quarta-feira, setembro 02, 2015

O sono, segundo o Pai BaKano


Primeiro de tudo tenho de dizer que pelos vistos as pessoas gostam de ler os disparates que escrevo sobre o tema da parentalidade. Ou então gostam de ler a perspectiva honesta do pai, uma vez que muitas mães escrevem sobre o assunto e muita gente é politicamente correcta, ao passo que eu limito-me a escrever a minha realidade, tal como ela é, apenas com algumas figuras de estilo para adornar o texto.
Digo isto porque os artigos mais recentes sobre o tema são dos mais lidos, pelo número de visualizações. Pelo menos eram em Julho quando comecei o rascunho desta dissertação.
Mas a popularidade ou deriva do tema, da tag, ou dos títulos que arranjo que são atractivos quanto.baste. Daí ter demorado algum tempo a arranjar este, para o tema em questão.

Para contextualizar, eu não costumo escutar ou relembrar tudo o que me dizem ou tudo o que me ensinam. mas tem coisas que fixo logo e nunca mais me esqueço. Uma delas foram "as aulas" sobre o sono do bebé no curso de parentalidade que tivemos, no Centro de Saúde de Aveiro. Sobretudo porque correlacionei logo com histórias que me lembrava de antes, de colegas meus que tinham passado pela parentalidade anos antes.

A tabela em cima está em inglês, mas o que nos ensinaram no curso foi parecido. Os miúdos precisam de dormir bastante horas durante os dias. E conforme crescem, as sestas reduzem e por isso o sono à noite torna-se maior e sobretudo mais importante.
Quando eles são novos e ainda estão por casa o tempo todo, não costuma haver problema deles dormirem. O problema é os pais dormirem, porque tem bebés que acordam com frequência durante a noite. Mas não vou discutir a qualidade do sono, mas sim a quantidade. E essa é quase indiscutível. Seguido ou com quebras, as crianças até aos 2 anos precisam de dormir entre 11 e 12 horas.
MAS um dos problemas de muitos pais é que quando se regressa ao trabalho é preciso levar os mudos às 7:30~9:00 para o infantário. Para quem precisa de ir mais cedo, se o miúdo precisa de lá estar às 7:30, terá de se levantar às 6:30 ou ainda antes. Para ter dormido as 11 horas (vamos pelo valor mínimo) significa que ele deveria se ter deitado às 19:30.
E em Portugal quem vai para a cama tão cedo? Muito pouca gente diria eu. Sobretudo porque os pais vão buscar os filhos ao infantário às 18:00 ou mais tarde, até chegar-se a casa e jantar e tudo o resto já são 20:00, ou ainda mais tarde.
E depois tem ainda a fase de conviver com os filhos. Até mesmo para aqueles que deixam os filhos com os avós ou vão buscar mais cedo e estão em casa às 18:00, muitas vezes ficam acordados com os filhos, a fazer várias coisas até às 21:00, ou 22:00, ou 23:00 e por aí fora...
Diria que é comum ver crianças entre os 1 e 3 anos que vão regularmente para a cama depois das 22:00. Para dormirem as 11 horas que precisam, iriam acordar apenas às 9:00. Só que às 7:00 ou as 8:00 têm de estar acordados para irem para a creche, logo ficam a dever 1 ou 2 horas ao sono (quando não é mais).

É com isto que eu correlacionei com as histórias, sobretudo queixas, que ouvia de muita gente. de que eram sempre complicadas as manhãs com os filhos, porque acordavam rabugentos, faziam birras, etc...
E isto foi mesmo abordado pela psicóloga, que é especialista do sono dos bebés e mais tarde pelas outras enfermeiras que deram o curso.
E eu já estava cá na Holanda quando tivemos o curso, e já sabia dos hábitos daqui. Muitos miúdos aqui vão para a cama às 19:00, durante os dias normais. Obviamente às 6:00 da manhã estão prontos para começar o dia e irem para escola.
E foi assim que percebi que uma parvoíce destes gajos até era o correcto e que parvoíce existia muita em Portugal, onde não oferecemos aos nossos filhos as horas de sono que eles precisam.

É lógico que não é fácil em Portugal. Para muitas pessoas, têm de sair de casa às 7:00 e só chegam às 19:00. Fica tarefa quase impossível deitarem os filhos cedo o suficiente para eles dormirem as 11 ou 12 horas que deviam dormir.
Lembro-me que mais tarde num encontro das mães que fizeram o curso, já depois de terem os seus filhos, que uma mãe disse à Carolina que não podia deitar a criança antes das 20:00 como recomendado, porque senão o pai (marido) nunca via a filha, pois ele saía de casa antes das 7:00 e só chegava depois das 19:00. Realmente não podemos criticar isso, é preciso encontrar um equilíbrio. Infelizmente em Portugal é sempre a vida familiar e social que sofrem em detrimento da vida profissional.
Outra das vantagens de vir para aqui é que respeitam a necessidade de sair cedo, e isso até é fomentado nalguns locais, para passar tempo com os filhos.

Mas adiante, existem os casos em que é complicado implementar os hábitos de sono recomendados, por impossibilidades de horário, mas existem muitos outros em que os pais deixam os filhos ficar até tarde, ou simplesmente não se preocupam, e os miúdos acabam por dormir menos que o preciso e são rabugentos de manhã.
Muitos pais nunca souberam dos hábitos de sono pois não tiveram um curso, ou foram a um que só falava de boas vibes e boas ondas e coisa e tal. Mas alguns foram, ouviram, mas reverteram ao comportamento habitual dos portugueses que é jantar tarde, deitar tarde mas acordar cedo na mesma...

E como é com o Sebastião? O Sebastião no Inverno ia para a cama às 20:00 o mais tardar. No Verão um pouco mais tarde pois é ainda muito de dia (já está a escurecer mais cedo). Na maioria das vezes dorme as 11 horas, às vezes menos, outras mais, e acorda bem disposto. Não costuma haver problemas, apesar de não precisarmos acordar muito cedo, pois é tudo perto e quando vai a creche pode chegar até às 9:30.
Seguimos os conselhos e indicações dadas, mas não há risca. Se existe algum evento ou se tem família a visitar pode ficar até mais tarde. Não é porque tem de ir dormir que vamos recusar um convite ou deixar de fazer qualquer coisa até mais tarde. Mas isso felizmente são as excepções. A regra é ele dormir as 11 horas durante a noite.
Eu por vezes chego a casa perto das 19:00 e às 20:00 estou a leva-lo para a cama. É pouco tempo mas depois de manhã brincamos mais um pouco na vez de andarmos a correr para sair o que stressa-o também, para além de nós.
Quando chegar o tempo da escola, em que tem de entrar às 8:00 temos de ter cuidado com isto para manter o mesmo sistema de agora, dormir o suficiente.
Será que vamos conseguir ou será que vamos também queixar na altura tal como os casos que aqui mencionei? A ver vamos, mas eu estou como o Jorge Jesus, eu acardito!

Agora a curiosidade, ou ironia, disto é que eu acabei de escrever o texto com uma dor de cabeça por ter dormido pouco nas 2 noites anteriores. É que tal como as crianças, os pais também precisam das suas horas de sono ou não funcionam bem...

2 comentários:

  1. dormir mal é tão mau e prejudicial quanto dormir pouco! Principalmente se é recorrente e acontece ao longo do desenvolvimento...
    Mas pelo menos se o puseres cedo na cama dás-lhe a possibilidade de dormir as horas devidas...

    ResponderEliminar
  2. Claro que sim, mas eu disse que não ia falar da qualidade do sono. Até pq as causas podem ser muitas e as soluções variadas.
    Mas para a quantidade de sono, ou darmos oportunidade deles dormirem as horas necessárias é mais fácil para os pais e não é preciso muita coisa, só fazer contas. E nem é preciso mudar hábitos, pois tem alturas que ainda continuo a deitar-me bem tarde, mas o Seb vai à hora dele para a cama na mesma...

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade