domingo, abril 25, 2021

Indicadores do meu estado de espírito



O meu plano já desde o início de Marco passado era que iria começar finalmente o meu ciclo de disserto-crónicas (crónicas dissertativas) sobre os meses em que estive doente (burnout mas não só) falando da condição/perturbação/síndrome que me afetará desde sempre. Isto porque depois de uns meses de terapia ia finalmente fazer uma avaliação neuro-psicológica cujo objectivo seria confirmar as minhas suspeitas.
Mas a terapeuta responsável por isso, que posso dizer ser a minha terapeuta favorita, não exactamente por ser quem melhor me aconselha, mas porque ela tem menos de 30 anos e quem me conhece sabe que adoro falar com gente nova, sobretudo mulheres (e quando são bonitas então...), ainda não concluiu a discussão do relatório e por isso nem sei os próximos passos (até porque eu ainda a tenho de convencer que preciso de mais avaliações).
Assim sendo vai um outro texto que serve para demonstrar como é possível ver em que estado estou apenas acompanhando a minha actividade nas redes sociais (e quem contacta mais de perto comigo, pode confirmar um pouco melhor).

Eu já consegui ao fim de vários anos, me aperceber que durante um ano, ou durante um ciclo, vou passando por vários estados ou fases. Há quatro que são regulares e vou alternando de uns para outros mas ainda não consigo identificar um padrão de repetição, e já reparei que não ocorrem sempre na mesma altura. A existir um padrão cíclico ou uma clara relação causa-efeito, eu ainda não discerni quais são...
O quinto estado foi ao estado a que eu cheguei durante o Verão passado, e espero não voltar a repetir tão cedo.

Estado normal

Quando eu estou normal, eu quase todos os dias partilho fotos, partilho outras coisas como videos ou noticias, comento com peso e medida nas publicações das outras pessoas. Uma das actividades mais comuns é fazer piadas, seja no meu mural, seja a comentar na actividade dos outros. No blog escrevo com regularidade, tipo 3 vezes a cada 2 semanas e no trato pessoal, seja cara a cara seja por programas de chat como WhatsApp ou Messenger, eu falo com as pessoas e pareço bem disposto.

Estado ocupado/cansado 

Este estado é quase o mesmo do normal mas escrevo menos no blog,  que é o primeiro local onde se nota o abrandamento pois é um dos que precisa de mais tempo que não tenho neste estado. Continuo a ter actividade nas outras redes sociais mas fica um pouco mais reduzido e tem dias que não tenho actividade alguma.



Estado alucinado 

Neste estado eu tenho um estilo hiperactivo; existe mais actividade nas redes sociais (todas) mas sobretudo nota-se mais produção de conteúdos considerados originais, como publicar vídeos no YouTube e aqui mesmo no blog mais textos ou textos enormes, cheios de informação e pesquisa. Uma forma de notar o meu estado alucinado é ver que até no Twitter estou particularmente activo.
A nível pessoal e de trabalho estou super reactivo e comunicativo.
Toda esta energia excessiva acaba quase sempre por me levar ao próximo estado.

Estado semi-depressivo 

Este estado aparece quando fico esgotado do período anterior. E durante uns tempos reparei que costumava também surgir quando ia a Portugal e voltava. O blog fica esquecido e vou comentado aqui e ali nas redes sociais mas com muito pouca produção de conteúdos excepto uma ou outra foto no Instagram de vez em quando. Vejo é muitos vídeos no YouTube. Falo com pessoas mas apenas quando elas me contactam e quase nunca sou eu a iniciar a uma conversa.
Este estado é temporário, às vezes mais do que eu queria, mas recupero para o estado normal sozinho.

Estado fodido 

Desapareço das redes sociais. Talvez um like (ou similar) aqui e ali se tanto, porque ainda vou consultando as redes sociais para ver se aconteceu alguma coisa. Existe uma rede social cheia de actividade nesta altura: o YouTube mas como só estou a consumir, e em excesso, nem se nota. O pior é que se estiver assim evito falar com as pessoas, e isso implica ignorar mensagens. De um ponto de vista profissional, começo a evitar trabalhar e arranjar desculpas para faltar a reuniões (se não estiver de baixa nesta altura).
Se chegar aqui preciso de ajuda externa porque entrei num poço e só  continuo a cavar para baixo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opina à tua vontade