quinta-feira, dezembro 10, 2015

Coisas das bolas (europeias)

No dia 17 de Agosto, deste ano, escrevi isto no Facebook, em jeito de promessa: Por mim vou tentar a partir de agora não comentar nada esta época, a não ser jogos que veja em directo e do ponto de vista desportivo apenas. Se virem outro tipo de comentários, podem-me insultar.
Acho que tenho conseguido, tendo feito apenas 1 ou 2 comentários a resultados de jogos que estava a acompanhar mais ou menos, mas apenas a isso mesmo ao resultado. Lembro-me que fiz uma piada sobre um jogo Benfica-Sporting mas na mesma apenas relacionado com o resultado (o Benfica tinha conseguido não sofrer nenhum golo na segunda parte).

É que na verdade não tenho visto jogos de futebol de equipas portuguesas. Já vi algumas partes e costumo acompanhar os resultados em directo pela net de jogos das competições europeias mas nunca vi um jogo inteiro com atenção que me permitisse tecer comentários sobre as tão malfadadas polémicas e picardias que a malta tanto gosta de discutir nas redes sociais. Mas uma vez que a fase de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa chegou ao fim, posso fazer uma apreciação aos resultados, melhor dizendo à classificação final das equipas portuguesas.
E como não vi quase nada, só vai ser a isso mesmo, à classificação final sem ter em conta eventuais injustiças ou roubalheiras ou coisa que o valha...

Era curioso que na jornada anterior tinha verificado que o FC Porto e o Benfica estavam exactamente com a mesma prestação na Champions. Estavam ambos com 10 pontos, 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Até nos golos estavam iguais, com 9 a favor e 6 contra.
Pensei que poderiam acabar a fase de grupos também assim, tudo igual mas afinal não. Ontem na TV holandesa deram o jogo do FCP e vi que tinham perdido por 2-0 mas nem me tinha apercebido que tinham sido relegados para 3° lugar. Quando fui hoje ver se tinham os 2 clubes ficado igual como pensei é que vi com alguma surpresa que o FCP afinal foi eliminado da Champions e vai agora disputar a Liga Europa. O Benfica já tinha garantido a passagem na anterior jornada, e perdeu tal como o Porto. Mas marcou um golo, logo ficou com 1 golo a mais que o FCP (e na diferença de golos também). Afinal o clube que já vi muita gente escrever até este ano que nunca dá nada nas competições europeias vai ser o único que continua na Champions, mas isso talvez seja pior, pois basta lembrar que o Benfica chegou a 2 finais da Liga Europa mas vindo da fase de grupos da Champions. Não me admiraria que o FCP tenha uma carreira mais longa na UEFA este ano, apesar de ter feito "pior" na Champions...

Também curioso é que o Sporting conseguiu também ter os mesmos 10 pontos que os outros 2 grandes, apesar de mais golos marcados e uma fase muito mais tremida. A pouco mais de 20 minutos do fim estava mesmo eliminado, pois perdia em casa mas deu a volta e assim ficou em 2° lugar do grupo e segue em frente na prova. Mas deixou mesmo para o fim e acredito até que muita gente talvez já nem pensasse que seguiria em frente. Eu quando fui ver o resultado aos 60m pensei nisso mesmo!
Já o Braga esteve sempre por cima e acabou em 1° lugar do seu grupo com 13 pontos. Foi a equipa portuguesa com melhor prestação nestas fases de grupos, mas para todos os efeitos jogar na Liga Europa é "mais fácil" que na Champions, apesar de nem sempre ser assim e o Braga também não tem o mesmo orçamento dos 3 grandes. Por isso parabéns ao Braga pela prestação até agora.
O "Os Belenenses" também esteve em competição e ficou em último do seu grupo, mas com 5 pontos e pelo menos uma vitória. Fez melhor do que clubes com mais tradição na UEFA como Celtic, Bordéus, Rosenborg ou APOEL. Curiosamente foi a única equipa no grupo que derrotou o Basileia (que ficou em 1° lugar) e logo em casa do adversário e talvez (não sei porque não vi) lhe tenha faltado um pouco de sorte para derrotar o clube polaco que também fez 5 pontos (empataram os 2 jogos a 0-0).

Bem, agora vem a fase das eliminatórias por isso não há garantias de por quanto tempo mais teremos equipas portuguesas. Para já temos 3 na Liga Europa e 1 na Champions. Com 3 na Europa talvez tenhamos mais uma vez uma equipa portuguesa na final.
O Benfica terá a tarefa mais complicada de jogar com os melhores mas na verdade até pode fazer um brilharete. Eu sei que muitos acham que não, e muitos outros acreditam ser possível. Eu como Benfiquista estou divido mas só faço prognósticos não depois do jogo, mas depois do sorteio da próxima segunda-feira...

E em relação à promessa que fiz (que era mais para mim mesmo), acham que mantive-me fiel?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade