sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Mas afinal quem representa quem?

Eu tinha Francisco Louçã como uma pessoa muito inteligente não obstante as suas ideologias políticas que diferem das minhas. Claro está que toda a pessoa inteligente afirma coisas mais estranhas de vez em quando e toda a inteligência do mundo não faz uma pessoa estar certa o tempo todo. Que o diga Stephen Hawking, considerado por muitos a pessoa mais inteligente de sempre e que pelos vistos admitiu que a sua anterior ideia sobre os buracos negros estará errada. Mais digo, assumir erros é sinal de superior intelecto.

Mas avançando. Louçã sendo um político não está a salvo da "clubite aguda" como acontece no futebol.
Na semana passada (dia 12 de Fevereiro) ele afirmou que o Governo grego do Syriza pela primeira vez representa os portugueses em Bruxelas, aliás afirmou mesmo "pela primeira vez, os povos da Europa têm quem os represente".
Isto na política é mesmo como no futebol. Quando ganha o nosso clube, no caso do Louçã a esquerda radical, existe verdade desportiva, quando ganha um clube rival é o "sistema" e outras coisas mais.
Para Louçã, tal como para o venerado Mário Soares, só existe democracia e representação dos povos quando ganha a esquerda.

Mas eu pergunto-me, e perguntaria ao Louçã se o conhecesse ou tivesse um meio de contacto directo com ele, porque é que o Governo eleito pelos Gregos representa os Europeus, mas os Governos eleitos por Holandeses, Alemães, Franceses, Dinamarqueses, etc, não?

Dissecando um pouco, o actual Governo grego é uma coligação; o Syriza recebeu um total de 2,246,064 votos, aos quais se somam os 293,371 votos do partido com o qual estão coligados (julgo que apenas o ANEL), o que significa que o tal governo que presenta os povos da Europa foi escolhido por 2,539,435 de eleitores europeus (os gregos).
A CDU de Angela Merkel foi eleita em 2013 por 18,165,446 de eleitores europeus (alemães); o PS de Hollande foi eleito em 2012 por 10,272,705 de eleitores europeus (franceses); o VVD holandês (social-democrata) foi eleito em 2012 por 2,504,948 de eleitores europeus (holandeses) e precisou também de se coligar para formar governo; o PP em Espanha foi eleito em 2011 por 10,866,566 de eleitores europeus (espanhóis). Até em Portugal, o actual Governo de PSD e CDS-PP foi eleito (soma dos 2 partidos) por 2,813,069 de eleitores europeus.
Porque é que a escolha destes pouco mais de 2 milhões e meio de europeus, que nem chega a 1% do total de eleitores da União Europeia (baseado nas eleições europeias de 2014), é que representa pela primeira vez todos os povos da Europa em Bruxelas?

Isto é o equivalente a dizer que o FC Porto só ganha os campeonatos por causa do sistema controlado pelo Pinto da Costa, ou que só quando o Sporting é campeão é que houve finalmente verdade desportiva no campeonato!
Ou então para Louçã somos todos Europeus, mas os Gregos que votaram Syriza, ou melhor os Europeus que votem na esquerda radical, são mais Europeus que os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade