sexta-feira, julho 01, 2016

Sobre o Cristiano Ronaldo no Euro 2016


Escrevi o seguinte texto no Facebook, depois de ler comentários e reacções ao jogo de ontem, juntado à minha vontade de partilhar o que sinto sobre ele e a sua prestação até agora durante o Euro 2016.
Deixo agora aqui na íntegra, sobretudo para manter um registo para uma ocasião futura.

Quem me conhece sabe que eu não sou de atacar o Cristiano Ronaldo e enerva-me até a perseguição que lhe é movida por tanta gente (portugueses e estrangeiros). Mas eu percebo alguns comentários menos abonatórios sobretudo depois do jogo de ontem, porque eu também os tenho, mesmo que os guarde só para mim.
Mas o problema neste caso é que todos nos habituamos a um nível muito elevado no Cristiano Ronaldo. Ele joga muito, marca muito, resolve muito. Por isso ficamos admirados, e tristes também, quando ele falha mais que o normal em determinado jogo.
Aqueles 3 ou 4 lances perigosos que ele falhou, um deles já perto do final do jogo que em condições normais ele resolve, são uma aberração e como todos os olhos estavam nesse jogo, é normal que se comente.
Se fosse o Éder a fazer o mesmo que ele fez "ninguém" criticava pois era o esperado dele...
E se nós ficamos lixados, desapontados, tristes ou até zangados com os erros e falhanços do Ronaldo é completamente visível que ele o fica também e muito. O Ronaldo joga num nível muito superior aos demais e exige isso dele próprio. As expressões "curiosas" que ele faz não é por ser arrogante é porque ele é o primeiro a ficar f***ido.

Isto não é um crítica ao CR7. É uma opinião baseada numa actuação uns furitos abaixo daquilo que ele nos habituou e daquilo que nós esperamos dele. Mas o futebol é um jogo de equipa, e não podemos contar sempre que o Ronaldo carregue sempre a equipa nos ombros. Já muito ele faz, pois mesmo quando está mais "apagado" ele continua a ser sempre o alvo da atenção dos defesas adversários o que permite a outros jogadores de terem espaço.
Mesmo ontem, que "desiludiu", ele ainda veio atrás defender, conduziu jogo, esteve presente ... e foi marcar o primeiro penalti talvez para acalmar e dar confiança aos colegas! E não falhou nesse momento importante!

Para mim é uma bênção e um honra termos o Cristiano Ronaldo a vestir a nossa camisola, mesmo que ele esteja mais perdulário, pois a qualquer altura ele marca golos (como contra a Hungria) ou corre 80 metros como ninguém para ser peça chave do golo da vitória (contra a Croácia).
Mantenho a confiança que o Ronaldo vai ser fulcral nos próximos jogos, mas se não for também não perderei o respeito e admiração que lhe tenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade