duma mãe internacional que me saiu um belo exemplo da globalização, ou de como o mundo é pequeno.

Tudo começou com a partilha de um artigo a recomendar que casais com filhos visitem Karlsruhe na Alemanha e a minha colega Tine está lá a morar, por isso comentei isso mesmo. A autora da página, que também lá mora respondeu com "Mundo pequeno" e eu lembrei-me de que é muito mais do que apenas conhecer uma outra pessoa que mora na mesma cidade.

É que a Tine é dinamarquesa e está casada com um alemão, que agora está a trabalhar na Suíça (Basileia). Eu conheci a Tine aqui em Amesterdão pois trabalhamos juntos, quando vim trabalhar para uma empresa norte-americana porque sei falar Francês. Ela oficialmente ainda está baseada aqui, mas trabalhamos os 2 para uma empresa indiana (que substitui a norte-americana). Apesar de estar em Karlsruhe a residência oficial da Tine é em Haia, na mesma casa do Jürgen, um colega nosso alemão que chegou hoje da Africa-do-Sul pois é casado com uma sul-africana. Têm uma filha em comum que nasceu na Holanda mas ela fala sobretudo Inglês. O Jürgen na Africa-do-Sul ficou a conhecer fígado piri-piri, e o nome da página (e blog) de onde surgiu este comentário (que agora elaborei mais um cadinho) é The piri-piri lexicon

PS - eu fiquei a conhecer o blog por intermédio de uma polaca...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade