terça-feira, fevereiro 09, 2016

A Liga num instante


Acreditem se quiserem, mas eu esta manhã quando estava a tomar duche pensei em escrever um twit que era: "Devido a ter jogado na sexta e o Sporting apenas hoje, o Benfica foi o líder da Liga durante o fds". E teria de arranjar uma hashtag qualquer que desse a entender que era uma coisa mais cómica do que séria.
Não estava a contar que o Sporting perdesse pontos em casa, mas afinal isso aconteceu mesmo e o Benfica continuará líder pelo menos até ao Sábado (quando o SCP jogar e se souber se fez mais pontos que o Benfica para voltar à liderança).
Nada mau para uma equipa que à 8a Jornada foi descartada da luta pelo título, pois ficou a 7 pontos do líder após derrota em casa com o Sporting por 0-3, e assim ficou até ao início de Janeiro onde passou a ter apenas 4 pontos após o Sporting recuperar a liderança vencendo o FCP por 2-0. E 5 semanas depois recuperou os 4 pontos de atraso e está agora em igualdade pontual. Mas o site da Liga coloca o Benfica em primeiro porque o primeiro factor de desempate a aplicar a cada jornada, não no final da Liga, é a maior diferença de golos em toda a competição (só no final da competição é que se começa pelos pontos, diferença de golos ou golos "fora" nos jogos entre si).

Portanto o meu motivo para fazer o twit sobre o facto do Benfica ter chegado a líder durante um fim-de-semana, tem ainda mais força agora que a classificação mantém-se. É que as pessoas no futebol são muito rápidas a fazer vaticínios e a considerar isto ou aquilo arrumado, ignorando imensos exemplos ao longo da história, mais antiga ou recente, que até ao lavar dos cestos é vindima. E ainda estamos muito longe do lavar dos cestos. Já se deu o Benfica como afastado do título, já se perguntou em que jornada é que o SCP faria a festa e agora considera-se que o FCP está já afastado também. Mas para mim, apesar de improvável sobretudo porque mudou de treinador e estatisticamente uma equipa que muda de treinador a meio não costuma subir muito, o FCP ainda por ser o campeão este ano!
Surpresas acontecem de vez em quando, tal como aconteceu no Dragão este fim-de-semana, pois pouca gente pensaria possível o Arouca marcar um golo na primeira jogada do encontro logo aos 14 segundos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade