Apesar de ser um assunto talvez muito debatido, e sobre o qual eu pessoalmente falo bastante quando ele aparece (devido à minha fixação pelo tema), como já estamos a menos de 1 semana no início da cobrança de portagens, vou começar agora uma série de dissertações dedicada ao tema, que serve apenas para reflexão, até porque sinceramente vos digo, depois desta sexta-feira, dia 8 de Outubro, onde supostamente iram haver grandes manifestações contra as portagens, e eu até tentei me juntar à de Aveiro, mas à hora marcada e no local marcado não havia ninguém, mas continuando depois disso já "desisti" de achar que conseguimos evitar que esta estupidez avance e tenhamos de andar até ao resto das nossas vidas a pagar para podermos circular. Mas como vão ver pelo que escreverei em seguida, eu acho que isto é só o começo e muito pior vamos ficar.
O texto que vos deixo de seguida escrevi há coisa de 1 mês, quando estava de férias, num fórum de discussão. Este texto obviamente originou algumas respostas que me trouxeram mais informação. Curiosamente não trouxe grande contestação, imagino eu porque também não há muito a contrapor ao que eu disse. Mas as tais respostas, junto com outra informação que obtive permitiu ter mais coisas para dizer (Parte 2) e depois de ter ido (e vindo) até Salamanca, até me lembrei duma medida em que mesmo pagando seria muito justo e até acho que a malta pagaria sem grande contestação permitindo ao estado encaixar dinheiro (que realmente necessita) sem prejudicar injustamente as pessoas.
Mas por enquanto aqui vai o primeiro pensamento, tal e qual escrevi no dito cujo fórum:
Ora bem malta queria apenas partilhar aqui só um pequeno pensamento no meio desta trapalhada toda que são as portagens nas SCUT.
Para além de todos os argumentos já expostos, nos quais destaco o facto de muitas SCUT (ou troços de SCUT) antes de o serem, eram IC's e IP's e passaram a chamar-se A sem que qualquer obra tenha sido feita, a falácia das alternativas (em 2006 alguém disse que fazer Aveiro-Vilar Formoso pela N16 demorava mais 30mins do que pela A25, mas viu-se o que aconteceu quando a A25 esteve fechada pelo acidente de início de Setembro, em que um troço de não mais que 12 kms que a malta faz em 15mins, demoraram perto de hora e meia a fazer devido ao trânsito), e alguns sítios, Aveiro especificamente vai ser a primeira cidade de Portugal em que se paga para entrar (excepto se considerarem zonas industriais como vias de acesso a uma cidade) e nem é preciso ser de outro concelho pois a malta de Taboeira (junto ao estádio) terá de pagar 50 cêntimos para fazer pouco mais de 1km de auto-estrada, em que quase metade é feito em 1 faixa apenas e com limite de 60 km/h, para além disso tudo esta semana fiquei a saber duma coisa ainda mais hilariante no meio disto tudo.
Tinha eu até pensado que uma forma de luta seria a malta deixar de passar nos pórticos (eu sei que dificilmente resultaria, mas pronto), resultando em que as concessionárias não iriam cobrar, não receberiam dinheiro e aquilo dava molho lá entre eles. Isto um pouco ao exemplo do que fizeram há uns anos largos num troço qualquer da A3 ou A4 para os lados do Porto quando puseram portagem e a malta fez algo do género até eles tirarem a portagem.
Mas enganei-me redondamente, porque quem cobra as portagens é a Estradas de Portugal que desta forma financia-se para pagar as rendas das concessionárias, que, vejam lá bem, ainda aumentaram com a introdução de portagens! Ou seja, se a malta deixar de andar, a Estradas de Portugal não recebe o dinheiro, mas tem de pagar na mesma a renda à concessionária. E curioso é que tem de pagar mais agora do que pagava há uns meses atrás! Não sei porque razão o têm de fazer, até porque a larga maioria das pseudo auto-estradas, sim e digo pseudo pois muitas não têm perfil disso são inclusivamente limitadas a 100 km/h (e um gajo vai pagar por isso), não receberam qualquer obra de melhoramento desde o alargamento, outras até não tem obras desde que foram feitas (o troço da A25 que faz parte da Costa de Prata está agora como estava há coisa de 20 anos quando foi construído)...
Portanto, já se está a ver o que vai acontecer. Seja por protesto, seja para poupar, a malta vai fugir das SCUT (o caso da A29 para o Porto vai deixar de ser usada para quem faz viagens mais longas porque é melhor ir pela A1 que se paga menos, a velocidade é sempre 120 e brevemente será quase sempre 3 faixas), a Estradas de Portugal vai buscar menos financiamento que o previsto, mas vai ter que pagar ainda mais às concessionárias, logo não vai haver poupança de impostos ou de despesas nenhumas.
Para além disso, tendo em conta que qualquer nova estrada que está prevista construir é uma auto-estrada concessionada (mesmo que tenha apenas 10 kms e passe por 2 ou 3 terras relativamente pequenas), está claro meus amigos que Portugal será um país de estradas urbanas e municipais, e auto-estradas a pagar, deixando de existir eixos rodoviários que fazem ligações entre pontos importantes gratuitos e fornecidos pelo estado às pessoas e empresas.
Ou seja estradas é mais um serviço que o Estado abdica de fornecer.
E já agora, para a malta da região da Grande Lisboa que eventualmente acha que isto não os afecta, eu deixa as seguintes questões:
- É ou não verdade que o IC19 neste momento tem neste momento 3 faixas de rodagem para cada lado e separador central?
- Muitas pessoas têm de pagar a CREL (A9) para fugir às bichas de trânsito nos outros IC, mas é verdade que têm os outros IC, e julgo que aos fins-de-semana e à noite, alturas de menos trânsito, possam viajar nesses mesmo IC sem pagar, certo?
- O que é achariam se daqui a uns tempitos, o IP7 (Eixo Norte-Sul), o IC19 (ambos já concessionados à Ascendi tal como as nossas SCUT), o IC20 (via rápida da Caparica que também tem perfil de auto-estrada), mudassem de nome para AXX e um gajo tivesse de pagar portagens? Mesmo sem obras?
É que este ultimo exemplo foi precisamente o que aconteceu na grande maioria das actuais SCUT que eu conheço (conheço quase todas antes e depois de serem SCUT) e nós não temos hipótese de escolher um IC ou um IP mesmo que cheio de transito para não pagar. É que esses deixaram de existir e nunca mais teremos nenhuns...
Mas queria realçar novamente o ponto principal:
Mesmo que deixemos de andar nas únicas vias principais que temos para não pagar, o estado vai continuar a ter que dar ainda mais dinheiro às concessionárias, portanto, estamos todos fodidos porque vão-nos sacar ao bolso directa ou indirectamente...
Ai Jorge Coelho que belo negócio arranjaste tu há uns anos, se calhar por isso é que agora estas a receber os frutos do teu trabalho enquanto ministro... Se calhar...
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