quarta-feira, março 31, 2021

Annus horribilis in XII imaginibus

2020 foi o ano indicado para usar a expressão em Latim annus horribilis, pois foi um ano de merda para quase toda a gente, uma coisa que há muitos anos não se via. Claro está que o júri ainda está a deliberar sobre 2021 mas também ainda só estamos a terminar o primeiro trimestre...
A verdade é que apesar da COVID-19 ter surgido em finais de 2019, o vírus SARS-CoV-2 só foi sequenciado em Janeiro de 2020, foi também em Janeiro que se espalhou pelo mundo e no final do mês chegou aqui à Europa (oficialmente pelo menos, consta que já antes teriam morrido pessoas da mesma doença mas só confirmado mais tarde quando analisaram colheitas guardadas). Em Fevereiro foi quando comecei a escrever sobre a epidemia (na altura não era ainda pandemia), quando começou a "rebentar" em Italia, quando morreu oficialmente a primeira pessoa na Europa de COVID e quando chegou aqui aos Países Baixos. E em Março foi quando chegou também a Portugal, morreu a primeira pessoa aqui e quando para mim começou realmente a sério a pandemia/confinamento/quarentena.

quinta-feira, março 11, 2021

Festival da Canção


Não me lembro a última vez que vi um Festival da Canção (o da RTP) completo. Nem tampouco um Eurofestival, que em 2017 segui com bastante interesse e havia uma thread no Facebook com tugas daqui da Holanda a comentar e eu participei nessa "conversa" mas nem sei se vi o festival completo.
Seja como for, nesta segunda-feira voltei a falar sobre o Festival da Canção com a terapeuta que me fez uma Avaliação (Neuro)Psicológica, pois na semana anterior tínhamos falado do tema devido a ela me ter dito a palavra Balada e eu associado logo à canção "Esta balada que te dou".
E porque tinha visto reações à vitória dos The Black Mamba e o facto da canção ser em inglês...