sexta-feira, novembro 14, 2014

Foram 700 (e souberam a pouco)

Eu gosto de anime e manga japoneses. Os anime têm a vantagem de ser mais fácil de acompanhar e dar mais acção mas por outro lado às vezes enchem chouriço e mudam certas coisas em relação à história original. As manga são mais puras e fieis ao seu criador mas para mim obrigam a ler versões traduzidas.

Ao contrário do Dragon Ball que conheci primeiro em versão francesa e depois em versão portuguesa (que julgo ser baseada na francesa e não na original japonesa), o Naruto foi um anime que comecei a ver em versão original. Eu adoro ouvir gente a falar japonês e então nos anime tem aquele exagero de expressões e sons que tornam a coisa bem mais divertida.
O Naruto parecia-me ser um anime um pouco ao estilo do Dragon Ball, com lutas e cenas cómicas. Do anime (que não vi desde o início) passei para a manga (traduzida em inglês) como forma de acompanhar a história e escapar aos inúmeros fillers (tramas intermédios que adicionam para encher chouriço e sobretudo garantir que o anime não apanhe a história actual da manga).
E assim na semana passada li o capitulo 700, o ultimo desta saga. A imagem ali no canto é da primeira de sempre e da ultima pagina de sempre, um verdadeiro fechar de ciclo.
Curiosamente falta-me esperar por um filme que vão fazer, que é considerado o capítulo 699,5 e que tem mão do criador e terá uma aventura que acontece cronologicamente entre o 699 e o 700.

E agora vou ter que arranjar outra aventura qualquer japonesa para seguir. Se calhar é altura de ir reler Akira (baseado no filme que é das melhores coisas já feitas) que já não me lembro se cheguei a acabar.

E só para que fique claro, pretendo que o meu filho (e os próximos que venham) veja todos os filmes do Miyazaki e veja anime de topo como Neon Genesis Evangelion, Cowboy BeBop, Ghost in the Shell e Initial-D... E Dragon Ball, se eu conseguir sacar (novamente) todos os episódios, mas esse será a versão portuguesa, pois claro...

4 comentários:

  1. Já apanhei alguns episódios na TV (SIC Radical acho eu) e sei a sinopse mas foi um dos que nunca vi.

    Também andei a ver Full Metal Alchemist e tenho de (re-)descobrir o nome duma anime que dava na SIC Radical há uns anos de uns gajos numa espécie de farwest maluco. Mas não tou a falar do Desert Punk...

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou grande fã de Animes, tentei ver o Naruto e desisti... mas vi o Death Note e adorei!!!! ;)
    essa anime que estás à procura que dava na Sic Radical não é "One Piece"?

    Quem esta a falar é o Ricardo :P a Vera não gosta de Anime (ponto final). ;P

    ResponderEliminar
  3. Eu supus que fosse o Ricardo ;-)

    Não é o One Piece, é bem mais antigo que isso. Dava só à noite e era em versão original japonesa. Os gajos usavam pistolas e faziam duelos mas aquilo deveria num futuro meio apocalíptico. Eu vou dar com ela só tenho de procurar bem.

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade