segunda-feira, abril 10, 2017

Quem é que ainda preenche o Modelo 3 em papel?


A Vera do Love Adventure Happiness fez este post para falar da consignação de impostos a uma instituição, apelando por isso à solidariedade, mas como eu sou parvo o único comentário que fiz foi a pergunta que no título, baseando-me apenas na imagem que ela escolheu (duma declaração em papel das cor-de-rosa, ou vermelho claro, como na minha imagem) e ignorando o conteúdo.
A Vera respondeu que com certeza muita gente mais velha e nessa altura a minha pergunta que era apenas de provocação tornou-se genuína: nos tempos de hoje em que os serviços online abundam e muitas pessoas têm acesso à Internet e usam-na mesmo, quem (pessoas singulares) é que ainda preenche e entrega o Modelo 3 (e anexos) do IRS em papel?

Tinha que descobrir a resposta eu mesmo, e portanto decidi começar por realizar uma sondagem aos portugueses que conheço no Facebook (não são a minha rede como num grupo com perto de 5000 membros).
A minha sondagem tem uma amostra de apenas 45 pessoas (a malta gosta de andar no Facebook mas colaborar/ajudar é diferente), das quais 87,5% dizem entregar pela net e os restantes 12,5% entregam em papel.
Tive apenas a confirmação que um casal já é mais velho mas uma pessoa não-velha disse preencher em papel (dos outros não tenho informação de idade).

Como usar uma sondagem tão diminuta é inconclusivo, ainda durante a mesma lembrei-me de procurar se havia dados oficiais. Não encontrei publicações oficiais da Autoridade Tributária ou outras entidades oficiais (como o INE ou o Governo) mas encontrei 2 notícias, esta do Público e esta outra do DN, que mencionam ambas uma percentagem, ~10% o Público e ~8% o DN, de entregas do IRS em papel, mas enquanto o Público só diz isso na legenda duma foto e a notícia fala da declaração automática que está em vigor este ano, a notícia do DN é mais completa neste aspecto e refere números específicos
Tendo em conta que os idosos (pessoas com mais de 65 anos) representam 20,5% da população residente em Portugal (dados do INE e PORDATA actualizados a Fevereiro de 2017)) menos de metade dos idosos ainda entregam em papel.
Mas isto assumindo que todos os que entregam em papel são idosos, o que não é o caso, comprovado pela minha micro-sondagem, mas pela notícia do DN (cuja fonte é a Autoridade Tributária) onde se diz que há contribuintes que entregam em papel por saberem que vão pagar e assim terem um prazo maior para o pagamento.

Portanto o meu comentário parvo, que se tornou em dúvida genuína, está respondido. Ainda há mais Portugueses a preencher o IRS em papel do que eu pensava (pensei em 7% no máximo) mas presumo que a partir deste ano, com o preenchimento automático para muitas pessoas, vão passar a ser ainda menos.
E certamente muitos dos idosos, ou pessoas mais velhas, já entregam pela Internet. Isso parece claro nos números e confirma a minha percepção: já muitos idosos têm acesso regular e usam a Internet nos dias de hoje, mesmo tendo apreendido tarde (os meus pais por exemplo); e muitos deles que têm, aliás digo que sempre tiveram, dificuldades nestas coisas (preencher declarações seja pela net ou em papel) pedem a um familiar ou a um contabilistas para fazerem por eles e acredito que grande maioria fá-lo-a pela Internet também.

E tu Vera? Concordas com a minha argumentação ou gostarias de contrapor?

2 comentários:

  1. As minhas avós com 77 e 89 só não entregam em papel porque os meus pais preenchem por elas ;)

    ResponderEliminar
  2. É apenas mais uma confirmação de uma das teorias que escrevi para a razão de existirem bastantes idosos (mais de metade) que entregam pela net.

    ResponderEliminar

Opina à tua vontade