segunda-feira, maio 18, 2015

Vencer sem ganhar (mas às custas de ter ganhado)

Ainda falta uma jornada mas já está tudo decidido e mesmo que a diferença pontual entre Benfica e FC Porto se altere, como o título ficou decidido nesta jornada vou considerar a actual situação como a "definitiva" para as conclusões que vou deixar. Posso sempre argumentar que uma vez decidido o resultado da próxima jornada é mesmo irrelevante pois as 2 equipas já não estarão nem aí...

O título do artigo diz tudo, o Benfica venceu a Liga sem ganhar o jogo que lhe daria o título. E na realidade nenhum clube ganhou nos 2 jogos que envolviam os candidatos ao título. Ficaram empatados e isso arrumou a questão. Teria sido melhor uma vitória mas o empate no Restelo serviu na mesma. Tal como tweetei por alturas dos golo d'Os Belenenses, ainda bem que comi um pastel de Belém ao almoço. A Carolina que é do Porto também comeu um, eu deveria ter comido 2 mas nem me lembrei dos jogos ao almoço. E também não eram pastéis de Belém, eram simples pastéis de nata...
Mas é para verem o quão ligado estive ao futebol este ano. Como o Benfica cedo ficou de fora das competições europeias, não fiquei tão vidrado. Sim, segui os resultados e sempre com desejo que o Benfica ganhasse, pois tal como escrevi no Facebook eu não me recordava do último bicampeonato do SLB, que foi há 31 anos, e vi amigos festejarem múltiplos títulos consecutivos por muitas vezes durante este período, e agora também já posso festejar um 2 de seguida. Podem vir mais, mas eu não vou contar com isso e assim já estou contente.

Mas o achei curioso neste ano é que foi um dos poucos que me lembro, desde que acompanho o futebol, em que o confronto directo entre os 2 primeiros é que decidiu o campeão. Tal com há 2 anos, quando o Porto ganhou ao derrotar o Benfica no Dragão. Neste caso não é tão flagrante como há 2 anos, porque o jogo que decidiu foi ainda na primeira volta, mas é precisamente porque o Benfica ganhou por 0-2 no Dragão que foi campeão esta noite. De resto as equipas anularam-se. O Benfica perdeu mais um jogo mas o FCP empatou mais. Mas aquela vitória deu 3 pontos ao Benfica e vantagem no confronto directo. E 3 pontos é a diferença entre as 2 equipas.
Também há 2 anos as 2 equipas empataram na Luz mas o FCP venceu no Dragão e assim ficou 1 ponto à frente. Mas nesse ano tirando o confronto directo o Benfica tinha feito mais 2 pontos. Este ano não, tirando o confronto directo, ficariam com o mesmo número de pontos.

Lembro-me de várias vezes falar com o meu colega Pedro, que é portista, em que ele dizia que a maioria dos campeonatos eram ganhos nos jogos contra os outros clubes. E olhando para o histórico de anos passados nota-se bem isso. Equipas que acabaram com vários pontos de vantagem mas que nos jogos entre candidatos aos títulos, os ditos 3 grandes, é quase ela por ela, salvo aqueles anos em que uma equipa, quase sempre o Porto, estava imbatível e ganhava a tudo e todos.
Mas há 2 anos e agora este ano pode-se dizer que o campeonato foi mesmo decidido no confronto directo. Foi apenas graças aos pontos ganhos ao adversário no confronto directo que o Porto foi campeão há 2 anos e agora o Benfica foi campeão este ano.
E acho isso muito interessante, e uma prova que as equipas lutaram mesmo pelo título.

E prontos, era só esta conclusão que queria deixar. Apenas isto nada de muito mais. Eu gosto de futebol mas não tenho tido muita paciência para todas as novelas que se fazem. Como já escrevi vi pouquíssimos jogos da Liga este ano, inteiros se calhar não vi nenhum. E na verdade percebo pouco da bola, só consigo aplicar um pouco de senso comum que é esperar pelo fim para fazer os prognósticos. Gosto de fazer previsões mais na piada (cenários malucos e improváveis) mas como Benfiquista sei que é preciso esperar pelo fim para fazer a festa pois há muitos estraga-f*das por aí!
E agora faltam só mais 2 taças, uma a tradicional de Portugal e a outra aquela que ninguém liga a não ser os Benfiquistas porque já foi a Taça da Consolação. Felizmente não tem sido, nem no fatídico ano que se perdeu tudo, morrendo na praia...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade