sexta-feira, março 18, 2016

Uns a acabar, outros a começar

É curioso que nos últimos anos nem ligo muito a desporto durante o Inverno e passo a maioria da época futebolística desinteressado, mas chega-se a esta altura e o interesse aumenta. Não só pelo futebol como por outros desportos.
É que a temporada futebolística está na recta final, com os finais dos campeonatos e ligas europeias a aproximar-se. E por outro lado arrancam outras temporadas como os desportos motorizados, nomeadamente a Formula 1, mas também o ciclismo.

Focando-me em 2 modalidades, o futebol e a Formula 1 que são os que eu costumo falar mais, deve ser sempre por estes meses, Março a Maio que eu dedico mais tempo a eles.
Todos os anos quando começa a época futebolística eu interesso-me pouco mas a chegar ao fim fico entusiasmado por saber o que vai acontecer, sobretudo se o Benfica ainda estiver na luta por algum troféu.
E inversamente, todos os anos quando começa a temporada da F1 eu estou muito interessado para saber que novidades vamos ter e curioso com o que pode acontecer, mas conforme a temporada avança e começo a perder corridas, o interesse também diminui porque as surpresas também se esfumam.
O curioso é que se em termos de calendário desportivo o meu interesse é em fases opostas, a nível de calendário anual coincidem nos mesmos meses.

Daqui a menos de 3 horas os monolugares vão começar a época oficial, com os primeiros treinos livres na pista de Melbourne. É sempre interessante porque é mais a sério do que os testes realizados há umas semanas mas só mesmo no Sábado, durante a qualificação e depois na corrida é que se vai saber em que ponto estão uns e outros.
Esta fase é sempre boa para mim pelas razões acima apontadas mas também porque as corridas são para o Oriente o que me permite ver as corridas sem problema devido ao horário a que são transmitidas.
Depois começa a temporada europeia, com as corridas às 14:00 de Domingo, o que choca com planos de actividades em família e o facto de não poder ver as corridas todas (e me esquecer de gravar) contribui para a perca de interesse, para além da estabilização dos resultados.

Mas esta semana acabou mais uma jornada das competições Europeias. O Benfica já tinha jogado na semana passada mas o Braga foi só esta noite.
Queria dizer umas palavras sobre o estado actual das competições que envolvem clubes portugueses, tal como nas 2 últimas publicações sobre a bola e quis esperar para ver o que acontecia.
E não é que o Braga ganhou por 4-1 e eliminou o Fenerbahçe, depois de perder a primeira mão? Fantástico!
Em Dezembro, depois da fase de grupos, escrevi que o FC Porto e Sporting tinham boas hipóteses de fazer uma boa prestação na Liga Europa, e chegar mais longe que Benfica e Braga.
Afinal enganei-me. O Benfica eliminou o Zenit e chegou aos quartos-de-final da Champions e o Braga passou 2 eliminatórias estando também nos quartos da Liga Europa.
O FCP e o Sporting perderam logo nos 16-avos.
E em Fevereiro tinha escrito sobre a Primeira Liga e depois disso a coisa baralhou-se e voltou ao mesmo. O Benfica estava em primeiro nessa altura e o FCP já se considerava descartado. Mas logo a seguir o FCP derrota o Benfica na Luz e voltam os 3 clubes a ficar mais perto com o Sporting na frente.
Mas pouco depois o Sporting empata em Guimarães e a seguir perde em Alvalade para o Benfica. O Porto perde com o Braga e afinal o Benfica ficou mais em primeiro do que quando escrevi da última vez!
De certa maneira ficou provado o que tinha dito, que surpresas acontecem e as coisas mudam, apesar de neste caso terem voltado quase ao mesmo. Mas escrevi dessa vez e escrevo novamente: até ao lavar dos cestos é vindima e eu não acho que nada está decidido.
Tal como não está decidido que o Benfica ou Braga ficam-se por aqui. Sim, cada vez é mais dificil mas muita gente já não pensaria que teriam chegado aos quartos e com os bons resultados e exibições que têm feito no geral. Como dizia o Zé Nando no vídeo do YouTube, são 11 contra 11 e toda a gente quer danificar a camisola e o clube.

Agora já é oficialmente sexta-feira aqui. Afinal já falta menos de 2 horas e meia para abrirem as hostilidades em Melbourne. Não vou ver as sessões de treinos livres, mas de manhã vou logo ver o que aconteceu. Este fim-de-semana é de F1 e ninguém me vai impedir de ver, nem mesmo o puto. A Carolina já está avisada...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade