domingo, outubro 25, 2015

Estou admirado com tanta admiração


Aqui por Aveiro parece que ainda não está tudo preparado para o Horário de Inverno. E falo tanto da mudança da hora como das próprias mudanças nas horas de sol, ou falta delas neste caso.
É que aqui no bairro as luzes apagaram-se antes das 6:00, ficaram acesas as das ruas mais abaixo mas também já estão apagadas.
Percebo que a mudança da hora não seja automática nos aparelhos que controlam a iluminação pública, mas na mesma apagar as luzes antes das 7:00 nesta altura é abusar um bocadito.

Mas não é por isso que estou admirado. Estou admirado com muitas reacções que vi ao anúncio do Cavaco, que fez enquanto eu viajava para Portugal. Pois é, estou na Pátria mas é por pouco tempo. Mesmo assim como estou aqui agora tenho mais autoridade para falar destes assuntos. Não tenho, mas vamos fingir que sim, pois isso nunca foi impedimento para eu falar do que me apetecer.

Portanto o Cavaco indigitou o Passos para formar Governo. O líder da coligação que obteve mais votos nas legislativas. É verdade que depois foi anunciada outra coligação que teria maioria absoluta, mas não se apresentou como uma só entidade às eleições e parece-me que nem tem ainda acordo fechado.
Por isso qual é a surpresa, gente? O Cavaco não fez o mais normal, e até o esperado sendo ele de direita e antigo dirigente do PSD? A sério que não percebo a admiração, mesmo para quem queria que o resultado fosse diferente.
Mas isto é o mesmo que os gajos do Vianense ficarem admirado do Benfica ter ganho a eliminatória da Taça. Eles queriam ganhar, e até estiveram empatados, mas surpresa era terem ganho o gajo, não perdido que era o que "toda a gente" pensava que iria acontecer.
Tendo o Passos ganhado as eleições, por ser o líder da opção mais votada, surpresa era ele não ser indigitado, ainda mais pelo Cavaco.

Mas já consigo entender a indignação pelo que ele disse. O Cavaco admitiu que não quer dar posse à coligação de esquerda mesmo que ela se entenda a sério. Que ele pense isso também não é de admirar, e eu também fico algo nervoso por pensar em ver PCP e BE no Governo devido a algumas coisas completamente contra as minhas convicções que eles defendem, mas acho que o PR não devia ser tão radical. E também acho que mesmo não concordando, devia ser dada a oportunidade da coligação de esquerda formar Governo ... MAS ... apenas quando o Governo da coligação chumbasse na AR.
Mas entendendo a indignação por parte do discurso do Cavaco também acho que não é caso para ficarmos admirados. Volta-se ao mesmo, ele é de direita e mostrou-se sempre muito apologista, apesar de alguns recados volta e meia, das políticas actuais na Europa. É mais que normal ele mostrar-se contra quem as quer alterar.

E o Cavaco aposta naquilo que sempre foi uma possibilidade e viu-se logo nas primeiras horas após as eleições. O PS não está, ou não estava, unido numa coligação à esquerda. Tanto que até foram tornadas públicas as posições contra essa coligação. Não era de todo estranho que o Governo do Passos aguente mais algum tempo por abstenção de alguns dos deputados socialistas. Só precisam de 9 abstenções, ou 8 se o gajo dos Animais alinhar por eles, para aguentarem, seja numa Moção de Rejeição, seja na aprovação do Orçamento ou outras leis.
Eu há dias comecei a ver esse cenário a ser uma forte possibilidade, e o Cavaco que apesar de parecer morto ainda topa algumas coisas pelos vistos também.
Mas foi burro em ser tão agressivo no discurso. Por acaso concordo com o Pacheco Pereira que diz que agora os deputados socialistas que preferiam deixar passar o Governo de direita, arriscam mais em fazê-lo e talvez alinhem com o Costa. Mas a abstenção é aquela coisa, não é ser pró nem ser contra, mas tal como nas eleições acaba por ter um impacto directo.

Entretanto fez-se dia. Afinal é só mesmo o problema de não terem mudado a hora. Se ainda estivéssemos na hora antiga teriam apagado na altura certa. Mas já mudamos de hora. E temos que nos habituar. Tal como temos de habituar que um Governo diferente só quando o Marcelo chegar a Presidente e se calhar nem nessa altura (quem sabe se a coligação fica com maioria absoluta numas eleições antecipadas em 2016?)!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade